Grande parte das antigas colecções de cromos são compostas por figuras conhecidas, que vão da História ao Desporto. Mas há umas tantas realizadas em estilo de banda desenhada, ou quase - o motivo do advérbio é o facto de a sequência de imagens sofrer de um espaçamento demasiado alargado.
Ressalvando a limitação, há que admitir que essas colecções de cromos, umas dedicadas à biografia de figuras da literatura - exemplo principal é a colecção "Vida de Camões" - outras tendo por fulcro a apresentação de um país por imagens, caso da colecção "História de Portugal", são formas de figuração narrativa.
Relacionada com este último tema citado, é a Mostra intitulada 60 Anos da História de Portugal em Cromos, uma exposição organizada por João Mimoso (muito provavelmente o maior coleccionador português da especialidade) e Leonardo De Sá, categorizado investigador e estudioso de BD.
Inaugurada ontem, 3 de Outubro, na Biblioteca Nacional de Portugal, estará patente até 31 de Outubro de 2013.
A exposição centra-se em exclusivo na colecção "História de Portugal", pelo que ocupa apenas três expositores horizontais, onde se podem visionar várias edições da caderneta, incluindo a primeira datada de Outubro de 1953, que deu origem ao título da mostra que lhe é dedicada, sessenta anos passados.
Há também vários cromos soltos e até as respectivas saquetas, merecendo especial referência as pranchas originais da capa e contracapa assinadas por CAlberto, sendo do mesmo ilustrador - Carlos Alberto Santos - o desenho original de uma capa da revista Mundo de Aventuras. Aliás, num dos expositores está o retrato do artista quando jovem.
Informação adicional
Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83 - Lisboa
Horário para visitar a exposição
2ª a 6ª, das 09h30 às 19h30
Sábado das 09h30 às 17h30
------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes trinta e seis "posts" sobre exposições, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé.
Sem comentários:
Enviar um comentário