domingo, março 01, 2009

Tertúlia BD de Lisboa - 295º Encontro - Homenageado: Renato Abreu

Episódio a cores (coisa praticamente inédita em Renato Abreu, cultor acérrimo do preto e branco), para o fanzine Efeméride (nº2 - 13 Fev 07), a desenvolver o tema "Príncipe Valente no Século XXI" com o episódio "E.N. nº 1"
Prancha inicial (1 de 4) da bd "O Saxofonista de Hamelin", de Renato Abreu, para o fanzine Jazzbanda (nº2 - Out. 2006)

Prancha inicial (1 de 4) da bd "Arena", de Renato Abreu (Lx Comics nº 3, Inverno 1991)


Capa da revista de BD LX Comics (nº1 - Primavera de 1990), editada em Lisboa (Lx, claro) de que Renato Abreu foi director, além de colaborador com BD
O desenho da capa é um detalhe da bd "O Manuscrito do Pianista Louco", por Jorge Mateus
.................................................................................
Apresentação do Homenageado da Tertúlia BD de Lisboa, dia 3 de Março de 2008

Renato Abreu
Renato de Lima Simões e Abreu nasceu em Lisboa, em Dezembro de 1956.
Tem frequência do Curso de Antropologia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, possui o curso de Engenharia Multimédia e licenciatura em Informática.
Frequentou ateliês livres em Desenho e Fotografia no Centro de Artes e Comunicação Visual - AR.CO, e no IADE tirou o curso Suplementar de BD, dirigido por Vítor Péon.
Tem colaboração de BD em vários fanzines: Protótipo (de que foi o editor em 1985), Eros, Ritmo e Shock; no suplemento "Tablóide" do jornal Diário Popular´; e na revista O Mosquito (V Série), no respectivo suplemento "Insecticida".
Há igualmente colaboração sua em BD nas páginas de publicações de diferentes temas: Jornal de África, revistas CTS-Ciência, Tecnologia e Sociedade, e Lua Cheia.
Ao nível de álbuns de BD, colaborou em dois de tipo colectivo: Noites de Vidro, e José Muñoz-Cidade, Jazz da Solidão.

Além de autor de BD, ele foi director da revista LX Comics, que teve quatro números publicados entre a Primavera de 1990 e o Verão de 1991, onde também fez BD (no nº 3 - Inverno de 1991).

Recentemente voltou a colaborar em fanzines: no Jazzbanda (nº2, Out. 2006), e no Efeméride (nº 3 - 13 Fevereiro 2007), neste último em paródia gráfica ao tema "Príncipe Valente no Século XXI".

Renato Abreu foi, como autor iniciante de BD, Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, em Janeiro de 1986. Passa agora ao nível mais elevado desta Associação informal, o de Homenageado, considerando o conjunto da sua obra na Banda Desenhada.

2 comentários:

Fernanda Azevedo disse...

Tenho pena de não ter podido estar presente nesta Tertúlia. Obrigada pelo convite pessoal, mas uma aula extra de ballet da minha filha fez com que o dever (de mãe) fosse mais forte que o prazer!
Quanto ao seu comentário no blogue Penas de Galinha... convido-o a visitar: http://www.bdilustr.blogspot.com/
Um abraço.

Mar disse...

Belo texto.A revista LX Comics acabou no Inverno de 91 com o nº3 ou o nº4? Não acabou no verão de 1991?