sexta-feira, setembro 09, 2005

CNBDI - 5 anos em exposição

Isto das siglas às vezes tem o seu lado perverso. Só quem conhece bem o Festival de Banda Desenhada da Amadora, e entre eles têm obrigação de estar os bedéfilos lisboetas e amadorenses, sabe que CNBDI significa Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, porque é uma sigla repetida com frequência em várias componentes do dito festival.

Pois é esse equipamento cultural da Câmara Municipal da Amadora, já com bem visível actividade no âmbito da BD, que se apresta para comemorar o seu 5º Aniversário, inaugurando os festejos no dia 14 deste mês de Setembro, às 19h00, exactamente no local onde funciona o CNBDI (Amadora, Av. do Brasil, 52A), que possui uma área exposicional de boas dimensões.

Será nesse espaço que irão estar visitáveis várias exposições, divididas em dois núcleos.
Num deles estará o acervo composto por pranchas originais adquiridas pelo CNBDI, outras doadas, da autoria de diversos autores.

Entre os portugueses, há obras de Eduardo Teixeira Coelho, José Garcês, José Ruy, Augusto Trigo, Artur Correia, José Carlos Fernandes, Miguel Rocha, João Fazenda.

No núcleo dos autores estrangeiros estarão patentes pranchas de autores que trabalharam argumentos de Alan Moore, bem como imagens realizadas por Lourenço Mutarelli, Luke Ross, Rick Veitch, Seth Fisher, e outros.

No outro núcleo haverá um panorama relativo às exposições que se foram realizando ao longo dos cinco anos que agora se comemoram.

Ao todo, no conjunto dos dois núcleos, os bedéfilos terão possibilidade de visionar uma suculenta retrospectiva composta por cerca de 50 originais, nos estilos mais diversificados.

A "rentrée" bedéfila apresenta-se prometedora.

Para quem ainda não conhece o espaço do CNBDI, que também funciona como Bedeteca e Fanzineteca, é um bom momento para ir até lá.