domingo, novembro 09, 2014

AmadoraBD 2014 ("Post" 4 de 4)


O AmadoraBD de 2014, na sua 25ª edição, está nos seus últimos dias. Para quem se interessa por banda desenhada, e ainda não teve oportunidade de visitar este grande festival português de BD, como forma de os pressionar reproduzo a nota de imprensa (tomei a liberdade de acrescentar espaços entre os parágrafos, para melhorar a legibilidade) recebida hoje. Ei-la:

O que ainda há para ver até domingo no AmadoraBD 2014.

O AmadoraBD 2014 – 25.º Festival Internacional de Banda Desenhada termina este domingo, 9 de novembro. Até ao final, são várias as atividades que o Festival ainda tem para oferecer.


Os autores presentes neste fim de semana são:

 o americano Thomas (Tom) Grindberg, que vem ao AmadoraBD no âmbito das exposições dedicadas aos 75 anos do Batman e ao Surfista Prateado (Prémio Clássicos da Nona Arte 2013), o francês Edmond Baudoin, a alemã Lili Loge e os italianos Anna Deflorian e Andrea Bruno, presentes no âmbito da exposição central “Galáxia XXI: o futuro da banda desenhada é agora” e o hispano-nipónico JM Ken Niimura, que vem ao Festival apresentar o álbum “Eu Mato Gigantes” (Kingpin Books), nomeado para melhor álbum de autor
estrangeiro e para participar numa conversa sobre a sua experiência nos mercados europeu, americano e japonês.


Nas sessões de autógrafos, que têm lugar durante as tardes de sábado e domingo, para além destes autores estrangeiros, estarão os portugueses:


Joana Afonso (autora em destaque, que apresenta este sábado o seu novo livro “Deixa-me Entrar”, editado pela Polvo), Nuno Duarte (melhor argumento de 2013), André Oliveira (melhor argumento de 2014), Osvaldo Medina (melhor desenho de 2013 e que apresenta, também no sábado, “Franco: Agente do Caos”, da Kingpin Books), juntamente com Fernando Dordio, Mário Freitas (editor e argumentista nomeado para melhor argumento e melhor álbum 2014 e que, entre outros, apresenta, no domingo, “Crumb”, uma antologia em inglês de autores portugueses), Álvaro (melhor álbum de tiras humorísticas 2014), Geral et Derradé (nomeados para melhor álbum de tiras humorísticas 2014), Penim Loureiro (que vem ao AmadoraBD apresentar “Cidade Suspensa”, das Edições Polvo), Ricardo Cabral (que lança no Festival “Pontas Soltas – Lisboa”, das Edições Asa), bem como os autores Pedro Leitão, Ricardo Lopes, Catarina Correia Marques, Maria João Lopes, Jorge Machado-Dias, João Amaral, David Soares e Pedro Serpa, Fil, Miguel Santos, Chistophe Mathieu, Asja Wiegand, Caroline Ring e Lew Bridco e estão no AmadoraBD, no domingo, 9 de novembro, no âmbito do projeto Comic-Transfer, do Goethe – Instituto Alemão, que se alia ao projeto Wir Machen es Selbst, dedicado a revistas independentes de banda desenhada e que resulta num intercâmbio entre as publicações independentes “Zona” (Portugal) e “Oh Magazin” (Alemanha), cujos responsáveis trabalharão em conjunto, na edição luso-alemã do fanzine “ohZONA”. 
A apresentação deste projeto acontece, às 17h, no auditório do piso 0 do Fórum Luís de Camões. No mesmo dia, das 15h00 às 17h00 e das 18h00 às 19h00, os quatro autores da “Oh Magazin” e dois dos autores da “ZONA” estarão a dar autógrafos no AmadoraBD.

Para os interessados há ainda duas visitas guiadas no sábado, 8 de novembro: às 16h00, à exposição "Batman, Ano 75", pelos comissários João Miguel Lameiras e Lawrence Klein e pelo autor Thomas Grindberg e às 18h00, Osvaldo de Sousa, comissário do AmadoraCartoon conduz uma visita à exposição de Henrique Monteiro, vencedor do prémio de melhor álbum de tiras humorísticas.


AmadoraBD Júnior
Especialmente dedicado aos mais pequenos, o AmadoraBD Júnior apresenta no sábado, 8 de novembro, entre as 10h00 e as 18h00, “Pow, Splash, Boom!! Vamos desenhar o barulho?”, uma oficina sobre a representação do som na BD (atelier infantil, piso -1).


Também no sábado, das 16h00 às 17h00, há apresentação e leitura do livro “Diário das Coisas Impossíveis”, pelo autor João Ferreira Oliveira e o workshop “O Recorte e o Branco (e outras cores)”, com a ilustradora Anabela Dias.


A partir do livro “Diário das Coisas Impossíveis”, o desenho com lápis de cor e o recorte são explorados, utilizando papéis e cartolinas em vários tons de azul, uma vez que o protagonista será o branco e a inspiração do mar. 

