sexta-feira, abril 27, 2007

Tertúlia BD de Lisboa - 271º Encontro mensal

Prancha da autoria de Miguel Cabral
in revista Voar- nº4, Agosto 96

Na próxima 3ª feira, dia 1 de Maio (apesar de feriado, lá estaremos no Parque Mayer, para nós o local onde se realiza a TBDL nunca fecha!), e teremos, como sempre, um autor de BD a apresentar-se aos "tertulianos bedéfilos" e "tertulianas bedéfilas" (as presenças rondam sempre as quarenta).
--------------------------------------------------------------------------

MIGUEL CABRAL

Síntese biográfica


O autor que vai ser o Convidado Especial usa Miguel Cabral por nome artístico. O seu nome completo é José Miguel Cabral, nasceu em Lisboa em 1972 e é licenciado em Arquitectura.
Mais pormenores biográficos saber-se-ão na Autobiografia Ilustrada que, como sempre, será distribuída por todos os participantes.
Miguel Cabral participou em concursos de BD, colaborou em fanzines, um dos quais, KBD, foi o editautor, ou seja, fez as bandas desenhadas, imaginou o título brincalhão, e editou ele próprio o zine. É o autor completo (argumento e desenho) da série Fidel e Tatá, de que foram editados oito episódios na revista Voar. Um desses episódios pode ser visto lá em cima no topo do "post".
Já aqui foram explanados os "itens" que se aplicam aos autores integráveis na categoria de "Convidado Especial" (e não "Homenageado"): uns ainda muito jovens, em princípio de carreira; outros que, independentemente da sua idade, só começaram a fazer BD em data recente; e ainda alguns que realizaram bandas desenhadas (e foram editadas), mas que pararam de fazer BD e optaram por actividade diferente (que remédio, na maior parte dos casos...). Foi o que aconteceu com Miguel Cabral, que se dedicou, pragmaticamente, a trabalhar como arquitecto.
Nunca mais fez BD, o que é pena (e o diploma que vai receber é uma espécie de incentivo para ele regressar), tanto mais que o Miguel não se limita a arquitectar, também arranja tempo para tocar... Com efeito, está ligado à música através da sua própria editora, a Rudimentol (depois do título do fanzine, KBD, mais um trocadilho), a fazer concorrência ao "rei do trocadilho", o meu amigo Luís Graça, jornalista, escritor e poeta, que em cada duas frases, uma traz trocadilho...
---------------------------------------------
"Post" remissivo
Acerca da Tertúlia BD de Lisboa podem ser lidos outros textos nas datas:
Abril, 1
Março 6
2007
Dez. 19, Nov. 3, Set. 29, Set. 2, Jul. 28, Jul. 1, Jun. 3, Abril. 24, Março, 30, Março 2
2006
Dez. 19, Nov.30, Out.28, Set. 29, Set.3, Jul. 31
2005
O "post" de 2005, Julho 31, primeiro acerca deste tema, tem um texto bastante extenso onde se fica com uma ideia mais clara do que é, e como funciona, esta Associação Informal Tertúlia BD de Lisboa.

5 comentários:

Capitão-Mor disse...

Um abraço ao Luís Graça!

GEvan.. disse...

Caro Geraldes Lino! Finalmente tenho a oportunidade de ir a Lisboa numa Terça Feira porém... Vou estar no lançamento dos novos comics da Kingpin.. e por conseguinte nao poderei ir à tertulia..

Ainda um dia espero ter a oportunidade de conseguir participar num desses jantares q organiza.. quanto mais nao seja porq tive a honra de receber varios convites seus e nunca pude comparecer.

Um bem haja para si e espero encontra-lo em Beja! Lá falaremos melhor.

Geraldes Lino disse...

Eu também conto lá estar no lançamento da C.A.O.S., mas em género "rapidinha", porque saio de repente para ir para a tertúlia, onde não posso faltar (ao longo destes 21 anos, só não pude estar presente três vezes, por motivos absolutamente inultrapassáveis).
Afinal, você também ainda lá poderia ir, se estivesse verdadeiramente interessado, porque a tertúlia só encerra às 23h00, enquanto que o jantar a que você tem pena de não ir - e que é apenas a 1ª parte da Tertúlia BD de Lisboa -, o jantar, dizia, esse de facto decorre entre as 20h e as 21h30. A partir dessa hora é a 2ªparte, que consta de uma componente interactiva, um sorteio de peças de BD, que leva as pessoas a contactarem umas com as outras, pessoas de todas as idades (ou não fosse a BD uma forma de arte destinada a bedéfilos dos 7 aos 77 anos!). E a 3ªparte, a mais importante - foi para ela que eu criei a TBDL - , entre as 22h30 e as 23h00, é o momento da conversa com o (a) Convidado(a) Especial, ou Homenageado(a) e a entrega de um Diploma, em nome da Associação Informal Tertúlia BD de Lisboa.
Ora calculo que o lançamento da Kingpin of Comics, não ultrapassará as 21h00 ou, no máximo, 21h30. Como vai haver lá um beberete, e talvez uns rissoizitos (o Mário Freitas é um bom anfitrião), você, depois de petiscar podia muito bem ir ainda à TBDL, visto que mora longe de Lisboa, e tão depressa não vai ter nova oportunidade.

GEvan.. disse...

Caro Geraldes Lino.. Acredite que eu terei interesse.. só nao sei como lá ir ter pois nao vou estar de carro e nao conheço Lisboa!..

E acredite que eu já ando a ver se arranjo um guia para ir lá comigo (espero que possa levar amigos)... Portanto, se conseguir convencer a malta, ainda lá apareço. Isto se for possivel ir de transportes públicos.

De qualquer forma não posso prometer nada pois tenho ideia de que o lançamento irá terminar às 22h, o que será dificil la comparecer na tertulia a horas de ainda assitir a algo. Mas vou fazer os possiveis pois tenho curiosidade em assistir um dia aos seus encontros.

De resto depois amanha quando comparecer ao lançamento do Super Pig e CAOS poderá m explicar melhor a situaçao.

Um grande abraço e até amanha.

Geraldes Lino disse...

Caro Capitão-Mor
Gostaria de ter o seu contacto (tlf, tlm ou e-mail). Posso pedir ao nosso comum amigo Luís Graça (se é que ele o conhece por este psedónimo)?