domingo, janeiro 29, 2017

100 Anos das Colecções de Cromos em Portugal - Expo na Biblioteca Nacional



As colecções de cromos foram, no seu início, entretenimento essencialmente infanto-juvenil. Porém, passadas umas dezenas de anos, os adultos começaram por sua vez a coleccionar essas cadernetas antigas de cromos... Um exemplo é João Manuel Mimoso, o maior coleccionador da especialidade, e muitas das raridades pertencentes ao seu acervo irão ser agora, pela primeira vez, expostas publicamente.

Várias destas colecções, devidamente coladas nas suas cadernetas, são constituídas por cromos com imagens sequenciais, autênticas bandas desenhadas, como acontece com as seguintes:

- Aventuras do Manecas, Tonecas e Pretinho e Bananeira - História Humorística e Educativa. A banda desenhada (uma página da caderneta ilustra o topo do post) - é de Stuart. uma caderneta com data atribuível à primeira metade da década de 1930.

- Aventuras de Fred Bill - Cromos em banda desenhada por Vítor Péon.

- Os Fidalgos da Casa Mourisca - Obra de Júlio Diniz, numa colecção de cromos em banda desenhada por Carlos Alberto.

- História de Portugal - Cromos com desenhos sequenciais de Carlos Alberto.

- Camões - Cromos com desenhos sequenciais, tipo BD, por Carlos Alberto.

- Os Conquistadores do Universo - Banda Desenhada em cromos com texto e desenhos de Vítor Péon.

- Os Cavaleiros do Céu - Cromos em banda desenhada de José Pires. 

- As Aventuras do Capitão Iglo - Banda desenhada (texto e desenhos) de Pedro Massano.  
  
Estas citadas e numerosas outras cadernetas de cromos vão estar em exposição na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, com inauguração no dia 1 de Fevereiro de 2017, às 17h45.
A anteceder a inauguração da mostra, Carlos Gonçalves fará a apresentação do palestrante João Manuel Mimoso que falará das raridades da sua colecção.
O Clube Português de Banda Desenhada-CPBD é co-organizador da exposição, que estará patente ao público até 29 de Abril de 2017.

#CPBD

(Nota do blogger - Não poderei estar presente, estarei nesse dia em Faro no aniversário do meu filho) 

---------------------------------
Os interessados neste tema poderão ver um post anterior clicando no item inserido em rodapé

sexta-feira, janeiro 27, 2017

Luiz Beira, um activista da BD, homenageado com exposição em Viseu


A banda desenhada tem o inquestionável dom de criar activos apaixonados, uns que escrevem argumentos, outros que os desenham, ou seja, os autores; mas há ainda um diferente grupo de pessoas que escreve em jornais e/ou blogues acerca dela, que organiza salões e festivais, que entrevista os tais autores, que edita fanzines, que cria clubes, que funda tertúlias, que faz palestras, que monta exposições...

Entre nós, há umas dezenas de anos que vários nomes se tornaram conhecidos nos meios bedéfilos, e Luiz Beira é um dos mais proeminentes, tendo mantido uma incansável actividade, actualmente mais visível, desde que se tornou blogger no blogue BDBD, que mantém em equipa com Carlos Rico, cartunista e autor de BD.

Em Viseu, onde lhe reconhecem mais fortemente as suas qualidades - até já lá existe a Bedeteca Luiz Beira, composta por doações dele - vai ser homenageado com a exposição «Luiz Beira: a paixão pelas artes - O legado a Viseu» que se inaugurará na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, em Viseu, no dia 28 de Janeiro de 2017, sábado, às 16h00.

Nota do blogger: Apesar do frio, eu vou lá estar.

