sexta-feira, maio 09, 2008

Festivais, Salões BD e afins - (Beja) - IV Festival Internacional/2008

Inaugura-se amanhã, dia 10 de Maio, o IV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que só terminará duas semanas depois, a 25 de Maio.

Para simplificar, chamarei ao evento Beja BD/2008, sem com isto ter a intenção de minimizar aquele que já se perfila como o segundo acontecimento bedéfilo nacional.

Começo por chamar a atenção para a presença confirmada de Dave McKean, o famoso autor inglês a trabalhar para os Estados Unidos, como muitos outros autores-artistas, incluindo espanhóis, argentinos, japoneses, brasileiros e também portugueses.

Como é óbvio, haverá muitas exposições a visitar, sendo imperdível a do citado Dave McKean, embora também haja bastante interesse em observar as pranchas do italiano Gipi, do francês Frantz Duchazeau e do alemão Martin Tom Dieck.

Isto sem desprimor para as dos autores portugueses de BD, entre os quais Nuno Saraiva, Diniz Conefrey, Pedro Leitão, Filipe Andrade/Filipe Pina, João Lemos, Teresa Câmara Pestana, Osvaldo Medina/Pepedelrey, Susa Monteiro (autora do cartaz), e a colectiva dos "toupeiras" (Carlos Apolo, Carlos Páscoa, Inês Freitas, Lam, Lobato, Luís Guerreiro, Maria João Careto, Paulo Monteiro, Pedro Ganchinho, Susa Monteiro, Véte, Vítor Cabral, Zé Francisco e Zé Pedro), bem como as dos autores galegos, igualmente numa colectiva que engloba 41 (!) autores-artistas, dando aqui destaque aos que considero de mais elevado gabarito, com relevo especial para dois que conheço pessoalmente há muitos anos, Miguelanxo Prado e Das Pastoras, que são, digamos assim, cabeças-de-cartaz, a que acrescento David Rubin, um talento ascendente que tive o prazer de conhecer em edição anterior deste evento bejense.

Claro que não faltarão sessões de autógrafos, em que haverá oportunidade para pedir uns desenhos autografados (ou só autógrafos, depende) a Dave McKean, Diniz Conefrey, Filipe Andrade, Filipe Pina, Franz Duchazeau, Gipi, João Lemos, Martins Tom Dieck, Nuno Saraiva, Pedro Leitão e Teresa Câmara Pestana.

Para completar o meu trabalho - he he he (riso cúmplice para o Jorge Machado-Dias) - remeto os visitantes para o blogue dele, o saboroso (nas saladas) coentro, perdão, Kuentro, localizável no endereço http://kuentro.weblog.com.pt/ Passem por lá.
------------------------------------------------
Nota "a posteriori"
Da lista de autores previstos para a sessão inaugural, faltou Gipi, por estar adoentado.

6 comentários:

Unknown disse...

Fantástico!

Aquela ultima conversa com Dave McKean foi uma lavagem cerebral para toda a gente. Principalmente para mim que só conhecia o trabalho dele das capas do Sandman

A diversidade do trabalho dele, foi mesmo inspirador. Um génio!

Geraldes Lino disse...

Viva Hugo Teixeira
Apreciar a arte de Dave McKean demonstra bom gosto.
Saudações bedéfilas.

Loot disse...

Caro Geraldes

Não se deve lembrar de mim conheci-o no Sábado em Beja, através do bongop e do DC na fila para os autógrafos de Dave Mckean, mostrou-me um pouco da sua colecção de desenhos que é impressionante.

Vim aqui para dizer que adorei a ideia de organizar tertúlias de BD e se possível gostava muito de ir a uma.

Abraço

tO mY: disse...

http://www.youtube.com/watch?v=3NAS6mGha-o

Geraldes Lino disse...

Caro Loot
Não lhe vou dar aqui o meu email, nem o nº de tlm. Resta a hipótese de me dar você aqui qualquer desses elementos (email ou nº de tlm), ou, se tb não quiser tornar esses elementos públicos, resta-lhe escrever-me:
Apartado 50273
1707-001 Lisboa

Loot disse...

Estava a perguntar para saber se as tertúlias eram abertas e se poderia ir. Agora que já conheço o blog vou estar atento a ele e já é uma das minhas visitas regulares de qualquer das maneiras deixo-lhe o meu email: jgabrielam@hotmail.com

E muito obrigado pela atenção