sexta-feira, junho 20, 2014

Exposições BD Avulsas (LIII)


O nome de André Caetano ganhou repentina relevância na área da banda desenhada com a obra de carácter didáctico "Uma Aventura Estaminal", concretizada graficamente sob argumento do cientista (e também crítico de BD) João Ramalho Santos.

Embora a actividade de André Caetano se diversifique pelas áreas da Ilustração e Design Gráfico, é essencialmente sobre BD que se baseia a exposição individual que se inaugurará amanhã, dia 21 de Junho, Sábado, pelas 18h00, na El Pep Gallery - Imaviz Underground.
(C.C. Imaviz - Av. Fontes Pereira de Melo, 35 - Lisboa) 

-----------------------------------------------------------------------------


ANDRÉ CAETANO

Biografia

André Caetano, Coimbra, 1983. 

É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra. 

Desde Setembro de 2008 que trabalha como freelancer em Ilustração e Design Gráfico. 


Tem ilustrado para editoras como a Porto Editora,  Edições ASA, GATAfunho, Calendário de Letras, MinervaCoimbra e Lápis de Memórias, destacando a obra Versos de Respirar de José António Franco, uma edição da Calendário de Letras, por ser um dos títulos selecionados pela Casa da Leitura e constar no Plano Nacional de Leitura. Bem como a obra "Sem Palavras", de Eugénio Roda, publicada pela Porto Editora, que foi selecionada para fazer parte dos 100 livros para o futuro, no stand de Portugal na Feira de Bolonha do Livro Infantil, sendo Portugal o país convidado.


Na área da Banda Desenhada, ilustrou, conjuntamente com Pedro Pires, uma BD integrada na colecção Pop Rock Português, sobre a banda Trabalhadores do Comércio, cujo argumento ficou a cargo de Hugo Jesus.


Em 2013 ilustra a obra Uma Aventura Estaminal, escrita por João Ramalho-Santos, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Pelo trabalho desenvolvido, recebe o prémio de Colorista do Ano, nos Prémios Profissionais de BD de 2014. 


Colaborou em Zona Gráfica, Zona Monstra e Zona Desenha, com uma história curta em cada uma. Com argumento de André Oliveira, ilustra a história “Milagreiro”, publicada na revista brasileira Café Espacial.


Foi convidado a falar do seu trabalho de ilustração em várias escolas e bibliotecas do país e na ESAP, em Guimarães no Mestrado de Ilustração. 

Participou em várias exposições com trabalhos de desenho e pintura, onde se destaca a mostra individual na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, e uma outra na Casa dos Açores, no Porto, e também na Bedeteca de Beja, em Março de 2012. 

É membro activo e faz parte da organização do projecto de encontros de desenho, SketchcrawlCoimbra.

-----------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes cinquenta e um "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé       

Sem comentários: