Comics Unmasked Art and Anarchy in the UK é o título do notável catálogo de cuja edição aqui fica notícia "a posteriori", e foi com ele que também se apresentou uma singular e muito importante exposição de banda desenhada, em Londres, na British Library, entre 2 de Maio e 19 de Agosto do corrente ano de 2014, tendo como curadores Paul Gravett e John Harris Dunning.
Para além de se tratar de um panorama gráfico essencialmente baseado na produção bedística inglesa, qual o ponto de vista que ressalta das obras expostas? Uma resposta parcial pode ser extrapolada do seguinte excerto que serve de introdução ao citado catálogo (*) sob análise:
"Surely everyone knows what comics are, right? Wrong! An apparently simple word, it covers a multitude of stories in all manner of styles and genres, forms and formats. Comics Unmasked lifts the lid on the underappreciated diversity of comics made in Britain.
"(...) In particular we have sought out comics that question conventions,challenge acceptability provoke debates and sometimes court controversy. For this can be a subversive genre. We should not forget that only 40 years or so ago, issues of Oz and Nasty Tales, underground magazines for adults, available on newsstands and containing comics, were put on trial for obscenity (...)
"(...) Looking back further still to the early 1950s, a moral panic about the dangerous effects of 'horror comics', such as "Tales from the Crypt" and "Black Magic" on children, reached such a pitch that the unlikely, unacknowledged alliance of the British Communist Party and the Church of England joined teachers, parents and others to pressurise the Government into banning them. The resulting Children and Young Persons (Harmful Publications) Act of 1955 was made permanent 10 years later and is still in force today. (...)"
Como seria de esperar do trabalho de pesquisa e selecção de dois especialistas do gabarito de Gravett e Harris Dunning, a mostra, classificada como sendo a maior realizada no Reino Unido com obras de BD underground e mainstream, apresentava desde obras seminais, de que é exemplo a prancha da autoria de George Cruikshank, datada de 1849 - portanto um respeitável precursor da figuração narrativa -, até alcançar os tempos actuais incluindo imagens de "Watchmen", 2005, escrito por Alan Moore e ilustrado por Dave Gibbons, ou de "Kick Ass", 2010, da autoria do argumentista britânico Mark Millar e desenhado pelo americano John Romita Jr.
A selecção de pranchas para a exposição, que o catálogo, apenas reproduz parcialmente, como é compreensível, foi planificada dividida nos seguintes seis grandes temas:
1. Mischief and Mayhem
2. To See Ourselves
3. Politics, Power and the People
4. Let's Talk about Sex
5. Hero With a Thousand Faces
6. Breakdowns: The Outer Limits of Comics
Pena é que não tenha havido entendimento entre a Biblioteca Nacional do Reino Unido e a Biblioteca Nacional de Portugal, para que tão importante mostra fosse exposta na instituição congénere portuguesa.
Numa forçosamente escassa selecção de imagens efectuada entre as que se espalham pelas quase duzentas páginas do catálogo, ilustram o presente "post" as seguintes:
1. Capa do catálogo (As imagens da capa e contracapa foram criadas por Jamie Hewlett)
2. Mr. Punch, 1921
3. 'The Preparatory School for Fast Men', George Cruikshank, 1849
4. 'Tygers', de Alan Moore e Kevin O'Neill, 1986
5. 'Ally Sloper's Summer Number', 1882
6. 'Miss Pettifer's Memories', The Illustrated London News, 1884
7. 'Punk Memories', Escape (nº 9, 1987)
8. 'You Are Ronald Reagan', por Pat Mils e Hunt Emerson, 1986
9.'Adventures of Sweet Gwendoline', de John Willie (aka John Alexander Acott Coutts), obra publicada originalmente em 1946, prancha em exposição extraida da edição de 1974
10.'Zenith' nº 5, Steve Yeowell, desenho, Grant Morrison, argumento
11.Contracapa
Ficha técnica
Comics Unmasked
Art and Anarchy in the UK
John Harris Dunning and Paul Gravett
192 páginas/120 ilustrações a cores e a preto e branco
Brochado (Paperback) 25 Libras
Cartonado (Hardback) 35 Libras
Dim.: 25x29cm
1ª edição em 2014
Catálogo editado por
The British Library
96 Euston Road
London NW1 2DB
United Kingdom
www.bl.uk/comics-unmasked
(*) Este catálogo, valiosa peça de colecção, foi obtida pelo meu amigo e autor de BD Ricardo Ferrand, que se encontra a trabalhar no Reino Unido, e que teve a possibilidade de visitar a exposição
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PAUL GRAVETT
Síntese biobibliográfica
De nacionalidade inglesa, residente em Londres, Paul Gravett é escritor, comissário de exposições, fanzinista, especialista em banda desenhada.
Em 1983 foi co-fundador, com Peter Stanbury, do Escape Magazine - um categorizado fanzine - com a finalidade de promover uma nova geração de talentos britânicos, finalidade alcançada com o surgimento de Eddie Campbell, Jamie Hewlett, Neil Gaiman e Dave McKean.
Tem comissariado variadas exposições dedicadas à BD no Reino Unido bem como no estrangeiro, designadamente as intituladas 'God Save The Comics!', 'Strip Search and Hypercomics', 'The Shapes of Comics to Come', e retrospectivas da obra de Tove Jansson, Jack Kirby e Posy Simmonds.
É o autor do livro 'Manga: Sixty Years of Japanese Comics' (2004), 'Graphic Novels: Stories to Change Your Life' (2005), e 'Comics Art' (2013); é co-autor de 'Great British Comics' (2006), e 'The Leather Nun and Other Incredibily Strange Comics' (2008); é editor de 'The Mammoth Book of Best Crime Comics' (2008), e '1001 Comics You Must Read Before You Die' (2011 e 2014).
Desde 2003 que é co-director do evento Comica, The London International Comics Festival.
Os seus textos de crítica e divulgação de BD têm sido publicados em jornais e revistas, nomeadamente The Guardian, The Independent, The Times Literary Supplement, Art Review, Comic Heroes e no seu website www.paulgravett.com
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JOHN HARRIS DUNNING
Síntese biobibliográfica
É essencialmente um curator, eventualmente comissário de exposições, jornalista e autor da novela gráfica 'Salem Brownstone: All Along the Watchtowers' (2009).
Já escreveu textos no jornal The Guardian e Metro, e colaborou nos magazines GQ, Esquire, Dazed & Confused, Port e ID.
A obra de BD de Dunning esteve representada no London's Institute of Contemporary Arts enquanto extensão do Comica The London International Comics Festival em 2003, e 'Salem
Brownstone: All Along the Watchtowers' teve destaque na premiada antologia inglesa 'Sturgeon White Moss' e no livro 'Pictures and Words'.
(Ambas as biobibliografias são traduções livres do texto constante da badana do catálogo)
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