--------------------------------------------
LUIZ BEIRA   

Síntese biográfica

Na área da BD em Portugal, onde estão continuamente a surgir e a desaparecer, quais meteoros, novos críticos e divulgadores, Luiz Beira faz parte dos raros especialistas que se têm mantido em actividade contínua e profícua ao longo de umas dezenas de anos.
Nessa sua intensa e incansável luta em prol da banda desenhada, Luiz Beira colaborou, com textos de divulgação e crítica, em duas revistas da especialidade, Mundo de Aventuras (V série) e Mosquito (V série), mas também em diversos jornais, designadamente Tribuna de Lourenço Marques (1970 e 1971), Notícias de Lourenço Marques, O Popular, semanário de Joanesburgo, África do Sul, Jornal de Almada, Diário do Alentejo e Alentejo Popular.
Foi o fundador do Grupo Bedéfilo Sobredense-GBS, que serviu de base, em 1982, à criação das Jornadas de Banda Desenhada da Sobreda, título posteriormente alterado para Salão Internacional de Banda Desenhada de Sobreda, que se realizou durante alguns anos.
Embora o fanzine Shock  tenha sido começado a editar por "Luvi" com o apoio de Luiz Beira, foi este o continuador editorial do zine, mais tarde herdado por Estrompa.
Também foi Luiz Beira o organizador de um jantar às 5ªs feiras no Parque Mayer, em Lisboa, com a participação de estudiosos, críticos e divulgadores, que posteriormente originou o aparecimento da Tertúlia Shock, semanal,  e Tertúlia BD de Lisboa, mensal, esta ainda a funcionar.
Luiz Beira, ou Alfa Zulu, ambos pseudónimos de Armando Luiz Corrêa, tem-se actualizado na utilização dos novos meios tecnológicos, como seja a internet, onde, em equipa com Carlos Rico, autor de BD, cartunista e também activista da especialidade, mantém com brilhantismo o blogue BDBD Blogue de Banda Desenhada (1)

..............................................................

(1) http://bloguedebd.blogspot.pt/
------------------------------------------------- 
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé  

quarta-feira, janeiro 25, 2017

Super-Heróis: Ética e Utopia - Seminário, Sessão III


O Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político vai ter no sábado, 28 de Janeiro de 2017, a sua edição nº III, desta feita dedicada a um assunto que enraíza claramente na BD, Super-Heróis - Ética e Utopia. Realizar-se-á na Biblioteca dos Olivais, das 16h00 às 18h00. e conta com a participação de Pedro Moura (moderação), José Hartvig de Freitas e Helder Mendes.

Este seminário tem sempre sido em Lisboa, mas mudando de local em cada sessão. Começou pela Biblioteca Camões (1), em 26 de Novembro de 2016, e teve poiso seguidamente na Livraria Ler Devagar (2), a 10 de Dezembro de 2016. 

Mas o que verdadeiramente é digno de realce são os temas sobre os quais se debruça, que reflectem a amplitude e diversidade abrangidas pela BD: No Seminário I, o tema foi Corpo e Género, no II foi Cibernética e Transhumanismo.
A única coisa que não tem mudado é a ilustração do cartaz... de resto, muito boa, da autoria de Marco Mendes, imagens extraídas da obra Diário Rasgado. 

A organização deste ciclo de seminários, iniciado em 2016, tem sido smpre de António Baião (CHAM), Helder Mendes (CHAM), Pedro Moura (CEC-FLUL), Jorge Martins Rosa (CIC.DIGITAL)


(1) https://bedeteca.wordpress.com/2016/11/26/seminario-banda-desenhada-e-pensamento-politico-mesa-redonda-corpo-i-corpo-e-genero/

(2) http://divulgandobd.blogspot.pt/2016/12/seminario-sobre-bd-e-politica.html

terça-feira, janeiro 24, 2017

Prémios Quadradinho Fantástico


Quadradinho Fantástico é como se chamam os prémios dedicados em exclusivo às bandas desenhadas e respectivos autores do magazine amador H-alt, sucessor do homónimo webzine.

Reproduzo a notícia espalhada pelos organizadores nas redes sociais:
  

No dia 25 de Janeiro (1), irá realizar-se a entrega dos Prémios Quadradinho Fantástico, no bar O Bom O Mau e O Vilão, em Lisboa (2). Os prémios serão entregues aos autores das melhores histórias apresentadas em várias edições da H-Alt lançadas durante o ano de 2016.
Para mais informação e novidades, podem visitar a página do evento no Facebook:
 
https://www.facebook.com/events/1257065964382865/?active_tab=about



 
(1) Pelas 21h30
(2) Na rua do Alecrim, 21 - Lisboa
Duas notas acrescentadas por este blogger. Espero que os organizadores não se melindrem com a minha intromissão no texto. 
----------------------------------------- 
Para ver posts anteriores relacionadas com este tema, bastará clicar no item Prémios de BD visível no rodapé