quarta-feira, abril 12, 2017

Histórias de Valdevez em BD, tema para cenas teatrais









Histórias de Valdevez é o título da transformação em livro de banda desenhada, da autoria de José Ruy, lançado em Julho de 2016, com o apoio do Município dos Arcos de Valdevez, integrado na comemoração dos 500 anos da atribuição do Foral às Terras de Valdevez. A autarquia adquiriu uns milhares de exemplares para distribuir por todos os alunos do Concelho.

No corrente ano, no passado mês de Março, realizou-se um evento cultural intitulado Semana da Leitura. É interessante sublinhar que, em iniciativa singular, vários alunos da Escola Básica 2/3 Padre Himalaya, de Távora Maria, integrada no Agrupamento de Escolas de Arco de Valdevez, teatralizaram partes da banda desenhada, com trajes improvisados por eles. E a fim de tornar mais compreensível o decorrer da acção histórica, uma aluna foi fazendo a descrição das cenas. 
É bem evidente, nas imagens da teatralização pelas crianças, a ingenuidade com que o fizeram, e os divertidos anacronismos do vestuário em relação à época dos acontecimentos históricos.

Mas é positivo que obras de banda desenhada provoquem este tipo de leitura e recreação da juventude.

José Ruy, incansável, esteve presente neste evento, e aproveitou para explicar processos da construção de uma banda desenhada, incluindo a colorização.



Sem comentários: