quarta-feira, maio 21, 2008

Banda Desenhada portuguesa em jornais (XCVII) - Autor: Pedro Zamith


Um extraterrestre tenta introduzir-se subrepticiamente na faculdade de Belas Artes. Qual a melhor forma? Adoptar um visual artístico extravagante para passar despercebido, porque se aparecesse com vestuário dito normal, daria nas vistas...
Haverá um toque caricatural no ponto de vista explanado nesta banda desenhada, realizada por Pedro Zamith, mas ele sabe bem do que fala, porque foi lá que se formou em pintura. Aliás, é nesta arte clássica onde Zamith tem maior actividade, paralelamente à sua função de professor do ensino secundário. Um dos habituais destinos de quem tem talento para desenhar e/ou pintar, e tira curso de artes, ou mesmo de arquitectura. Não há mercado em Portugal (nunca houve) suficiente para absorver todos os que gostam de fazer banda desenhada, infelizmente.
Mas, claro, o bichinho da banda desenhada fica sempre entranhado em todos os que alguma vez a fizeram. Daí que por esta rubrica BD do jornal Mundo Universitário eu já tenha tido a colaboração de umas dezenas de autores-artistas, onde se misturam uns autores consagrados (poucos, claro), e muitos muito novos, outros já a amadurecer... Mas como conheço pessoalmente outras tantas dezenas, recorro constantemente aos que ainda nunca colaboraram, porque tenho de conseguir uma bedê semanalmente.
A que aparece hoje reproduzida no topo do "post" foi publicada no Mundo Universitário nº 107, em distribuição gratuita nas faculdades e outros estabelecimentos de ensino superior, desde a passada 2ª feira, dia 19 de Maio.
--------------------------------------
Para ver uma lista quase completa dos autores-artistas de BD que têm andado a colaborar em jornais, com preponderância no semanário Mundo Universitário, basta descer ao "post" anterior, onde consta essa listagem

Sem comentários: