segunda-feira, setembro 28, 2009

Acordo Ortográfico na Banda Desenhada e afins (II) - Tiras de BD e uma participação (involuntária?) do cartunista Cid





Estas tiras de banda desenhada, da rubrica "Pancada Central", foram publicadas no jornal desportivo Record, nas datas indicadas

Em todas elas, há uma ou mais palavras sem a consoante muda, já a respeitar o novo Acordo Ortográfico
(clique-lhes em cima para as ampliar).

Já o disse no primeiro "post" deste tema "Acordo Ortográfico na Banda Desenhada e afins": o jornal diário desportivo Record está a usar em todos os seus textos, incluindo num cartune fotográfico e nestas tiras de banda desenhada, desde o princípio do ano de 2009, as regras do novo Acordo Ortográfico (com efeito, já homologado pelo Presidente da República).
Também sublinhei o facto de ter falado com leitores habituais deste jornal (eu não era, mas, por causa da BD com nova ortografia, rendi-me), e nenhum deles tinha reparado nas alterações ortográficas!
Nestas tiras, em todas elas, há uma ou mais palavras sem a consoante muda, ou seja, estão escritas tal como são pronunciadas pelos falantes portugueses, que é a norma seguida pelo Acordo.
De facto, neste pacto ortográfico, estas palavras que por aqui aparecem sem a consoante muda, continuarão a escrever-se assim quando todas as publicações, incluindo livros escolares, puserem em prática o acordo, coisa que, por agora, apenas está em vigor no jornal Record (passe a publicidade!).



in semanário SOL - 19 Junho 09

Neste caso é num cartoon do cartoonist (em português, cartunista) Cid, que se encontra "O colecionador de urnas" em vez de "(...)coleccionador(...)", portanto, já sem a consoante muda, como irá ser escrita a palavra segundo o Acordo Ortográfico. Significará isto que Cid o apoia? Ou simples distracção ortográfica?
Uma coisa é certa: a língua portuguesa é, de facto, muito traiçoeira!

sexta-feira, setembro 25, 2009

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (CXIV) . jornal i - Autores: Jorge Coelho, Patrícia Furtado, Ricardo Venâncio, Nuno Duarte







As quatro pranchas aqui reproduzidas sofreram uma remontagem minha. Elas estavam impressas duas a duas, nas páginas centrais do jornal, e aquele texto onde aparecem os nomes dos colaboradores não estavam sob o título "Aquele Onze de Setembro", mas sim, na segunda página, naturalmente por necessidades de paginação. Aproveitei as facilidades do blogue, peço desculpa ao i pela mexidela.

(Para ver melhor clicar em cima - oops, já sei que toda a gente sabe isto, as minhas desculpas)

"Aquele Onze de Setembro" foi o título dado a uma banda desenhada que surgiu nas páginas do jornal diário i (informação), naquele exacto e tristemente memorável dia, numa ficção criada pelo argumentista/guionista Nuno Duarte, com figuras desenhadas e postas em cena por um pequeno grupo de ilustradores de elevado talento: JCoelho, Patrícia Furtado e Ricardo Venâncio

Distinguem-se as pranchas não apenas pelo traço de cada um dos desenhadores, mas igualmente pelos diferentes matizes da colorização, servida por policromia.

Antes de mais, devo dizer que passei a comprar sempre o jornal diário i neste dia da semana, por causa da rubrica "Especialista BD", escrita por Cristóvão Gomes.

Acrescento que muito me apeteceu noticiar de imediato a oportuna iniciativa do diário i, mas, repito, respeitei a prioridade ao Salão BD de Viseu. Não se perdeu nada, outros pares meus, bloguistas, já deram a notícia.

Mas voltando concretamente às tais bedês sobre o 11 de Setembro: elas foram reproduzidas nas páginas centrais, em quatro segmentos distinguíveis pelos quatro diferentes matizes que apresentava: verde, azul, amarelo e vermelho.