Destinada a crianças entre os 3 e os 12 anos, esta atividade realiza-se no atelier infantil (piso -1) e é recomendada a inscrição na receção do Festival.
-------------------------------------------------------
Pormenorizando horários das sessões de autógrafos


das 15h às 16h
Álvaro
Jorge Machado-Dias

das 15h às 17h
Asja Wiegand
Caroline Ring
Chistophe Mathieu
Fil
Lew Bridcoe
Miguel Santos

das 15h às 18h
Andrea Bruno
Anna Deflorian
Edmond Baudoin
Lili Loge
Tom Grindberg

das 16h às 18h
Pedro Leitão 

das 16h às 19h
Derradé
Geral
JM Ken Niimura
Joana Afonso
Penim Loureiro

das 17h às 18h
André Oliveira
Bernardo Majer

das 17h às 19h
Fernando Dordio
Filipe Melo
Osvaldo Medina
Ricardo Cabral

das 18h às 19h
Álvaro
Asja Wiegand
Caroline Ring
Christophe Mathieu
Fil
Lew Bridcoe
Mário Freitas
Miguel Santos



 --------------------------------------------------------  

"A posteriori" (hoje, 14 Nov.), foi enviado para os média, incluindo os blogues, a foto que ilustra este texto adicional, mais a seguinte informação:


AmadoraBD 2014 com 30.340 visitantes


O AmadoraBD 2014 – 25.º Festival Internacional de Banda Desenhada, organizado pela Câmara Municipal da Amadora,  teve 30.340 visitantes, verificando-se um acréscimo de cerca de 400 visitantes em relação ao ano anterior. Este acréscimo deu-se tanto em termos de público em geral, como em número de alunos integrados em visitas escolares.



Nesta edição comemorativa dos 25 anos, que decorreu de 24 de Outubro a 9 de Novembro, o AmadoraBD apresentou 16 exposições no Fórum Luís de Camões e 9 em diversos locais da Amadora e de Lisboa, num total de 25 exposições. Houve mais de 22 lançamentos e apresentações de álbuns e estiveram presentes 70 autores portugueses e estrangeiros entre apresentações, lançamentos, debates, sessões de autógrafos e exposições.



Registou-se ainda a satisfação generalizada por parte dos editores e livreiros presentes no renovado espaço comercial do AmadoraBD, resultado de um elevado número de novidades editoriais e de um acréscimo na procura de edições por parte dos visitantes.



Relembrando os vencedores dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada que, em 2015, farão parte do alinhamento programático do Festival: o Melhor Álbum Português foi atribuído a Zona de Desconforto (Chili com Carne), de Amanda Baeza, André Coelho, Cristina Casnellie, Daniel Lopes, David Campos, Francisco Sousa Lobo, José Smith Vargas, Júlia Tovar, Ondina Pires e Tiago Baptista, com coordenação de Marcos Farrajota, o Prémio de Melhor Argumento para Álbum Português foi para André Oliveira, com Hawk (Kingpin Books), e Pedro Massano recebeu o Prémio de Melhor Desenho para Álbum Português, com A Batalha 14 de Agosto de 1385 (Gradiva). Safe Place, de André Pereira e Paula Almeida (Kingpin Books) foi considerado o Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira e As Serpentes de Água, de Tony Sandoval (Kingpin Books) o Melhor Álbum de Autor Estrangeiro. No Presépio, de José Pinto Carneiro e Álvaro (Insónia/Álvaro Santos) arrebatou o Prémio de Melhor Álbum de Tiras Humorísticas. Em termos de Melhor Ilustração de Livro Infantil, a vencedora foi Vera Tavares, com Lôá Perdida no Paraíso (Tinta da China), o Prémio Fanzine foi para Espaço Marginal, de Marco Silva (Instituto Politécnico de Beja), e Maus, de Art Spiegelman (Bertrand Editora) foi vencedor do Prémio Clássicos da 9.ª Arte. Houve ainda o Troféu de Honra, atribuído a Carlos Baptista Mendes.


Em termos de continuidade, a exposição “25 Anos, 25 Autores, 25 Cartazes”, relativa aos cartazes que fazem parte das 25 edições do AmadoraBD, pode ainda ser visitada na Fnac Chiado, até 14 de Janeiro, estando depois em modo itenerante pelas lojas Fnac de todo o país. Esta exposição pode ser ainda visitada na recém inaugurada Bedeteca da Amadora, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, bem como a exposição “O Resto da Revista – o que (quase) fica de fora das histórias da banda desenhada”, comissariada por Mário Moura, que permanece neste novo espaço até 31 de Março. A Bedeteca pode ser visitada de terça a sábado das 10h às 18h. 
----------------------------------------------------------

Para ver postagens anteriores relacionados com o tema Festivais bastará clicar nesse item visível no rodapé  

Sem comentários: