quarta-feira, janeiro 31, 2018
21º Salão do Brinquedo de Lisboa, com BD
Mas a que propósito aparece, num blogue dedicado à BD, um post a falar de um salão especializado em brinquedos? A questão é pertinente, e tem a seguinte explicação:
Malgrado sempre me ter esquivado a divulgar este evento aqui no blogue (e já vai na sua 21ª edição) exactamente por se dedicar a brinquedos e não à BD, a verdade é que sempre naquela feira de brinquedos antigos tenho encontrado comerciantes com (boas) tendências alfarrabistas de banda desenhada, e até já lá comprei publicações de alguma raridade.
Daí que tenha decidido finalmente divulgar este Salão do Brinquedo de Lisboa, aliás bastante invulgar, único no seu género em Lisboa, e talvez mesmo em Portugal, abrindo assim uma excepção. Compreensível pelo facto de, afinal de contas, no meio daqueles brinquedos todos, haver por lá muita BD, que até justificaria que se intitulasse "Salão do Brinquedo e de BD de Lisboa".
Já propus isso ao organizador do evento, o meu amigo Ricardo Leite (ele é principalmente "toy broker", mas também entusiasta de BD, e até autor) mas ainda não o consegui convencer...
Portanto, por um dia apenas (sábado, dia 3 de Fevereiro de 2018, das 10h00 às 18h00, na Sala Veneza do Hotel Roma, na Avenida de Roma), os interessados em coisas antigas de BD, revistas e álbuns, têm uma imprevista oportunidade.
terça-feira, janeiro 30, 2018
Conversa sobre BD com Daniela Viçoso
Daniela Viçoso apresenta-se no meio artístico com grande versatilidade - ela é pintora, ilustradora, autora de BD, com obra no quadrante japonês da mangá - além de ser uma inusitada entusiasta do tema "boy's love", com obra do género já publicada, a banda desenhada sob o título "O Infante".
Quem ficar com curiosidade em conhecer e ouvir Daniela Viçoso, aí está a oportunidade que surge com a iniciativa do Museu Bordalo Pinheiro intitulada "Colóquios à Sexta por Artistas Convidados".
E é já na próxima 6ª feira, dia 2 de Fevereiro, pelas 18h00, no Museu Bordalo Pinheiro, Campo Grande, 382, Lisboa
----------------------------------------------------
Para ver postagens anteriores deste tema, basta clicar na etiqueta "Conversas Soltas sobre Banda Desenhada" visível no rodapé
segunda-feira, janeiro 29, 2018
Flea Market de BD em Alcântara
A banda desenhada passou a ter mais uma loja em Lisboa e, de vez em quando, um espaço ao ar livre chamado Flea Market Alcântara, onde haverá à venda BD europeia, americana (comics) e japonesa (mangá).
A organização do "Flea Market" é da novel loja (abriu em fins de 2017) Gateway City Comics, e das activistas culturais e bedéfilas Soraia e Susana (esta última boss da Gateway, como diz o Nuno Plati), com o apoio da Junta de Freguesia de Alcântara. O evento ao ar livre teve a sua 1ª edição no dia 1 de Dezembro de 2017.
Um aspecto relevante, iniciado nessa estreia e que se mantém, é o de este mercado incluir uma componente de trocas de peças de BD. Qualquer pessoa pode levar álbuns ou revistas de banda desenhada antigas ou actuais que já não lhe interesse a fim de as trocar por outras com quem participe nesta iniciativa.
Quem quiser ter um espaço reservado para expor os produtos, deve realizar uma inscrição prévia junto à Gateway City Comics (sem custos!) através do email ruteserra@gatewaycitycomics.pt
As inscrições são limitadas ao espaço existente.
O "2º Flea Market" vai realizar-se a 3 de Março (*) de 2018, das 10h00 às 17h00. Começa na própria loja de BD na Rua de Alcântara, 42B, em Lisboa, abarca o largo adjacente a esta rua, e estende-se até ao Largo do Calvário.
Pormenor do aspecto da rua de Alcântara durante o 1º Flea Market
Nota que se pretende bem humorada: não consta que haja pulgas no evento :-)
(*) Esteve marcado para 3 de Fevereiro, mas tive hoje a informação de que a data foi adiada um mês.
E soube também, por amabilidade da "boss" Susana Serra que no dia 5 de Maio o "flea market" incluirá o evento mundial "free comic book day".
Etiquetas:
Alcântara,
Feiras BD,
Flea Market BD,
Lisboa eventos BD
domingo, janeiro 28, 2018
Exposição de BD e Ilustração na Casa de Cultura de Beja
Phermad, aliás Fernando Madeira, é um algarvio ilustrador e autor de BD.
Em Beja, na Casa da Cultura (ver imagem acima), inaugurou-se ontem, sábado, dia 27 de Janeiro, uma exposição com obras de banda desenhada e ilustração de sua autoria, que estará patente até 24 de Março.
------------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica "Exposições BD Avulsas" podem fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé
Etiquetas:
Beja Casa da Cultura,
Exposições BD avulsas,
Phermad
Subscrever:
Mensagens (Atom)