O apoio governamental reactivou a importante iniciativa de apoio às artes e letras (a BD abarca as duas) em Julho último, após publicação no Diário da República.
As bolsas anuais têm, cada uma, o valor de 15.000 euros, e as semestrais, 7.500 euros. Marta Teives (Marta de Sousa Teives Henriques, como informa a notícia oficial) está incluída nas bolsas anuais, e Nuno Saraiva nas semestrais.
O elemento do júri para a BD foi João Paiva Boléo.
-----------------------------------------------------
(*) Filipe Abranches, MJosé Carlos Fernandes, Miguel Rocha, David Soares, foram os autores beneficiários dessa primeira fase das citadas bolsas, que tinham uma duração anual.
.............................................................
1) Filipe Abranches foi o primeiro seleccionado, em 1999, e realizou a obra "O Diário de K." (*) a partir de Raul Brandão, publicada em 2001. A bolsa atribuída era no valor de 250 contos (250.000$00, equivalente a 1.250€) por mês, durante um ano.
(*) Imagem da capa em cima
------------------------------------------------------
2) José Carlos Fernandes obteve em 2000 a bolsa de criação literária para o projecto "O Museu Nacional para o Acessório e o Irrelevante" (imagem da capa em cima).
-----------------------------------------------------------
3) Miguel Rocha foi seleccionado em 2002, com "Beterraba: A Vida Numa Colher" (*).
(*) Imagem da capa em cima
-----------------------------------------------------
4) David Soares foi o último a beneficiar das bolsas, em 2002, extinguidas pelo governo de então. A sua obra publicada sob esse apoio foi "A Última Grande Sala de Cinema" (*)
(*) Imagem da capa em cima
Sem comentários:
Enviar um comentário