sábado, julho 30, 2016

Avenida Marginal- 3ª edição - Resultados do concurso


Gosto sempre de divulgar os resultados dos concursos que apresento aqui no blogue. 
Recebi há algum tempo os nomes dos vencedores do Concurso Internacional de Banda Desenhada/Histórias em Quadrinhos - Avenida Marginal - 3ª edição - 2016, mas só agora me deu jeito fazer a respectiva divulgação (que, aliás, o organizador do concurso, Marco Silva, fez em devido tempo através do site oficial do concurso *).

Houve um 1º classificado e seis com menção honrosa. Reproduzo em seguida os títulos das bandas desenhadas, nomes e nacionalidades dos respectivos autores.


“O Outro”
Rodrigo Rosa (Brasil)
Primeiro Lugar


“Macclesfield – 1992”
Cassiano Fagundes e Guilherme Caldas (Brasil)
Menção Honrosa

“Sopa de Letras”
Catarina Bico (Portugal)
Menção Honrosa

“Eternidade”
Aline Lemos (Brasil)
Menção Honrosa

“Os Homens são Ilhas”
Mafalda Duarte (Portugal)
Menção Honrosa

“O Menino e as Estrelas”
Amine Portugal (Brasil)
Menção Honrosa

“Fazer Quadrinhos vai Destruir Você. Vai partir seu Coração”
André Valente (Brasil)
Menção Honrosa


Comentário crítico: A obra vencedora do concurso é uma curtíssima de BD - bd de prancha única - de elevado nível gráfico, com uma base ficcional muito interessante, em que a personagem principal se confronta com um indivíduo extraordinariamente parecido. 
O tema não é totalmente inédito: no próprio texto da bedê, o autor faz referência a situação semelhante existente num episódio da autoria de Hugo Pratt, "A Casa Dourada de Samarcanda", em que Corto Maltese teme encontrar-se com alguém que considera um sósia. 
Mas, claro, trata-se de uma simples referência, que não retira valor criativo à banda desenhada "O Outro"   


  *
http://concursobdavenidamarginal.blogspot.pt/


P.S. - O organizador tenciona fazer exposição das bandas desenhadas concorrentes em Lisboa e em Curitiba


----------------------------------------------
Para ver as postagens anteriores referentes a concursos de banda desenhada bastará clicar no item: Concursos de Banda Desenhada, visível no rodapé      

quinta-feira, julho 28, 2016

Exposição de BD de Taiwan, Hong Kong e Manila



A Livraria El Pep Store & Gallery, embora tenha mudado de poiso, não abdica de estar activa com exposições, como é lógico, atendendo à dinâmica do dono da livraria, o bem conhecido e apreciado autor de BD que usa o pseudónimo de Pepedelrey.

Desta vez trata-se de uma colectiva de cinco autores de Taiwan (Ilha Formosa), Hong Kong e Manila, publicados pela Slowork Publishing.

Inaugura dia 29 de Julho, sexta-feira, pelas 18h00, sendo o evento complementado por uma cerimónia tradicional de chá de Taiwan.

A exposição vai estar patente até ao dia 12 de Agosto. E atenção, haverá à venda algumas das edições em inglês, arte original e serigrafias.

Livaria ElPep Store & Gallery
Calçada dos Cesteiros, 7
(Próximo de Santa Apolónia e da Feira da Ladra)
Lisboa 
-------------------------------------- 
Para ver postagens anteriores relacionadas com este tema, bastará clicar no item Exposições BD Avulsas, visível no rodapé

quarta-feira, julho 27, 2016

Como ouvir Stockhausen com a barriga cheia - uma bd de Piágoras









Pitágoras aka Nuno Beirão foi aqui apresentado através de uma entrevista (1) feita para o suplemento "Tablóide" do já desaparecido jornal Diário Popular.

Nesse mesmo suplemento, em publicação nos anos oitenta do século passado, foi reproduzida seguidamente a banda desenhada «Jon Vitus em 'Como Ouvir Stockhausen Com a Barriga Cheia'», da autoria completa (argumento/desenho/legendagem) daquele ilustrador/autor de BD.

Vejam/leiam a peça que se exibe na parte superior do post. 



(1) Ver a entrevista em 
http://divulgandobd.blogspot.pt/2016/07/entrevistas-antigas-autores-de-bd-viii.html

-----------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica BD portuguesa nos jornais poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé