segunda-feira, julho 09, 2018

Exposição de fascículos de aventuras editados em Portugal



      "A Três Vinténs" é o título principal desta exposição. Uma antiga gíria que se referia ao preço barato que custava cada fascículo, onde se publicavam faseadamente, por entregas semanais, romances de cariz popular protagonizados por corsários, detectives, gangsters, ladrões famosos e outras personagens capazes de fascinar os leitores. Constituíram uma forma de publicação popular surgida na segunda metade do século XIX nos Estados Unidos da América, que se expandiu para a Europa.
     Em Portugal foram editados os primeiros fascículos a partir de 1909, graças aos quais se popularizaram os nomes de Arsénio Lupin (Arsène Lupin), Capitão Morgan, Texas Jack, Nick Carter, Búfalo Bill, a que se juntaram personagens da autoria de escritores portugueses, designadamente Repórter X de Reinaldo Ferreira, e Dynamite Joe de Roussado Pinto.
     É a amostragem minuciosa de exemplares destes fascículos que constitui o escopo da exposição "A Três Vinténs - 100 Anos de Fascículos de Aventuras em Portugal", visitável na Biblioteca Municipal de Portugal.

Datas: 
4 de Junho a 14 de Setembro de 2018
Entidades organizadoras da exposição:
Biblioteca Nacional de Portugal - BNP

e
Clube Português de Banda Desenhada-CPBD
Local:
Biblioteca Nacional de Portugal-BNP
Campo Grande, 83
Lisboa

#CPBD

1 comentário:

Unknown disse...

Meu nome é Athos Eichler Cardoso, 84 anos, minha dissertação de mestrao na UnB foi sobre s fasciculos no Brasil. Bem que gostaria de estar presente a exposição e debater o assunto com os aficionados.
Felicidades aos organizadores e participantes.
Athos