Do 1º segmento (quatro vinhetas em tonalidade azul), com acção passada em Boston, às 8 da manhã, encarregou-se Patrícia Furtado, novel desenhadora (a única do grupo que não conheço pessoalmente);

O 2º segmento (quatro vinhetas em tonalidade verde), é da autoria de JCoelho, aliás Jorge Coelho;

O 3º segmento (matizado basicamente de amarelo, embora com mais tonalidades) teve arte de Ricardo Venâncio;

E o 4º e último segmento, de cor avermelhada (ou magenta), teve layout e arte-final de JCoelho, sendo o desenho inicial (pencil, como dizem os americanos) de Ricardo Venâncio.

O argumento para os quatro segmentos - que compõem um todo -, foi escrito pelo argumentista/gionista Nuno Duarte, que também escreveu o guião.
....................................................................................................
Há que felicitar o jornal i pelo apoio que está a dar à BD (posteriormente já publicou vários artigos sobre banda desenhada, acompanhados de imagens em quadricromia. Para além, claro, do artigo que sempre é publicado à 6ª feira, na coluna "Especialista BD", escritos por Cristóvão Gomes - hoje, 25 de Setembro, foi a vez de falar dos argentinos José Muñoz e do seu impressionante trabalho a preto e branco, e dos consistentes argumentos/guiões de Sampayo.
.....................................................................................................
Há apenas a lamentar que, devido talvez à necessidade de chamar a atenção dos leitores de forma mais impressiva, os responsáveis do jornal tenham posto uma frase menos fidedigna no destaque na primeira página (antes de mais, o regozijo deste bloguista bedéfilo por essa atenção à BD), mas a frase, repito, é que não corresponde à realidade, e foi a seguinte:
"Desenhadores portugueses da Marvel recordam o 11 de Setembro em BD para o i"
Ora a realidade é esta: houve desenhadores a trabalhar como freelancers para a Marvel (João Lemos, Nuno "Plati" e Ricardo Tércio), mas não estão - infelizmente - a colaborar em permanência com a citada editora americana. E desses três, nenhum deles colaborou nestas pranchas da peça "Aquele Onze de Setembro".
.................................................................................................
Mais um pormenor curioso:

Todos os ilustradores/autores de BD mencionados pertencem a um conjunto que utiliza as mesmas instalações - um amplíssimo espaço onde até já os vi a dar uns toques habilidosos numa improvisada "chincha" de papel! -, e esse conjunto adoptou a denominação de The Lisbon Studio.

Dele fazem parte: Ana Freitas, Frederico Sá, João Lemos, João Tércio, Jorge Coelho, Miguel Montenegro, Nuno Duarte, Nuno Plati, Patrícia Furtado, Pepedelrey, Pedro Potier, Ricardo Blanco, Ricardo Cabral, Ricardo Tércio, Ricardo Venâncio, Rui Lacas, Sara Barbas, Sérgio Duque.
_________________________________________
Os interessados em ver as postagens anteriores poderão fazê-lo, clicando na categoria indicada em rodapé, "Banda Desenhada portuguesa nos jornais"

terça-feira, setembro 22, 2009

24 HOUR COMICS DAY - dia 3 de Outubro


Apesar de já vir de longe tal desafio, não deixa de impressionar a ideia que lhe está subjacente:CRIAR UMA BD DE 24 PÁGINAS EM 24 HORAS!Eu incluo esta iniciativa na categoria de Concursos de Banda Desenhada porque, em última análise, trata-se de pôr em competição centenas de ilustradores, em vários países, a realizarem o mesmo tipo de obra.
Nunca assisti a nenhuma sessão destas (ou pelo menos, ver o início, e o fim do período de 24 horas), organizadas por livrarias
.
E NUNCA VI, PORQUÊ, EU QUE TENHO FAMA, DESDE HÁ MUITO, DE ESTAR EM TODAS?Porquê?
PORQUE A ÚNICA LIVRARIA PORTUGUESA QUE PARTICIPA NESTA INICIATIVA, EM QUATRO ANOS CONSECUTIVOS, É A LIVRARIA SÉTIMA DIMENSÃO, NO FUNCHAL/MADEIRA
A história deste 24 Hour Comic (título original) inicia-se a 31 de Agosto de 1990, pela mão de Scott McCloud, bem conhecido autor da interessante obra didáctica Understand Comics, e criador deste original conceito (já houve entre nós várias iniciativas vagamente parecidas, na Amadora e em Beja).
Depois de Scott McCloud ter finalizado a sua maratona criativa, várias semelhantes foram levadas a efeito, até que, a 24 de Abril de 2004, Nat Gertler organiza o primeiro 24 HOUR COMICS DAY - 24HCD.
Custa-me acreditar que alguns dos livreiros portugueses especializados em banda desenhada - os que agora, de cor, me lembro: em Lisboa (BdMania, Kingpin Books, Mongorhead Comics), em Almada (Asa Negra Comics), em Coimbra (Dr. Kartoon), no Porto (Central Comics, Mundo Fantasma) cujos donos são os que conheço pessoalmente, respectivamente Paulo Costa e Pedro Silva (BdM), Mário Freitas (Kingpin), Tiago Sério (Mongorhead), Hugo Teixeira & Vidazinha (Asa Negra), João Lameiras & Ramalho Santos (Dr. Kartoon), Hugo de Jesus (Central C.), José Rui Fernandes (Mundo F.),nunca tenham pensado em participar na iniciativa! Ainda há outras livrarias de BD, mas eventualmente com menos possibilidades de organizarem este evento - que implicará o fecho por 24 horas, digo eu.... Essas livrarias (umas) ou lojas (outras), são as seguintes: Livraria Nono Império (Setúbal), Shop Suey Comics (Leiria), Ghoul Gear Comics (Faro), Secção 9 (Aveiro), Casa da BD (Lisboa), e mais alguma que não me ocorra..........................................................................................
VAMOS LÁ CONCRETIZAR:
NO DIA 3 DE OUTUBRO, 87 LOCAIS EM 18 PAÍSES IRÃO PARTICIPAR NO 24 HOUR COMICS DAY.
A fazer o quê?
Já o disse no início do "post":
CRIAR UMA BD DE 24 PÁGINAS EM 24 HORAS.
No dia 3 de Outubro (o primeiro sábado do mês), haverá uns tantos criativos/autores de BD madeirenses a lançarem-se ao trabalho
.
------------------------------------------------------------------
Todas as participações deste ano criadas durante o 24 Hour Comics Day serão alojadas na Ohio State University, na sua Cartoon Research Library, onde ficarão disponíveis para visionamento.
Além disso - é uma hipótese não descartável -, poderá ser editado um livro com as que forem consideradas as melhores participações internacionais.
---------------------------------------------------------------------
Para mais informações, o melhor é visitar o sítio oficial do evento, no endereço:
http://www.24hourcomicsday.com
e também, eventualmente, o da livraria madeirense pertencente ao livreiro, bedéfilo e autor de BD, Roberto Macedo Alves, no endereço:
http://blog.setimadimensao.com

segunda-feira, setembro 21, 2009

Premiados no Concurso de Banda Desenhada do GICAV 09 - Viseu


3º ESCALÃO (dos 18 aos 30 anos)
1º Prémio - David Rafael (desenho), Rui Alexandre (argumento), o desenhador de Faro, o argumentista de Braga (hoje em dia, é relativamente fácil formarem-se equipas deste género, o email resolve tudo!
2º Prémio - Rui Manuel Lourenço (Amadora - Venteira)


1º ESCALÃO (dos 6 aos 12 anos)
1º classificado: João Conde
2º classificado: Ana Luísa Delgado

Apaguei o comentário que aqui estava porque, entretanto, Carlos Alberto Almeida, um dos organizadores do Salão BD, enviou-me fotografia de duas diferentes pranchas, diferentes daquelas que inicialmente aqui tinha afixado.
Foi a primeira vez que tentei mostrar imagens das bandas desenhadas de um concurso, mas a experiência está a ser desmoralizadora, em especial pela pouca qualidade das imagens, obtidas por fotografia sobre as pranchas emolduradas para exposição pública.
(Obviamente que se terá melhor visibilidade, clicando sobre as imagens para as ampliar, peço desculpa a quem sabe)
------------------------------------------------------------------
Anunciei no "post" de Abril 01 o regulamento para este concurso, inserido no XVI Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu - GICAV - 2009 (e neste caso do Salão, ver "post" de Set.11).
O Salão estará a funcionar até 26 Setembro, ou melhor, as exposições montadas em diversos locais da cidade (*) estarão visitáveis até ao próximo sábado.
Entretanto, num alinhamento pragmático, no sábado passado, dia 19 - que era o dia mais preenchido e animado - foram anunciados os vencedores do concurso e entregues os devidos prémios, além de já estarem expostas as pranchas originais das bandas desenhadas escolhidas pelo júri para os prémios principais.
...................................................................................
2º ESCALÃO (dos 13 aos 18 anos)
NÃO HOUVE CONCORRENTES
Comentário deste bloguista:
Enquanto membro de mais de duas dezenas de júris deste tipo de concursos, desde há muitos anos que tenho constatado uma diminuição de participantes no escalão que se segue aos dos mais novos - os que se situam entre os 6 e os 10, 11 ou 12 anos.
Até mesmo a qualidade se ressente: enquanto as crianças têm uma espontaneidade muito grande, e suficiente descontracção para desenharem como lhes dá na real gana, os que entram na fase seguinte, a da adolescência, inibem-se de forma nítida, talvez por adquirirem um maior sentido crítico, e desaparecem durante algum tempo, para voltarem a seguir aos 18 anos, já com outro traquejo, e após terem adquirido a noção de que não basta ter algum jeito, têm de trabalhar bastante mais, aperfeiçoar aquilo que antes faziam espontaneamente. Porque, se há artes de grande exigência de trabalho, estudo, perseverança, uma delas é a Banda Desenhada.
..............................................................................................

(*) Os locais onde estão montadas as exposições, e respectivos temas, informação que julgo útil para quem ainda quiser ir vê-las durante esta semana:
BIBLIOTECA MUNICIPAL - Coleccionismo de Super-Heróis
FÓRUM VISEU - O Cavaleiro das Trevas
IPJ - Mangá, Super-Heróis, Pedro Massano, Autores romenos, Daniel Maia, Homenagem a Vasco Granja, Luminus Box, um fanzine de mangá
MUSEU GRÃO VASCO - "D. Afonso Henriques em traços largos", um panorama do primeiro rei de Portugal na Banda Desenhada, na Caricatura e na Pintura)
BAR LUGAR DO CAPITÃO - Exposição de pranchas do mangaka Hugo Teixeira
---------------------------------------------------------
Para os interessados neste tema, a fim de verem as postagens anteriores bastar-lhes-á clicar na etiqueta indicada em rodapé, "Concursos de Banda Desenhada"

sexta-feira, setembro 11, 2009

Festivais, Salões BD e afins - (Viseu) - XVI Salão Internacional de Banda Desenhada/2009





Pedro Massano é o Homenageado desta edição do Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu. As pranchas acima pertencem a três das muitas obras e personagens criadas por este ecléctico autor-artista de BD.
As duas primeiras pertencem à obra Le Deuil Impossible, editada em dois tomos, em França, pela poderosa editora Glénat (capas dos dois volumes publicados, e nunca traduzidos em Portugal), as seguintes duas pranchas são da obra "Mataram-no Duas Vezes - A Lei do Trabuco e do Punhal"; quanto à quinta imagem, colocada justamente por cima desta legenda, pertence a uma personagem chamada Skate Roller, num episódio publicado a preto e branco no Sobreda BD Fanzine, em 1999.


Cartaz da autoria de Daniel Almeida, um jovem (12 anos!) viseense. É o que se chama trabalhar com a prata da casa, visto que ele já é sócio do GICAV...


Assim, à primeira vista, este programa está pouco legível,para quem não tiver os olhos em boas condições.
Mas basta clicar em cima (oops, peço desculpa, claro que toda a gente sabe disto...).
XVI Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu [2009]

- de 13 a 26 SetembroCom algumas interrupções, o GICAV- Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu tem mantido a realização deste evento, o único (actualmente) que se realiza a Norte da capital, visto que desapareceu, há muitos anos, o que se realizava no Porto.
Merece, portanto, a presença solidária de todos os apreciadores de Banda Desenhada, independentemente de não estar presente nenhum autor estrangeiro de nomeada, como sempre acontece no Festival Internacional de BD da Amadora, e também, embora menos, no Festival Internacional de Beja.
Apesar de se inaugurar no dia 13 de Setembro - um domingo -, o postal/convite que recebi põe a tónica no sábado seguinte, dia 19, de cujo programa destaco:

Às 16h30
ATRIBUIÇÃO PRÉMIO ANIMARTE BD 2008 ao consagrado autor-artista de BD, PEDRO MASSANO (*)
que terá lugar no Instituto Português da Juventude (Pólo de Viseu)
(como se poderá ver no programa reproduzido no topo deste "post").
-----------------------------------------------------------
Programado para a mesma hora (bem, logo a seguir, evidentemente) está a entrega de prémios aos vencedores do concurso de BD, cujo regulamento divulguei atempadamente aqui no "post" de Abril 01, 09, cujo tema era "Se eu fosse um Super-Herói" (e assim se compreende melhor o cartaz do festival).
-------------------------------------------------------------
Às 23h30
Há mais coisas antes, mas para acabar a noite com uns copos e animada cavaqueira, nada como ir inaugurar a exposição do "mangaka" Hugo Teixeira no Bar Lugar do Capitão, um dos sítios mais cool da "náite" viseense.
-----------------------------------------------
Lançamentos editoriais
Haverá vários, dia 19, de que destaco o que concerne directamente à BD:
1) Fanzine Monótonos monólogos de um vagabundo
2) Fanzine Luminus Fantasia - nº2

Sessão de autógrafos
com as seguintes presenças::
Pedro Massano
Daniel Maia
Hugo Teixeira
Catarina Guerreiro
Tânia Guita
Telma Guita
Alexandre Ciubutariu (romeno)
Marian Radu (romeno)
Dodo Nita (estudioso e divulgador romeno)
-----------------------------------------------------
(*) Quem estiver interessado em ler uma curta entrevista que fiz com Pedro Massano, em 31 de Maio de 2006, ou seja, 30 anos depois de ele ter colaborado com a revista Visão (de BD), bastar-lhe-á ir à coluna da esquerda na "home page" e clicar no item Visão-Revista portuguesa de banda desenhada. Além daquela em que o entrevistei, encontrará entrevistas com quase todos os outros autores-artistas colaboradores daquela marcante revista, que virou uma página da nossa BD.
--------------------------------------------------------
Os visitantes mais entusiastas que queiram ver postagens anteriores deste assunto, têm oportunidade fácil, basta um simples clique lá em baixo, na etiqueta para esta mensagem, no rodapé onde diz: Festivais de Banda Desenhada e Prémios respectivos.
---------------------------------------
ESPAÇO PARA ESBOÇOS DE POSTAGENS POSTERIORESEstou a manter afixado com destaque, durante toda a semana, propositadamente, o "post" acima dedicado ao XVI Salão Internacional de BD de Viseu, sem lhe sobrepor outros "posts", que o esconderiam do visitante apressado (o qual, regra geral, só tem tempo e pachorra para ver a "espuma" do blogue), a fim de dar mais tempo de visibilidade ao evento viseense, modesto, sim, embora indispensável ao panorama da especialidade.
Mas entretanto, graças à maleabilidade bloguística, vou fazer aqui neste fundo de página, uma espécie de "preview" do que pretendo focar, com maior amplitude e devidamente ilustrado, na próxima semana.
Fá-lo-ei a pouco e pouco, pela seguinte ordem:
A) Inscreverei os nomes dos vencedores do concurso de banda desenhada realizado no âmbito de iniciativas paralelas ao Salão BD, cujas pranchas, aliás, costumam servir de material para um específico núcleo expositivo.
Saberei os resultados neste fim-de-semana que se aproxima (estarei lá presente, como dei a entender) , e vamos a ver se tenho hipótese de mostrar algumas pranchas das bedês vencedoras.
ACABO DE O FAZER, SÃO 22H05 DE 21 SET., 2ª FEIRA
----------------------------------------------------
B) Entretanto, falarei para já, embora em síntese e sem imagens, de quatro bandas desenhadas levadas a cabo por diferentes autores portugueses, dedicadas ao 11 de Setembro.
Foi uma boa surpresa, proporcionada pelo jornal i naquele mesmo dia 11/09, que calhou a uma 6ª feira.
Antes de mais, devo dizer que passei a comprar sempre o jornal diário i neste dia da semana, por causa da rubrica "Especialista BD", escrita por Cristóvão Gomes.
Acrescento que muito me apeteceu noticiar de imediato a oportuna iniciativa do diário i, mas, repito, respeitei a prioridade ao Salão BD de Viseu. Não se perdeu nada, outros pares meus, bloguistas, já deram a notícia.
PEÇO DESCULPA, AFINAL DEIXEI-ME ENTUSIASMAR POR UMA INICIATIVA CONHECIDA POR "24 HOURS COMICS DAY", E FOI ESSA POSTAGEM QUE AFIXEI A SEGUIR. MAS NÃO DEIXAREI DE FALAR, MAIS "POST" MENOS "POST", DESTAS 4 PRANCHAS, COM MUITA QUALIDADE.
25/9 - Acabo de postar notícia acerca do assunto.
--------------------------------------------------
C) Hoje, dia 17 (devia ter datado os anteriores comentários, só agora me ocorreu), estive a trabalhar no meu outro blogue (muito menos conhecido)
onde acabo de afixar uma postagem relacionada com um dos vários fanzines editados pelo autor de BD José Pires, intitulado Fandwestern (com o sugestivo e elucidativo subtítulo "O Fanzine do Fanático da BD de Western". Será preciso dizer mais alguma coisa?)
Este número pertence a uma série Especial, dedicada ao herói de "western" Matt Marriot, criado pelo excepcional ilustrador inglês Tony Weare. Foi uma obra sequencial, sempre desenhada a preto e branco, de grande sucesso em Inglaterra, publicada em tiras no vespertino Evening News, e que também teve bastante êxito em Portugal através das páginas da revista Mundo de Aventuras, mau grado ter sido impressa numa das fases em que o M.A. era publicado em formato A5, nada favorável à correcta impressão de BD.
Para os interessados em ver algumas imagens daquela série, basta clicar no endereço acima indicado.

terça-feira, setembro 08, 2009

Banda Desenhada portuguesa nas revistas não especializadas em BD (XXXVIII) - "Cais" - Autor: Vasco Martins



Verão - banda desenhada da autoria de Vasco Martins
in revista CAIS # 143 - Agosto 2009

Só agora comprei este exemplar da revista CAIS, embora a data seja do mês passado (ai os Agostos que passam tão depressa, "passou num instante", como diz uma legenda da bd, batendo na mesma tecla). 

Eu acho que o mês de Agosto devia ter mais dias! Que tal fazer-se um abaixo assinado, a exigir a alteração do calendário Gregoriano? Imposto, por razõesque agora não vêm aocaso, por um tal Gregório, que por acaso era Papa (tinha de ser, não devia gostar de praia), a mandar em nós há demasiado tempo, desde 1582! 
Quem concordar com a ideia, faça favor de explanar as suas razões na caixa de comentários.

Vasco Martins parece ter conseguido o exclusivo para a publicação de BD (e não tenho razão de queixa, antes pelo contrário, aprecio o estilo dele, rápido e descontraído), na bem intencionada revista CAIS, que entrou nos 15 anos de publicação (já? como o tempo passa, meu Zeus!).

Como se trata de um episódio que tem a ver com praia, e ainda estamos na estação que deu nome à bd "Verão", opto por afixar este "post" em detrimento de outro no qual já tinha pensado, e até mesmo fazendo passar para segundo plano o regulamento do concurso de BD do Festival da Amadora (enviei sms a vários autores amigos e/ou conhecidos meus, a alertá-los para o citado regulamento. E acredito que vários já estejam a criar ficções e a desenhá-las...).

Será que Vasco Martins (autor que ainda não conheço pessoalmente) irá concorrer ao citado concurso?
--------------------------------------------------
Quem quiser ver as postagens anteriores deste mesmo tema pode fazê-lo clicando no item Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD  indicado em rodapé

sexta-feira, setembro 04, 2009

Concurso de Banda Desenhada (20º) incluído no 20º Festival Internacional de BD - Amadora 2009

Ficha de Inscrição - Basta ampliar, copiar e preencher

Acabo de receber, hoje mesmo, o regulamento do 20º concurso organizado pelo CNBDI - Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, em consonância com o 20º Festival Internacional de Banda Desenhada - Amadora 2009, evento de que é responsável a mesma entidade.
Tinha em carteira vários outros assuntos para colocar no blogue. Mas, em consideração pelo facto de já ter sido contactado diversas vezes por interessados na participação, adio esses assuntos em benefício deste, de que darei uma síntese focando os pontos essenciais.
2º CONCURSO NACIONAL DE BANDA DESENHADA - AMADORA 2009
Tema obrigatório: O Grande Vigésimo
Data limite para entrega das bedês: 1 de Outubro, até às 17h
Idades dos participantes: entre 12 e 30 anos
Escalões etários:
A - dos 17 aos 30
B - dos 12 aos 16
PRÉMIOS
Escalão A
1º - € 1.000.00
2º - € 750.00
3º - € 600.00
Escalão B
1º - € 750.00
2º - € 600.00
3º - € 500.00
..........................................................................
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS (resumo do essencial)
- Cada banda desenhada será constituída por 4 pranchas, originais e inéditas, a preto e branco ou a cores. E acrescentam os organizadores: produzidas nos últimos dois anos.
Mas, aqui entre nós que ninguém nos lê: se o autor não lhes tiver posto a data em que as fez, mesmo que sejam mais antigas, como é que a organização vai saber?
- Apenas são autorizados dois formatos:
A4 (210x297mm)
ou
A3 (297x420 mm)
- As quatro pranchas têm de estar numeradas (caso contrário, por vezes os membros do júri perdem tempo para perceber qual a sequência, especialmente quando não têm legendas, ou então, quando são colocadas em exposição, ficam trocadas :-(
- Os autores têm de fazer duas fotocópias de cada prancha, ficando um conjunto em seu poder, e enviando o outro conjunto a acompanhar as pranchas originais.
- As pranchas não podem estar assinadas. Os concorrentes devem deixar um pequeno espaço em branco em cada uma delas a fim de posteriormente as assinarem, para efeitos de exposição ou publicação.
- Todas as pranchas e respectivas cópias devem estar numeradas e identificadas com o pseudónimo e o escalão a que pertence o concorrente, no verso.
- O pseudónimo tem de ser inédito, não podendo ter sido já usado anteriormente.
- As pranchas das bandas desenhadas premiadas passam a ser propriedade da entidade promotora do concurso.
..............................................................................
INSCRIÇÃO
- Cada concorrente terá de pagar €2.50 para cobrir a despesa da devolução das pranchas (Vem a propósito dizer que as obras participantes não premiadas serão devolvidas pela CMA/CNBDI, por correio, aos participantes).
O pagamento é feito por cheque à ordem de:
Tesoureiro da Câmara Municipal da Amadora.
- Para efeitos de participação, os concorrentes devem recortar ou fotocopiar o cupão (Ficha de Inscrição que está no topo deste "post") e enviá-lo, juntamente com uma fotocópia do B.I., outra do Cartão de Contribuinte (ou NIF - Nº de Identificação Fiscal), e enviar todos estes elementos, juntamente com o cheque, em envelope fechado, com o pseudónimo por fora, a acompanhar as pranchas, dirigido a:
20º Concurso de BD - Amadora
Festival Internacional de Banda Desenhada
CMA-CNBDI
Av. do Brasil, 52A
2700-134 AMADORA/PORTUGAL
............................................................
Qualquer dúvida que possa deixar este resumo poderá ser esclarecida pela leitura completa do regulamento, visível em:
----------------------------------------------------
Quem tiver curiosidade de ver regulamentos anteriores, e até alguns subsídios meus para um estudo dedicado a este assunto, basta clicar no item "Concursos de Banda Desenhada" indicado em rodapé

