quinta-feira, agosto 10, 2017

Balão de BD, a voz da banda desenhada


O balão de BD é sem dúvida uma convenção gráfica extremamente útil e sugestiva, nas suas variadas formas, que qualquer leitor habitual de banda desenhada sabe interpretar. 
Os balões de fala normal são os que surgem em todos os episódios, e os balões de pensamento são também bastante comuns, por isso não há nenhum leitor/visionador de BD, habituado a ler/ver as narrativas desenhadas, que não os saiba decifrar.

Mas há balões de fala menos usuais, como acontece com o "balão sussurro" ou "balão de voz baixa". É um desses, inserido num círculo tracejado, que aparece na vinheta de BD a ilustrar o topo deste poste, pertencente à prancha abaixo reproduzida, onde se percebe que aquelas duas personagens estão a segredar algo, para evitar que alguém oiça o que estão a dizer.

......................................................................

Outro tipo de balão - e este muito raramente se vê - é o que corresponde, duma só vez, a dois géneros de reacções, como se pode ver na vinheta abaixo reproduzida.
A parte superior do balão de fala tem o formato normal, apenas as letras, em corpo e espessura maiores demonstram que o emissor está a gritar.
Mas logo em seguida, o estertor (AAAARGH!!) é sublinhado pela deformação do balão, como se ele próprio estivesse a esvair-se. Uma interpretação inteligente e de elevado nível gráfico. 




..........................................................
Estas imagens foram extraídas da interessante obra em BD Histoire du Far West, editada pela Larousse, nunca traduzida em Portugal. 
O episódio publicado neste fascículo (nº5 - 26 Novembro 1980), dedicado a Daniel Boone, tem por autores J. de Huescar, desenhador, e F. Giroud, argumentista/guionista.  

-----------------------------------------
Os visitantes deste blogue que tenham interesse em ver o exemplo anterior deste tema "Linguagem da BD" poderão fazê-lo clicando nesse item visível em rodapé

1 comentário:

dr disse...

o livro Corta-e-Cola / Punk Comix vêm acompanhadas por um CD-compilação com 12 bandas de punk, rock ou música experimental actuais. As bandas ofereceram os temas, todos eles inéditos, sobre BD na forma mais abrangente possível, sobre personagens (Batman, Corto Maltese), séries (O Filme da Minha Vida), autores (Vilhena, Johnny Ryan) ou livros (V de Vingança, Caminhando Com Samuel).

http://www.chilicomcarne.com/index.php?page=shop.product_details&category_id=40&flypage=flypage-ccc.tpl&product_id=478&option=com_virtuemart&Itemid=77

http://chilicomcarne.blogspot.pt/2017/08/corta-e-cola-punk-comix-no-lar-lac.html