Haverá quem não aceite como BD esta mescla de desenho/fotografia... Eu costumo classificar o género, de que Claeys terá sido um precursor (e há quantos anos o conheci num álbum, nunca editado em Portugal, de desenho sobre fotografia), costumo classificar, dizia, como "banda desenhada-fotografada".
O que interessa para aqui é o invulgar resultado estético obtido por Mariana Capela, admiradora de Fernando Pessoa, que inseriu esta curta peça sequencial figurativa num site com o titulo "Fernando Pessoa Poeta e Fingidor" (*) feito por professores/as, mas assinado por alguém que usa o pseudónimo "weteam".
Como esclarece a citada bloguista, "existe um texto escrito por Bernardo Soares, semi-heterónimo de Fernando Pessoa, que explica muito bem esta BD"
E logo de seguida reproduz o citado texto, de que apenas mostro aqui um excerto:
"Não tenho sentimento nenhum político ou social, tenho porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa (...)"
Bernardo Soares, Livro do Desassossego, vol.I
Este alter-ego de Fernando Pessoa, o "poeta-núcleo-central", teve direito ao seguinte comentário:
"O meu semi-heterónimo Bernardo Soares, que aliás em muitas coisas se parece com Álvaro de Campos, aparece sempre que estou cansado ou sonolento, de sorte que tenha um pouco suspensas as qualidades de raciocínio e de inibição, aquela prosa é um constante devaneio. É um semi-heterónimo porque, não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e a afectividade".
(*) Se o interesse pelo mencionado site foi suficientemente forte, o respectivo endereço e o meu comentário estão visíveis através de um simples clic na categoria/etiqueta "Banda Desenhada na Internet (Portugal) - Blogues, sítios e portais de BD - de A a Z", que dará acesso a uma extensa listagem por ordem alfabética de blogues, sítios e portais de BD (e alguns mistos na Parte II), estando este "Fernando Pessoa Poeta e Fingidor" exactamente na mencionada segunda parte, visto tratar-se de espaço internético de diferente tema, todavia com focagem na BD, embora esporádica.
............................................................................
As postagens anteriores podem ser vistas de imediato, na totalidade, clicando no item Fernando Pessoa na Banda Desenhada inserido no rodapé deste "post".