sexta-feira, março 06, 2009

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CXI) - Sol/revista-suplemento Tabu - Autor: Nuno Saraiva


Sob argumento e traço de Nuno Saraiva, a banda desenhada com o título genérico Na Terra como no Céu é publicada pelo semanário Sol (mais propriamente na sua revista/suplemento Tabu), em episódios semanais de duas pranchas cada, a cores.
O presente episódio (reproduzido na edição de 24 Jan. 09) tem o título: "Rei Obama".
Logo nas duas vinhetas geminadas iniciais se apercebe o leitor/visionador do espírito satírico e com muita originalidade do autor/artista N.S. (como o Nuno, com simplicidade, costuma assinar as suas pranchas), que resove pôr o popular herói sumério Conan, o Bárbaro, a ler um comic-book dedicado ao "Fabuloso Homem-Aranha", mas em cuja capa se vê o novel presidente dos United States of America, Barack Obama.
--------------------------------------------------
A dúvida se devo integrar as bedês que são publicadas pelo semanário Sol/revista/suplemento Tabu, na rubrica "Banda Desenhada portuguesa nos jornais", ou antes na "Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD", essa dúvida surge-me sempre. E porquê? Pela simples razão de que o promotor da publicação é o jornal semanário Sol, sendo "Tabu" um suplemento (não vendável separadamente, claro), mas que se apresenta sob a forma de revista.
Optei por considerar que se trata de publicação num jornal, embora seja uma opção subjectiva e susceptível de diferentes interpretações.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Geraldes Lino, quem lhe escreve é o João Figueiredo, amigo do Tertulio Simões dos Santos.
Em primeiro lugar, queria aqui expressar os meus parabéns ao Nuno Saraiva, que possuí um traço interessante e os temas satíricos também apresentam um bom argumento, geralmente.
Depois, dizer-lhe que finalmente irei à próxima tertúlia, 2 anos depois da minha última ida.
Por fim, dizer-lhe que ao ter começado a trabalhar, conheci (ou reconheci) um colega do trabalho também nosso amigo, o Marc Figueiredo, da "Qual Albatroz", tendo combinado os dois irmos à próxima tetúlia. Como o mundo é pequeno, já viu?

Anónimo disse...

Ah, a quarta coisa que queria ter dito era....tenho ideia que o Conan era um heroi hiboriano (época ficcionada) e não sumério, apesar dos paralelismos que poderemos fazer com ambas as civilizações, uma ficcionada e outra bem real. Aliás, a Saga do Conan em BD, que tão bem foi lançada pela Abril em Portugal, apresenta grandes histórias e faz falta a sua publicação em português.
Abraços
João Figueiredo