terça-feira, abril 10, 2018

Segunda Vez, Uma Distopia Lisboeta, de Rui Lacas e Gaspar Trevo











Rui Lacas tem o seu prestígio firmado, e por isso está-se sempre à espera de algo diferente vindo dele, ou sozinho, ou em equipa com parceiro do seu gabarito, quer seja escritor ou argumentista/guionista que, no fundo, acaba por ser a mesma coisa. 
E isso está agora a acontecer com Gaspar Trevo, pseudónimo de alguém que se encarrega da componente ficcional da obra comum em execução no espaço virtual desde 24 de Março de 2017, intitulada Segunda Vez-Uma Distopia Literária.
Esta novela ilustrada (*) e não estou a falar de novela gráfica, conceito diferente, teve os treze episódios que compõem a primeira temporada publicados entre 24 de Março e 16 de Julho de 2017 (ver pormenores no site do projecto )
Qual a justificação para publicar num blogue dedicado em exclusivo à BD, algo que tem a ver com texto literário e ilustrações? Apenas isto: essas ilustrações são da autoria de um consagrado autor de BD, e já antes usei este critério (veja-se http://divulgandobd.blogspot.pt/search/label/Ilustra%C3%A7%C3%A3o%20por%20autor%20de%20BD )

Leiamos então o que tem a dizer Gaspar Trevo acerca da obra:

É possível construir uma identidade real através de experiências falsas? Nas instalações da agência Bóreas, em Lisboa, o tutor Marcello Galvano recebe os seis impulsores escolhidos para testar um novo modelo do Rest, o mundo virtual. Recém-chegada à cidade, a tímida Elda tem dificuldades em encontrar o seu espaço no projecto e um lugar entre os colegas. Os dois lisboetas sempre podem contar um com o outro: mas o desportista Bartolomeu debate-se com os planos que a sociedade traçou para ele, e a rebelde Carola envolve-se numa luta pessoal e colectiva contra a Bóreas. Fernão, vindo do Sul, sente-se tentado a compensar um percurso de azares com expedientes ilegítimos no mundo virtual. E a portuense Brísida não vai parar até perceber tudo o que esconde o Rest.2, a não ser que a travem. Enfim, as motivações de Tiago, o impulsor substituto que não se dá com ninguém, permanecem um mistério.
EPISÓDIOS: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13
INTEGRAL: PDF - EPUB - MOBI


-------------------------------------------------
 (*) Antes de mais, esclareço por que motivo uso esta expressão desconhecida, "Novela Ilustrada", em vez da já consagrada "Novela Gráfica": sendo este último conceito atribuído a novelas compostas por imagens sequenciais tipo banda desenhada, a novela ilustrada é, como se sabe, um texto literário acompanhado por ilustrações. 
------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores deste mesmo tema bastará clicar no item Webzines visível no rodapé 

3 comentários:

pco69 disse...

Li 43% (é o que me diz o meu Kindle) da obra. As ilustrações são um bom complemento, mas não chegaram para me manter interessado e acabar a sua leitura.

Não sei se por ter sido feito/construido numa base semanal, (embora eu tenha a versão completa e seja essa que fui lendo) mas as personagens não me conseguem agarrar muito. Pode ser que retome a leitura um dia destes...

Geraldes Lino disse...

Caro desconhecido pco69
Agradeço o seu comentário. Visto que tem seguido a edição semanal continuada, pode esclarecer-me se a segunda temporada já começou? E já agora, agradeço-lhe que me forneça o endereço.
Ando a tentar contactar o Rui Lacas por telemóvel para obter pormenores, mas não tenho conseguido e não tenho o email dele. Quanto ao escritor/argumentista não o conheço.
Saudações bedéfilas.

pco69 disse...

Caro Geraldes Lino, lamento não poder ajudar. Acertei no site da obra (http://segundavez.pt/) muito possivelmente a procurar obras portuguesas em EPUB e descarreguei o livro.