sexta-feira, junho 13, 2014

Exposições BD Avulsas (LII)






Tanto em pranchas originais, como em correctas cópias digitais, as imagens que compõem bandas desenhadas prestam-se à realização de exposições, o que vai acontecendo com frequência em vários pontos do país.

É exactamente o que se prevê para amanhã, 14 de Junho, pelas 17h00, em Elvas, mais precisamente na Associação MAPA, que se situa na Rua da Cadeia.

As pranchas que irão estar expostas pertencem às obras Psicose e F(r)icções, cujos desenhos são da autoria de João Sequeira, baseados em argumentos de Miguel Costa Ferreira e Nuno Duarte, respectivamente.

Os livros onde foram impressas as bandas desenhadas serão apresentados no decorrer da exposição, que terá o seu término a 14 de Julho.

Imagens que ilustram o presente "Post":

1 - Cartaz da expo
2 - Vista parcial da forma com estavam expostas algumas das pranchas
3 - Fachada do edifício onde se situa a Associação MAPA, vendo-se o autor/artista João Sequeira a olhar para cima (tal como uma senhora amiga a seu lado), e na varanda do 1º andar vê-se o argumentista Miguel Costa Ferreira (co-autor da obra "Psicose" 

------------------------------------------------------------
JOÃO SEQUEIRA (JAS)
 
Síntese biobibliográfica (3ª versão)


João Augusto Simão Ramalho Lopes Sequeira, que, ao assinar as suas bandas desenhadas encurta o comprido nome para João Sequeira, ou até mesmo só para JAS, nasceu em Portalegre, a 17 de Setembro de 1971.

Exerce a profissão de arquitecto, e também gosta de fazer banda desenhada. A sua primeira foi em 1994, ocupou seis pranchas formato A3, os desenhos eram a tinta-da-china, e teve por título Big Joe and the phantom 309, igual ao da letra da canção escrita por Tommy Faile para a voz de Tom Waits.

Participa em seguida nos II Encontros de Ficção Científica e Fantástico, em Oeiras, com a bd The Black Rider. Em 1999 edita o fanzine Apalpalhão, em parceria com Miguel Mocho e João Portalete. No ano 2000 faz a bd Western a Cores, sob argumento de Miguel Mocho, para o concurso do 10º Salão BD de Moura.

Em 2005, de novo a trabalhar com o argumentista Miguel Mocho, realiza a bd Metamorfina (32 pranchas com uma imagem a p/b em cada) editada em álbum pela Bedeteca de Lisboa na colecção Lx Comics. Em 2008, no nº1 (2ª série) do importante fanzine Gambuzine, de Teresa Câmara Pestana, é-lhe publicada a bd O homem que passeava um papagaio atrelado a um rádio portátil. No mesmo ano é impressa a sua bd Tudo o que é sólido dissolve-se no ar na revista Alçapão editada pela Ordem dos Arquitectos - Delegação de Portalegre.


Com data de 3 de Agosto de 2010, no fanzine Tertúlia BDzine (nº 153) foi-lhe publicada a bd em quatro pranchas, Havia um homem zangado com tudo. No nº 179 desse mesmo fanzine, datado de 10 de Outubro de 2013, surgiu The Road, uma curta com argumento de Miguel Costa Ferreira. 

As mais recentes obras com desenhos de Sequeira tiveram de novo edição em álbum, apresentam-se sob os títulos de Psicose (Abril 2013) e F(ricções (Março 2014), tendo sido realizadas em colaboração com os argumentistas Miguel Costa Ferreira e Nuno Duarte, respectivamente. 

João Sequeira vive em Alpalhão e trabalha em Nisa.
                                                                 Geraldes Lino

-----------------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes cinquenta e um "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé      

Sem comentários: