domingo, maio 18, 2008

GLBD-Grupo de Leitura de Banda Desenhada (III)




A inédita iniciativa, no que à banda desenhada em Portugal diz respeito, em andamento na Bedeteca de Lisboa, teve ontem mais uma sessão, a terceira.
Como tem sido habitual, foi bem conduzida por Pedro Vieira Moura (blog Ler BD) e razoavelmente participada por um pequeno grupo de interessados na BD, a diversos níveis. À falta de melhor, em simples registo efémero neste blogue, eis a lista dos elementos presentes, e respectivas actividades bedísticas:
1. Cornel (polaco, professor e tradutor)
2. Geraldes Lino (divulgador)
3. Jakub (polaco, professor e tradutor)
4. João Martins (leitor)
5. Lithales Soares (leitor)
6. Marco Moreira (leitor)
7. Mariana Perry (autora)
8. Rosa Barreto (leitora)
9. Rui Cartaxo (leitor)

Varlot Soldado, obra realizada por Tardi (desenho) e Daeninckx (argumento), tem por fio condutor a chamada Grande Guerra (1914-18), acontecimento histórico a que Jacques Tardi é especialmente sensível, narrativa gráfica tratada com realismo e com laivos dramáticos, no excelente registo estilístico habitual no autor-artista francês.
A sessão teve participação de todos os presentes, a quem foram fornecidos, inicialmente, elementos biobibliográficos respeitantes aos dois autores (duas de três folhas dedicadas ao desenhador estão reproduzidas no topo do "post"), além de terem sido apresentadas várias obras assinadas "a solo" por Tardi, a fim de se ter um panorama o mais completo possível a seu respeito.
Uma sessão memorável, a merecer participação mais numerosa. Todavia, não se pode esquecer que esta é a primeira vez que semelhante evento tem lugar entre nós, e sabe-se como são os bedéfilos portugueses: muito capazes de passar a vida a lamentar a falta de iniciativas em prol da banda desenhada, mas que se alheiam delas quando acontecem...
-------------------------------------------
"Post" remissivo para textos anteriores acerca do mesmo tema
(II) Abril, 20 - Programa previsto das sessões
(I) " 19 - Explicação da iniciativa
Claro que uma forma expedita de ver estas postagens anteriores é ir com o cursor à coluna da esquerda que contém as "Categorias", e clicar na que diz "GLBD-Grupo de Leitores de Banda Desenhada"

1 comentário:

bruno azevêdo disse...

Olá,
meu onme é bruno e escrevo bds, sou brasileiro. estava pensando em mandar histórias pra portugal. você tem contatos por estas bandas?
por favor, me informe seu email pelo bazvdo@hotmail.com e conversamos mais.

bruno