quarta-feira, julho 14, 2010

Concurso Jovens Criadores 2010


Incentivar o interesse da juventude pelas artes, tanto no seu desfrute como na própria realização, é sempre positivo.
Louve-se portanto a existência anual do Concurso Jovens Criadores, o qual inclui catorze formas de arte, entre elas, naturalmente, a Banda Desenhada.
-------------------------------------------
Sem mais preâmbulos, vou já mostrar uma
Síntese do regulamento

BANDA DESENHADA

Os concorrentes a esta área poderão apresentar projectos compostos por um máximo de 6 pranchas cada um, e prontas a expor.

(hipótese deste bloguista: o regulamento indica o número máximo de pranchas, mas é omisso à quantidade mínima, portanto deduz-se que pode ser apenas uma)
O formato máximo admitido é A1

Serão seleccionados para apresentação na Mostra Jovens Criadores'10, até oito autores.

Como é mais habitual, e porque os destinatários são os jovens, só são aceites concorrentes com a idade limite de 30 anos (feitos até à data de 31.12.2009).

Tema Livre


Data limite de inscrição: 26 de Julho de 2010

Atenção: na área da Banda Desenhada (*) o dossiê de candidatura terá de incluir a obra final a concurso, pronta a expor!
(*)Esta exigência abarca várias outras áreas, mas aqui só interessa focar a BD

Os concorrentes deverão ter nacionalidade portuguesa ou residir em território nacional.

Os concorrentes poderão apresentar-se individualmente ou em grupo.

Nos projectos colectivos admitem-se concorrentes com idade até 35 anos à data de 31.12.2009, sempre que a média das idades do grupo não ultrapasse os 30 anos.
Exemplo: no caso de ser uma dupla a realizar uma banda desenhada, se o argumentista tiver 35 anos e o desenhador 25 anos, a média dará os tais 30 anos pedidos.

Não existe limitação no número de obras que cada concorrente (ou grupo de concorrentes, em caso de equipas, acrescenta este bloguista) pode enviar a concurso.

Os dossiês de candidatura poderão ser entregues em mão na sede do CPAI, ou no Centro de Experimentação Artística do CPAI (Fábrica da Pólvora, Oeiras), ou em qualquer uma das lojas Ponto JA do IPJ

Os dossiês de candidatura poderão ser também enviados pelo correio para:

CONCURSO JOVENS CRIADORES 2010
CLUBE PORTUGUÊS DE ARTES E IDEIAS
LARGO RAFAEL BORDALO PINHEIRO, 29-2º
1200-369 LISBOA
tel. 213230091
(Telefonei para esclarecer dúvidas e fui atendido com eficiência e simpatia pelo Diogo Torrinha)
E-mail: jovenscriadores@artesideias.com

(a data é confirmada pelo carimbo dos correios)

Para a inscrição são aceites fotocópias da FICHA DE INSCRIÇÃO disponível em:

www.artesideias.com

www.juventude.gov.pt

Dossiê de Candidatura
a) Ficha(s) de inscrição preenchida em maiúsculas
b) Currículo do(s) concorrente(s) num máximo de 500 caracteres (com espaços), organizado por ordem cronológica decrescente.
c) Fotocópia do bilhete de identidade do(s) concorrente(s)

NOTA: ESTE ANO AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS

A apresentação pública das obras seleccionadas na Mostra Jovens Criadores'10 deverá ocorrer em Novembro de 2010
Prémios
Não existem no sentido pecuniário, mas não deixam de ser suficientemente apelativos em relação às obras seleccionadas, que terão as seguintes valorizações:
1) Participação numa exposição multidisciplinar (Mostra Nacional) que já se realizou em Lisboa (1996), Guarda (97), Aveiro (98), Braga (99), Porto (01), Coimbra (02), Santa Maria da Feira (03), Silves (04), Amarante (05), Montijo (06), de novo em Lisboa (07).
2) Publicação em catálogo.
3) Possibilidade de o artista ser seleccionado para o corpo da delegação portuguesa que participa na Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo (BJCEM) e na Mostra de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Mostra JC-CPLP)

------------------------------------------------
Quem estiver interessado em ver um artigo de minha autoria com o título "Concursos de Banda Desenhada - Subsídios para um estudo", também regulamentos de concursos anteriores, alguns resultados finais e respectivas pranchas,
e até a proposta invulgar de uma bolsa a que podem concorrer autores de BD, sem limite de idade! ("post" de Junho, 28, 2010),
poderá clicar na etiqueta "Concursos de Banda Desenhada" que está inscrita aqui por baixo, no rodapé

4 comentários:

Loot disse...

Caro Gerlades penso que o tema para a BD é livre. Vai existir apenas uma sub-categoria em artes-plásticas cujo tema é de facto a Républica

Geraldes Lino disse...

Caro Loot
Grato pela chamada de atenção. O texto no sítio do CPAI está susceptível da interpretação que lhe dei. Corrigi hoje de manhã.
Saudações bedéfilas.

Loot disse...

Tem razão eu por vias da dúvida questionei-os para ter a certeza.

Abraço

Geraldes Lino disse...

Foi o que eu também fiz, telefonei para lá, quem me atendeu foi alguém chamado Diogo Torrinha, que, correctamente, admitiu a falta de clareza no regulamento no que concerne à questão do tema. Mas como fiquei esclarecido, limitei-me a corrigir o "post".
Mais uma vez, agradeço a oportuna chamada de atenção.
Abraços.
GL