quarta-feira, abril 06, 2011

Concurso de BD e Mangá





Há esta recorrente tendência de separar a BD da Mangá, mas mangá é a expressão japonesa para banda desenhada, como todo o povo bedéfilo está farto de saber.


Mas, de certa maneira, compreende-se a separação estabelecida no título do concurso, na medida em que cada vez há mais cultores (e apreciadores) do estilo mangá, originário do Japão mas já popularíssimo noutros países, e que por cá também vai tendo numerosos apreciadores. Com um aspecto curioso a destacar: na área da criatividade, as desenhadoras aurgem em maior número.


Este concurso insere-se no âmbito do evento ANICOMICS LISBOA 2011 (é o 2º que se realiza), tem como organizador Mário Freitas, activo livreiro, argumentista e arte-finalista, e, como se vê, também organizador de eventos.


Síntese do regulamento


1) Pode participar quem tiver até 25 anos (de todas as nacionalidades, desde que sejam residentes em Portugal, e que usem legendagem em português);

2) As bandas desenhadas poderão ter um mínimo de duas pranchas e um máximo de quatro. Os formatos aceites são os habituais A4 ou A3. A execução gráfica tanto faz que seja a preto e branco ou a cores. Admitem-se todas as técnicas, desde a tradicional (desenho arte-finalizado a tinta) à execução digital.

3) DATA LIMITE:4 de Maio PARA ENVIO DAS BANDAS DESENHADAS (se forem enviadas por correio normal, terão de aprsentar o carimbo dos CTT de 3 de Maio) Estamos hoje a 6 de Abril, falta praticamente um mês, e para fazer 2, 3 ou 4 pranchas há mais que tempo!;

4) Os concorrentes poderão enviar as bedês (está bem claro que podem ser estilo europeu, americano ou japonês) em formato digital (jpeg a 300 dpi, em RGB) para o email anicomics.lisboa@gmail.com fazendo referência a: Concurso de BD/Mangá Anicomics Lisboa 2011 e a indicação clara, no texto do mail dos seguintes elementos imprescindíveis: a) Nome b) idade c)localidade de residência d) título da bd.
Em alternativa a bd poderá ser enviada para a seguinte morada: Kingpin Books - Concurso de BD/Mangá Anicomics Lisboa 2011 Rua Quirino da Fonseca, 16-B 1000-252 Lisboa

5) É desaconselhável o envio de pranchas originais, dado que estes não serão devolvidos (portanto, enviem boas cópias digitais, digo eu, bloguista, e habitual membro de júris).

6) A organização avisa os concorrentes que não poderão candidatar bandas desenhadas já anteriormente publicadas (aliás, esta é uma regra consagrada desde longa data), e serão rejeitadas bedês que sejam indubitavelmente copiadas. E não será fácil iludir os conhecedores e perspicazes elementos do júri, Mário Freitas (director do AniComics), Carlos Pedro e Gisela Martins (autores/artistas de BD).

7) PRÉMIOS: a) O vencedor será premiado com um cabaz de livros de BD no valor de 50€, oferta da Livraria Kingpin Books; b) A banda desenhada vencedora será afixada no site oficial do evento e na página do mesmo no facebook (www.facebook.com/kingpinbooks)





As imagens que ilustram a postagem representam três quadrantes da BD, pela seguinte ordem:


Mangá - Prancha ao estilo da mangá da autoria de dois autores portugueses: Inês Freitas (desenhadora), Nuno Duarte (argumentista);
Super-heróis - Imagem da autoria de Jim Lee (desenho a lápis), Scott Williams (arte-final);
BD europeia - Prancha de Tronchet





Quem tiver curiosidade em ver regulamentos de concursos anteriores e respectivas entidades organizadoras, poderão satisfazer-se clicando no item Etiquetas: Concursos de Banda Desenhada que está visível aqui em baixo no rodapé

Sem comentários: