terça-feira, fevereiro 22, 2011

Palestras sobre BD - Tema: Fernando Bento






Fernando Bento é um dos nomes marcantes da banda desenhada portuguesa. E João Paulo de Paiva Boléo um dos mais importantes especialistas portugueses na área da BD.


Vai ser com Boléo a falar de Bento que se dá arranque, no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem - CNBDI (Amadora), à iniciativa "Às Quintas Falamos de BD", encontros mensais que terão lugar na última 5ª feira dos meses de Fevereiro a Maio, sempre às 21h00, naquele equipamento cultural da Câmara Municipal da Amadora.


(Esclarecendo algum visitante deste blogue menos embrenhado nos bastidores da BD: o CNBDI é o responsável pela organização anual do Festival Internacional de Banda Desenhada daquela cidade).


Para terminar a notícia: a fim de dar início a esta actividade cultural, na próxima 5ª feira, dia 24 de Fevereiro, terá lugar a apresentação do livro E Tudo Fernando Bento Sonhou, da autoria de João Paulo de Paiva Boléo, que usará da palavra para apresentação da sua obra e, por extensão, do autor nela homenageado.

3 comentários:

Santos Costa disse...

Lino
Concordo contigo quanto à apreciação sobre o João Paulo Paiva Boléo, pois é, de facto, uma referência no mundo da Banda Desenhada, quer na crítica em que ele é mestre e na divulgação que sempre fez desta Arte.
Fiquei a saber do lançamento deste seu livro, o qual vou adquirir, à distância, para os contactos que estão no cartaz.
Fernando Bento foi (apetece-me dizer "é", porque a obra mantém este Mestre como se vivo fosse)um grande autor português, senhor de um traço inigualável, feito de traços finos e delicados e plenos de força, principalmente nas aventuras que adaptou e de outras obras em que ele foi autor do texto e desenho.
Jamias vi "A Ilha do Tesouro" ilustrada como ele o fez; nem voltei a pulsar no encanto que me deixou enlevado o seu trabalho no Diabrete e outro reproduzido no Mundo de Aventuras (coordenado então pelo magalhães).
Parabéns, para além de um Bem-Haja, ao João Boléo.

Santos Costa disse...

Lá saltaram as gralhas habituais: jamias em vez de jamais e Magalhães com minúscula, quando este Jorge merece bem a maiúscula no seu apelido.

Geraldes Lino disse...

Caro Costa
Portanto estamos de acordo.
Abraço.
GL

Post Scriptum - As gralhas acontecem a qualquer pessoa, e percebe-se bem que são consequência de um teclar rápido, ou mera distracção, e não por ignorância gramatical.
Já quase toda a gente percebe a diferença entre uma gralha e um erro ortográfico, mas entendo a tua preocupação em relação àqueles que não distinguem entre uma coisa e outra.