quarta-feira, setembro 02, 2009

Comic Jam - 13ª prancha - Brincadeira gráfica mensal por aavv


Vale a pena ampliar a imagem para poder apreciar melhor as vinhetas desenhadas a traços mais finos, fruto de serem feitas de improviso, em cima da mesa do restaurante, e sem o material mais indicado para o efeito.

Nota: na 5ª vinheta, da autoria de André Reis, onde está escrito "figmento", deveria estar, talvez "fingimento", ou "fragmento" (vou falar com o jovem autor, para saber qual a palavra que ele queria escrever, far-se-á a correcção quando o comic jam for editado num fanzine de papel).

O Convidado Especial do 301º encontro da Tertúlia BD de Lisboa chama-se Ricardo Reis, coincidente, como se sabe, com um dos mais conhecidos heterónimos de Fernando Pessoa. Daí que o jovem autor (a sua síntese biográfica está legível na anterior postagem), iniciante do comic jam - ele próprio incluído como personagem nas 4ª, 5ª, e 6ª vinhetas) tenha escolhido para personagem principal deste cadavre exquis a bem conhecida imagem do poeta.

Uma sequência engraçadíssima e com óptimos desenhos improvisados "ao momento", que divertirá, entre outros eventuais visitantes deste blogue, Inês Pedrosa, directora da Casa Fernando Pessoa, e apreciadora de banda desenhada (as pessoas cultas admiram a BD, só os conservadores preconceituosos a depreciam como coisa para crianças, há que repeti-lo à saciedade).

Colaboradores desta 3ª prancha:
1ª vinheta - Ricardo Reis - Convidado Especial da TBDL
2ª vinheta - JCoelho (Jorge Coelho)
3ª vinheta - Pepedelrey
4ª vinheta
- André Oliveira
5ª vinheta - André Reis
6ª vinheta - Carlos Páscoa
(que reproduziu muito bem o interior do restaurante Gina, ou não fosse ele arquitecto...).

.............................................................................
O fanzine Comic Jam nº 1, após a sua edição mensal neste blogue, foi já editado em papel, e pode ser visto na totalidade no meu outro blogue
http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/
-----------------------------------------------------------------
Para ver as pranchas anteriores basta clicar no título Comic Jam visível no rodapé deste "post".