Imagem (em suave matiz azul*) de banda desenhada em traço de Coq, ilustrando argumento de Goscinny
O castelo (fictício) que vem aumentar a galeria já extensa de Castelos na Banda Desenhada foi extraído da obra de índole biográfica e antológica Les Archives Goscinny - La Fée Aveline - 1967-1969.
A vinheta inicial (em ligeira tonalidade verde*) de La Fée Aveline (A Fada Aveline), que começa como sempre começam as hisórias de fadas: "Era uma vez um país encantado..."
A curiosidade desta obra La Fée Aveline é a de ser praticamente desconhecida dos bedéfilos em geral, e até mesmo, em particular, dos admiradores do escritor-argumentista Goscinny. Isto porque a série La Fée Aveline (desenhada por Coq, pseudónimo do espanhol Luis Garcia Gallo) foi impressa originalmente na revista Jours de France, e a reprodução neste livro Les Archives Goscinny significa o resultado da recuperação das pranchas publicadas e praticamente esquecidas nas páginas da citada revista.
*Nota em relação ao colorido dos dois excertos gráficos reproduzidos: as suaves tonalidades com que se apresentam as imagens foram realizadas propositadamente para a obra citada. A banda desenhada foi publicada originalmente a preto e branco, tal como aparece nalgumas páginas do livro "Les Archives Goscinny".
A propósito de Goscinny (que, mesmo não sendo o desenhador do castelo, é o elemento mais importante do duo), uma muito breve síntese biobibliográfica:
René Goscinny, Paris, 1926-1977. Foi prolífico argumentista, tendo a seu crédito a criação ficcional e literária de numerosas séries de banda desenhada, a primeira das quais se intitulou Jehan Pistolet, seguida por várias outras, algumas de reconhecida qualidade e merecida popularidade. Eis uma lista (incompleta):
Luc Junior, Sylvie, alguns episódios para as Belles histoires de l'Oncle Paul, Bill Blanchart, Signor Spaghetti, Strapontin, Oumpah-Pah, Iznogoud, Lucky Luke e, claro, Astérix.
---------------------------------------------------
"Post" remissivo
Sobre "Castelos na Banda Desenhada" há dezasseis textos anteriores. Os bedéfilos (amigos da BD) e os castelófilos (amigos dos castelos) podem visitá-los, virtualmente, usando a ajuda da "muleta" Archives.
Datas de publicação e nomes dos autores:
(XVI) Dez. 13 - Fictício - Autor: Richard Felton Outcault
(XV) Nov. 16 - Lisboa - Autor: Artur Correia (sob argumento de António Gomes de Almeida)
(XIV) Out. 4 - Santarém - Autor: Pedro Massano
(XIII) Agosto, 14 - Monsanto - Autor: Andreia Rechena
(XII) Agosto, 4 - Fictício (8) - Autor: Carlos Roque
(XI) Julho, 13 - Sabugal - Autor: Manuel Morgado (sob argumento de Marcos Osório
(X) Julho, 7 - Fictício (7) - Autor: Bilal
(IX) Maio, 26 - Fictício (6) - Autor: Walter Booth
(VIII) Abril 20 - Castelo de Almada - Autor: Victor Borges (sob argumento de J. Machado-Dias)
(VII) Fev.10 - Fictício (5) - Autor: F. de Felipe
(VI) Jan.18- Fictício (4) -Autor: Moebius
(V) Jan.06- Fictício (3) - Autor: José Morim
2006 (Daqui para cima)
(IV) Dez.22- Fictício - Autor: Harold Foster
(III) Nov.17 - Castelo de Trancoso-Autor: Fernando Santos Costa
(II) Nov.10 - Castelo de Faro-Autor: José Garcês
(I) Nov.7 - Fictício - Autor: António Vaz Pereira
2005 (Daqui para cima)
2 comentários:
Saudações.
Em bons tempos venhop descobrir o teu blog. Sou marionetista e também uma devoradora de B.D. (não tanto agora como em tempos idos...). Mas cá voltarei mais vezes para ler e rever.
Um abraço
ângela
www.mala-em-viagem.blogspot.com
Olá desconhecida Ângela
Graças pela visita. Também já visitei o teu blog e gostei bastante. Vejo que, além de marionetes, também gostas de banda desenhada. As pessoas cultas são abrangentes.
Até um próximo contacto, meu ou teu.
Saudações bedéfilas.
Enviar um comentário