quinta-feira, janeiro 19, 2017

Expo dedicada ao argumentista João Paulo Cotrim


Cotrim, João Paulo Cotrim é autor de BD enquanto argumentista/guionista, e hoje, dia 19 de Janeiro, 5ª feira, vai ter direito a uma exposição, composta por bandas desenhadas de autores com os quais colaborou a escrever-lhes os argumentos/guiões, designadamente Miguel Rocha e Pedro Burgos.
Por essa razão é que o título da exposição é "Banda Escrita: João Paulo Cotrim - Uma exposição em Torno do Trabalho do Argumentista.

Para os mais desprevenidos, pode parecer insólito montar exposições de BD dedicadas a quem não desenha, embora escreva argumentos para outros desenharem.

Apercebi-me dessa menor importância dedicada aos argumentistas quando, há uns anos, homenageei, enquanto organizador da Tertúlia BD de Lisboa, importantes nomes da BD portuguesa na área da escrita de ficção ou da adaptação de obras literárias para a BD, nomeadamente Jorge Magalhães, António Manuel Couto Viana, Mascarenhas Barreto, Tito, Tó Zé Simões, Júlio Isidro, Rui Zink, André Oliveira...

A exposição dedicada a João Paulo Cotrim poderá ser vista em:

Galeria da Bedeteca da Amadora
19 Jan. - 4 Março 2017
Inauguração: às 19h00 de 19 Janeiro, 5ª feira
Av. Conde Castro Guimarães, 6 - Venteira
2720-119 Amadora

-----------------------------------------------

JOÃO PAULO COTRIM

Síntese biobibliográfica

João Paulo Cotrim Pires, Lisboa, Março de 1965
Jornalista, argumentista de BD.
Escreveu o argumento/guião de Salazar - Agora Na Hora da Sua Morte, transformado em imagens sequenciais por Miguel Rocha (2006), Nós Somos os Mouros (2003) com a colaboração de vários desenhadores, À Esquina (2003) episódios soltos desenhados por Pedro Burgos.
Também já escreveu para a infância: A História Secreta de Pedro e o Lobo (2007), com ilustrações de João Fazenda, e A Árvore Que Dava Olhos, com Maria Keil, entre várias outras obras em que teve a colaboração gráfica de Tiago Manuel, Maria João Worm e André Letria.
Redigiu estudos sobre autores de BD e ilustradores, casos de Stuart e Rafael Bordalo Pinheiro.
Foi director da Bedeteca de Lisboa, de 1996 na 2002, e director do Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada.
Fundou e dirige a editora Abysmo, em Lisboa. 

---------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé  

Sem comentários: