quinta-feira, maio 31, 2007
BD portuguesa nos jornais (LX) Mundo Universitário - Autor: Algarvio
Prancha da banda desenhada Cyber La Fontaine no Séc. XXI, da série Sexo, Mentiras e Videojogos, da autoria de Algarvio - in Mundo Universitário nº 69 - 28 Maio 07--------------------------------------------------
"Post" remissivo
Outras bandas desenhadas podem ser vistas em postagens anteriores, nas datas abaixo indicadas:
Maio 28 - Ricardo Cabral
" 14 - José Carlos Fernandes
" 12 - Filipe Andrade (desenho), Filipe Pina (argumento)
" 1 - Vasco Gargalo
Abril 24 - Zé Manel
" 18 - Arlindo Fagundes (arg. e desenho), José Pedro Costa (cor)
Março 30 - Pedro Nogueira
" 23 - José Lopes (M.U. nº 61)
" 16 - Zé Paulo (M.U. nº 60)
" 7 - Lam (M.U. nº 59)
" 1 - Ricardo Correia (desenho), André Oliveira (argumento), Ana Maria Baptista (colorido) (M.U. nº 58, 26Fev.)
Fev.12 - Pedro Zamith (M.U. nº 57, 12 Fev.)
" 7 - Nazaré Álvares (MU nº 56, 5 Fev.)
" 7 - Marco Mendes (MU nº 55, 29 Jan.)
Jan. 23 - Ângela Gouveia (MU nº 54, 22 Jan.)
" 16 - Filipe Goulão (MU nº 53, 15 Jan.)
2007 - (lista acima)
Dez.6- A.Rechena
Nov.28 - José Lopes
" 21 - Pedro Alves
" 14 - Nuno Saraiva
" 8 - Pedro Morais
Out.31 - Ricardo Ferrand
" 24 - Algarvio
" 17 - Ricardo Cabral
" 11 - Álvaro
" 5 - Pedro Massano
Set.27 - Derradé
" 24 - Nuno Saraiva
Ainda em 2006, mas após as "férias grandes" (entre 8Jun. e 24Set, lapso de tempo em que o MU não foi editado), a lista de colaboradores vê-se daqui para cima
Jun.8 - Estrompa
Maio 31 - António Valjean
" 24 - Pedro Nogueira
" 20 - Zé Manel
" 16 - Ricardo Cabral e Jorge Cabral
" 12 - Pepedelrey
" 4 - J.Mascarenhas
Abril 5 - Cheila
Março 29 - Pedro Manaças
" 20 - Júcifer (Joana Figueiredo)
" 15 - Pedro Nogueira
Fev.14 - A.Rechena
" 8 - Derradé
Jan.19 - Pedro Alves
2006 (lista acima)
Dez.12 - Álvaro
Nov.24 - Luís Valente
" 15 - Paulo Marques e Bruno Silva
Out.28 - Fritz
" 13 - Francisco Sousa Lobo
2005 (Lista acima. Neste ano houve mais autores publicados no MU, mas cujas pranchas não foram reproduzidas aqui no blogue)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Caro Geraldes, como prometido aqui fica o portal de banda desenhada alemã do Goethe-Institut, que pode ser consultado em Inglês, Alemão e Dinamarquês.
http://www.goethe.de/comics
Felicidades para o aniversário da Tertúlia.
Teresa L
Olá Teresa L
Grato pela informação do endereço do sítio de BD relacionado com o Instituto Alemão. Visitei-o em seguida mas só encontro a versão alemã, e não localizo o item ou o ícone para clicar, de forma a poder visistar a versão em inglês ou francês ou... português, se é que tem.
Pena que não possa participar no aniversário da Tertúlia BD de Lisboa, com que a Teresa demonstra simpatizar. Se por acaso, mesmo em Madrid, visitar este blogue, dê-me uma pista para uma visita anglófona ou francófona ao sítio? portal? que menciona.
Olá.
Espero que tenha corrido bem oaniversário da tertúlia. Para entrar na versão inglesa é só clicar na bandeira no canto superior direito.
De qualquer forma, aqui fica o link directo
http://www.goethe.de/kue/lit/prj/com/enindex.htm
Caro Geraldes, se pretender alguma das graphic novels alemäas que pode consultar no site, avise que terei todo o gosto em levar-lhas.
Quanto ao seu trabalho no MU, apesar de näo gostar ou concordar com todas as pranchas escolhidas, é do mais significativo que ocorre na BD nacional (e sua divulgacäo) por estes dias.
Parabéns!
Caro Carlos Antunes (aka Strangelove).
Há dois motivos pelos quais convido autores de diferente talento.
Primo: tenho de conseguir uma banda desenhada todas as semanas (e já sei que os mais talentosos por vezes são os mais lentos, ou que se empenham menos na resposta ao meu convite-desafio). Por isso, recorro à colaboração de uma grande diversidade de autores (que, para agravar, por vezes não me apresentam trabalho na linha do que eu lhes conheço, antes optam por fazer variações estilísticas inesperadas). Isto mal-grado eu estar sempre a chamar a atenção para o facto de o Mundo Universitário ser um jornal não destinado a conhecedores de BD, muito longe de se tratar de um fanzine ou revista especializada em BD mainstream, menos ainda publicação alternativa;
Secondo: tento dar oportunidade a novos autores, mas também convido alguns menos novos que há muito não faziam BD, e convido igualmente dois autores veteranos consagrados (Pedro Massano, Arlindo Fagundes, Zé Manel, por exemplo).
Daí uns saltos estilísticos de que tenho consciência. Mas, insisto, tirando uma dúzia de especialistas conhecedores de BD, os trinta e tal mil exemplares do jornal destinam-se a um público muito diversificado, a maior parte dos exemplares irão ter às mãos de jovens que, se calhar, nunca tinham visto Banda Desenhada impressa em papel.
Falei em dois autores veteranos que já colaboraram comigo, nomeei três. Faz lembrar, em sentido inverso, aquela velha anedota: os quatro apóstolos eram três: Isaac e Jeremias :-)
Será que Junho trouxe o final da página de BD no Mundo Universitário?
Na edicäo online desta semana tal página näo existe, fazendo-me recear o pior!
Caro Carlos Antunes
Já é hábito o MU suspender a publicação nas férias universitárias (logicamente). Mas este ano, tanto quanto me foi dito, os editores resolveram fazer uma nova experiência: editarem um número para ser distribuído à noite, e outro não sei se nas praias, ambos com a rubrica BD substituída por passatempos, eventualmente por anedotas.
Não sei, não vi nenhuma dessas edições.
Mas, pelo que ficou combinado tacitamente - e eu até já tenho bedês em carteira - a publicação de BD continuará quando voltarem as aulas.
Já agora: quais as bandas desenhadas que, se fosse você, não teria aprovado para publicação?
Enviar um comentário