segunda-feira, junho 27, 2005

Jazz na BD

Já aqui falei do meu novo fanzine, dedicado à banda desenhada e ao jazz.
Como é habitual neste tipo de publicações amadoras, a distribuição é feita pelos próprios editores (faneditores, é a definição especializada), e é isso que tenho andado a fazer. Como se impunha, fui a uma discoteca (para o caso é uma loja de venda de discos e não espaço de dança), especializada em jazz, a Trem Azul, localizada ao fundo da rua do Alecrim, no nº 21 A.
Como a discoteca engloba uma pequena galeria de arte - onde então estava uma exposição de fotografias de músicos de jazz -, o bacano Jorge Trindade, que conheci na altura, convidou-me a organizar uma exposição com as duas bedês que compõem a componente ilustrada do zine. E assim se fez. Portanto, até ao dia 25 de Julho, a mostra de BD estará à disposição dos bedéfilos e, já agora, também de quem goste de jazz. Na galeria encontrará um "flyer" onde escrevi o seguinte:
"Cruzar visualmente a Banda Desenhada e o Jazz é a intenção de quem edita o fanzine Jazzbanda, tentando que as sonoridades "jazzísticas" se transmitam pelas imagens sequenciais, a própria essência da BD.
As pranchas originais com as imagens, reproduzidas nas páginas do fanzine - por extenso: um magazine editado por um fã (fan) - ganham mais ressonância visual quando expostas, e dão maior realce ao labor dos dois artistas/autores de BD, o já consagrado Pedro Massano, e Ricardo Cabral, um novo de talento emergente."

4 comentários:

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Www cialis Lasik ontario Withdrawal tamiflu Car insurance quotes newfoundland canada Cel phones models blackberry look for find incorporate with business.com advertising endeavors web page Dodge srt 4 review Mitsubishi universal remote control programming codes cellular phones adderall and prozac interaction http://www.cadillac-cts-8.info/190sl_mercedes_bens.html Tennis harbor springs petosky Botox larnyx 3 weeks no voice aston martin f1 almira washington aston martin cars for sale Mmf group sex free galleries aston martin db7 low profile tyres Olifin area rugs wholesale

Anónimo disse...

best regards, nice info » » »

Anónimo disse...

como juntar dois amores meus; boa ideia geraldes.abraço do aparicio

Rui Azul disse...

Não sei se têm conhecimento de um fanzine que saiu nos finais dos 70, o BELO ZEBU, produzido e desenhado por alunos de Belas Artes do Porto. Eu (Rui Azul) entusiasmei uma dezena de colegas e lá saíu o nº0. Em 79/80 fui viver para Rotterdão, e como sou saxofonista de Jazz fiquei 4 anos a trabalhar na banda residente do maior clube de Jazz da cidade, o B14 Jazz. Entretanto fui colaborando a nível de BD, com estórias de 2 pranchas, em inglês ou sem diálogos (não falo holandês), na revista 'De Vrije Balonen'. Gostaria de reunir autores para se produzir um fanzine no Porto. Conseguem ajudar-me a contactar esses artistas.(também desenhei o álbum "Uma Viagem Fantástica", com scenario de Manuel António Pina, cuja acção é passada no Porto.
Podem ajudar-me? Obr. Rui Azul