quinta-feira, junho 09, 2011

Tertúlia BD de Lisboa - Autores Homenageados

As homenagens prestadas pela Tertúlia BD de Lisboa, desde Agosto de 1985, através da atribuição de DIPLOMA DE HONRA aos homenageados, têm contemplado:

I - Autores de Banda Desenhada (desenhadores e argumentistas), portugueses e estrangeiros, tanto consagrados como outros de menor dimensão, distinguidos, sempre que possível, por ordem cronológica (eventualmente a título póstumo).

II - Personalidades diversas, além de autores, que se englobaram em ciclos específicos, até agora os seguintes:
- Estudiosos, investigadores, críticos e divulgadores de BD (a continuar)
- Colaboradores literários de revistas de banda desenhada
- Editores e directores de revistas de banda desenhada, directores artísticos, responsáveis gráficos, chefes de redacção e coordenadores (a continuar)
- A Mulher Portuguesa e a Banda Desenhada
- Revista de BD "Visão"
- Editores de fanzines - Ano 1972 (Ano I dos fanzines portugueses)
- Ilustradores
- Cartunistas (só os que também já fizeram BD, mesmo que escassa)
---------------------------------------------------------





--------------------------------------------------
Vista assim, esta lista dos Autores Homenageados da Tertúlia BD de Lisboa está praticamente ilegível. Mas, como sabem todos os visitantes mais experientes, para aumentar bastante o texto bastará clicar-lhe em cima duas vezes (a primeira com o cursor em forma de mãozinha, a segunda já com o cursor a apresentar-se sob a forma de lente de aumentar)

3 comentários:

Manuel disse...

Na lista de Autores Homenageados pela Tertúlia BD de Lisboa, fiquei satisfeitíssimo por lá ver tantos e bons autores. No entanto fiquei apreensivo, por não encontrar o nome de Eduardo Teixeira Coelho, um autor de imagens de extrema beleza! É esquecimento, ou ainda não chegou a vez dele?
Obrigado.

Geraldes Lino disse...

Viva, Manuel (Manuel Caldas? Manuel Espírito Santo?)
Sou também grande admirador de Eduardo Teixeira Coelho (*), autor com quem tive o privilégio de contactar pessoalmente, pela primeira vez, em Florença, onde ele viveu parte importante da sua vida.
Todavia, o facto de ETC habitar em Itália levou-me a adiar, durante anos, a homenagem que gostaria que ele tivesse na Tertúlia BD de Lisboa. Mas não faria sentido que isso fosse feito sem a presença pessoal dele.
Quando finalmente E.T.Coelho veio a Portugal, ao Festival Internacional de BD da Amadora, infelizmente, devido aos seus múltiplos compromissos, não se proporcionou a possibilidade de estar presente na TBDL - fosse em que dia fosse, pois eu alteraria de bom grado o dia habitual da tertúlia, a primeira terça feira de cada mês. Mas nem assim foi possível.
Após o falecimento de Eduardo Coelho (forma como assinava nas suas obras mais recentes editadas em França), já pensei diversas vezes em organizar uma homenagem póstuma. Essa intenção está sempre presente no meu pensamento. Hei-de fazê-lo, com a presença de algum familiar.
Abraço.
GL

(*) Manel Caldas, ou Manuel Espírito Santo: se fores à coluna "Categorias", localizada no lado esquerdo da "home page", verás lá o item "Autores portugueses editados no estrangeiro".
Clica-lhe em cima, e irás encontrar um poste que é dedicado a "Martin Sièvre", aliás Eduardo Teixeira Coelho.

Manuel disse...

Não. Não sou nem o Caldas, nem o Espírito Santo. Sou o Pais Pinto. Manuel Pais Pinto. E estou convencido de que, se fosse um daqueles senhores, eles saberiam a razão porque é que o ETC ainda não tinha sido homenageado pela TBDL.
Eu sou um apaixonado da BD, desde miúdo, mas mantenho-me na esfera dos apaixonados consumidores, porque os meus conhecimentos sobre o assunto, não me permitem ir mais além. Vocês ultrapassam este nível e estudam-na, dissecam-na e promovem-na. Bem hajam pelo vosso trabalho!
Relativamente à explicação que me deu sobre o ETC, fico-lhe muito grato, e só uma situação anómala é que justificava um pseudo lapso sobre uma figura tão brilhante nesta arte.
Mais uma vez o meu obrigado, e faço votos para que continue o seu meritório trabalho na divulgação da BD, por muitos e bons anos.
Cumprimentos.
Manuel Pais Pinto.