ABC-zinho é o título de uma antiga e bastante interessante revista de histórias aos quadradinhos, como se dizia na época em que era publicada, entre 1921 (início a 15 de Outubro) e 1932 (26 de Setembro).
É sobre esta antiga revista de BD (cujo primeiro número foi editado há 95 anos), considerada por António Dias de Deus, ilustre estudioso da especialidade, "a primeira revista infantil de BD, ou, para sermos mais concisos, a primeira revista de BD portuguesa. E, pelo menos no início, era portuguesa 100%.", é sobre esta antiga revista de BD, repito, que incidirá uma exposição visionável na sede do Clube Português de Banda Desenhada-CPBD, na Amadora, em que se poderão admirar reproduções de capas e de páginas com bandas desenhadas nela publicadas, da autoria de grandes ilustradores/autores de BD, entre os quais Botelho (Carlos Botelho), Cottinelli Telmo, Emmérico Nunes, Filipe Rei, Ilberino, Raquel Roque Gameiro, Rocha Vieira, Stuart Carvalhais (que chegou a usar o pseudónimo "Albino).
A expo é inaugurada no próximo dia 15 de Outubro, sábado, pelas 15h45.
Clube Português de Banda Desenhada - CPBD
Avenida do Brasil, 52-A
Amadora
A estação de metro Reboleira fica a cerca de cinco minutos da sede do CPBD.
Para ajudar à localização do local, aqui fica uma planta da área:
O grafismo do convite deve-se a Dâmaso Afonso, membro dos corpos gerentes do CPBD
----------------------------------------------
Nota: O Clube Português de Banda Desenhada apresenta, no dia 15 de Outubro de 2016, um programa intensíssimo e bastante diversificado:
1. Às 15h30, abertura da exposição dedicada a Fernando Bento;
2. Às 15h45, inauguração da mostra de imagens reproduzidas da revista ABCzinho, 95 anos após a publicação do seu nº1;
3. Às 16h00, o Dr. António Mega Ferreira, assumido apreciador de banda desenhada, iniciará a sua palestra "Eu e a BD", que terminará às 17h30.
4. Às 17h30 será inaugurada uma exposição dedicada à saga Star Wars.
Falarei, em posts seguintes, de mais estas duas componentes do evento polivalente desse activíssimo dia 15 do corrente.
----------------------------------------------------
ABC-zinho
Revista de BD
Directores: Manuel Oliveira Ramos e Cottinelli Telmo, mas a partir do nº10 fica apenas Cottinelli Telmo (com a indicação Arquitecto, agora por extenso).
Editor: Carlos Ferrão
Editada em Lisboa (Redacção, Administração e Composição- Rua do Alecrim, 65 - Casa das Máquinas e Rua da Atalaia, 60) Foi publicada entre 15 de Outubro de 1921 e 26 de Setembro de 1932.
Teve 521 números publicados em três séries: 171 na primeira, e 350 nas 2ª e 3ª séries.
Capa com bandas desenhadas de Botelho (Carlos Botelho), nos nºs 153 e 62, e de Ilberino, no nº 203
"A Velha e o Gato", uma banda desenhada curta de Rocha Vieira, publicada no nº20-Ano I, de 21 de Agosto de 1922
A qualidade desta revista afere-se pelo nível dos ilustradores/autores de BD que nela colaboraram: Alfredo de Morais, Carlos Botelho, Carlos Ribeiro, Cottinelli Telmo, Cristino (António Cristino), Emmérico Nunes, Ilberino dos Santos, Rocha Vieira, Stuart Carvalhais (que chegou a usar o pseudónimo "Albino), entre outros.
----------------------------------------------------
Os interessados em ver postagens anteriores relacionadas com o Clube Português de Banda Desenhada-CPBD poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé
1 comentário:
Boa noite
Como obter o número 24 do ABCzinho.
Preciso com urgência.
Muito obrigada
Luísa Paiva Boléo
Enviar um comentário