domingo, setembro 04, 2011

Tertúlia BD de Lisboa


Estamos no 26º ano da existência da Tertúlia BD de Lisboa. Vai haver mais um encontro, o 326º, no qual participarão pessoas de várias idades mas com um denominador comum: o gosto pela banda desenhada.

Faz parte do programa mensal haver um autor de BD consagrado ou novo, respectivamente, Homenageado ou ainda apenas Convidado Especial - neste segundo caso trata-se de um incentivo. Que, desta vez, recai sobre a jovem Ana Saúde, muito inclinada inicialmente para a mangá, mas actualmente a tornar-se mais abrangente, indo também buscar influências à BD europeia.

É com ela que teremos o verdadeiro momento de tertúlia. Ouvi-la-emos falar de si própria, do seu início, das partilhas de experiências gráficas com outros autores, e das suas esperanças na área da figuaração narrativa.
----------------------------------------------------------
ANA SAÚDE

Biobibliografia

Ana Margarida Asseiceiro da Saúde nasceu no ano de 1982, em Lisboa, onde completou o ensino secundário na área da informática.

Nos últimos anos escolares começaram os seus contactos com a BD.e, através de pressões do seu grupo de colegas e amigos, começou a fazer as suas primeiras bandas desenhadas, com fortes influências das mangás de vários mangakas japoneses, nomeadamente Yoshiyuki Sadamoto, Hiroyuki Asada, Clamp e Yoshitoshi Abe.

Sentindo necessidade de aumentar os seus conhecimentos técnicos e artísticos, fez vários cursos na área do Webdesign e Development, assim como, durante seis meses, frequentou um curso de Ilustração e BDno Centro de Arte & Comunicação Visual - Ar.Co.

Em 2005 organizou dois eventos relacionados com animação e cultura japonesa.

Em 2006 entrou em contacto com os "Comics", onde recebeu influências de alguns autores da BD americana.

Em 2007 iniciou a sua colaboração com o Grupo Entropia, sendo já hoje um dos pilares desse colectivo dedicado à Banda Desenhada e Ilustração.

Como autora de de BD, o seu currículo - com início em 2007 - inclui as seguintes participações:

2007 - No fanzine Funzip (#4), com a bd "Parque Infantil" (4 pranchas a p/b), sob argumento de João Veiga;

2008 - Novamente com argumento de João Veiga, fez a bd "A Descoberta" (4 p.a p/b), publicada no fanzine Tertúlia BDzine (nº 130);

2009
- Participou na revista Celacanto (nº1) com a banda desenhada de sua autoria completa (argumento e desenho), intitulada "Consciência" (2 p.a p/b);
- Voltou a colaborar no fanzine Funzip (Edição Especial) com a bedê "Post Scriptum" (7 p.a p/b) , sob argumento de XPeTO, fazendo também o design e a paginação do zine;
- Publicou duas bandas desenhadas no seu próprio blogue: "Badaladas" (2p a p/b) e "Destino Universal" (4 pranchas ainda não arte-finalizadas), ambas as bedês com argumento de Nuno Sarmento;

2010
- Participou uma segunda vez na revista Celacanto (nº2) com a bd "Uivo do Passado" (2 p.a p/b), em colaboração com diferente argumentista, Miguel Martins;
- De novo a trabalhar para o Funzip (#5), fez a bd "Escolhas" (5 p.a p/b), wm colaboração com o argumentista Pedro Rito;

2011
- Fez a bd "Mediterrâneo" (4 p.a cor) apoiada em argumento de Nuno Sarmento, para o nº 3 (ainda não publicado) da revista Celacanto;
- Com o argumentista Miguel Ferreira desenhou a bd "Cybershell" (6 p.a p/b) para o Funzip #6, sendo igualmente de sua autoria design e paginação;
- Colaborou segunda vez no Tertúlia BDzine (nº 164) com a bd "A Lesma" (4p.a p/b);
- A bd "A Idade da Inocência" (4p.a cor), de novo com o argumentista Miguel Ferreira, participou na exposição "Universos da Entropia", mas vai ser passada a preto e branco para ser publicada no fanzine Shock:
- Entre 2008 e 2011 colaborou cinco vezes no "Comic Jam" (mais conhecido por "Cadáver Esquisito"), realizado mensalmente na Tertúlia BD de Lisboa, com uma vinheta em cada um dos seguintes episódios: "O dia em que o André Oliveira foi...", "O dia em que a tertúlia fez 24 anos", "O dia em que o Ricardo Correia foi...", "O dia de Natal na tertúlia" e "O dia em que Ana Saúde foi...".
Os dois primeiros episódios mencionados foram incluídos no fanzine Comic Jam (#1-Jul 09), que englobava as dez pranchas realizadas nos encontros da TBDL entre Agosto de 2008 e Junho de 2009.
- A bd em quatro pranchas a cores, intitulada "Nos Bastidores: Chameleon", de sua autoria completa (argumento, desenho e colorização), destina-se ao Tertúlia BDzine, onde será publicada num próximo número.
- Ainda em 2011, Ana Saúde foi distinguida na Tertúlia BD de Lisboa na categoria de Convidada Especial.

- Os seus espaços internéticos:
http://www.astsunami.net/
http://bdembd.blogspot.com/
http://nekoi-chan.deviantart.com
http://kzine.grupoentropia.net/

Nota: As imagens que ilustram o presente "post" são da bd "Nos Bastidores: Chameleon", da autoria de Ana Saúde, com argumento dela e de Nuno Sarmento.
Por problemas técnicos não foi possível pôr a banda desenhada completa
--------------------------------------------------
Lista de presenças na TBDL
(Anotação feita a posteriori)

1. Abílio Pereira
2. Adelina Menaia
3. Aida Teixeira
4. Alexandre Rodrigues
5. Álvaro
6. Ana Saúde - Convidada Especial
7. Ana Vidazinha
8. André Oliveira
9. Bruno Martins
10.David Ribeiro
11.Fernando Wintermantel
12.Fil
13.Filipe Duarte
14. Gastão Travado
15.Geraldes Lino
16.Guilherme Mendes
17.Hugo Teixeira
18.Inácia da Silva
19.João Figueiredo
20.João Gundersen
21.João Paulo Sá-Chaves
22.João Sequeira
23.João Vasco Leal
24.José Abrantes
25.Lito Silva (Autor angolano de BD)
26.Luís Pinto-Coelho
27.Manuel Fernandes
28.Maria José Pereira
29.Melanie Carichas
30.Miguel Ferreira
31. Miguel Sousa Ferreira
32.Milhano
33.Moreno
34.Paulo Marques
35.Pedro Bouça
36.Rechena
37.Rui Domingues
38.Sandra Rosa
39.Suzana Fernandes
40.Teresa Régio
41.Viçoso, Isabel
42.Virgínia Soares
43. Vítor Hugo Nascimento

1 comentário:

João Raz disse...

Muito merecido sim senhor.

Um grande bem hajam
João