segunda-feira, julho 02, 2012

Tertúlia BD de Lisboa - 336º Encontro - Julho 2012


A Tertúlia BD de Lisboa vai ter o seu 336º Encontro, a 3 do presente mês de Julho. Na continuação do ciclo "Nova BD Portuguesa", iniciado em Junho de 1985, terá desta vez como autor Convidado Especial um argumentista de banda desenhada: Fernando Dordio.

Quem acompanhe com atenção o panorama da BD em Portugal ter-se-á apercebido da publicação da obra C.A.O.S., abrangendo já vários volumes, em que, para além da qualidade dos desenhos de Filipe Teixeira (nos três tomos iniciais) e de Osvaldo Medina (no mais recente tomo), ressalta a consistência invulgar do argumento escrito por Fernando Dordio.

----------------------------------------------------
FERNANDO DORDIO

Biobibliografia

Assumido fã de cinema, Fernando Dordio apenas começou a interessar-se seriamente por banda desenhada em 2005, graças a ter travado conhecimento com obras de Frank Miller e Alan Moore.
Apercebendo-se então das potencialidades da BD e sentindo-se apto a participar nela como argumentista, concebeu um argumento e transformou-o num curto guião de dez páginas, de cariz policial, que mais tarde se transformaria no tomo inicial da obra C.A.O.S., tendo como personagem central José Franco, inspector da Polícia Judiciária, que voltaria a pôr em acção no caótico universo após um atentado terrorista em Lisboa.
Fernando Dordio, enquanto argumentista, tem a seu crédito a seguinte bibliografia: 

- C.A.O.S. Livro Um, com desenhos de Filipe Teixeira e colorização de Carlos Geraldes - Editora: Kingpin Comics (Out. 2006);
C.A.O.S. Livro Dois, com desenhos de Filipe Teixeira e colorização de Carlos Geraldes - Editora: Kingpin Books (Maio 2007);
C.A.O.S. Livro Três, com desenhos de Filipe Teixeira e colorização de Carlos Geraldes - Editora: Kingpin Books (Out. 2007);
- Agentes do C.A.O.S. Conspiração Ivanov, com desenhos de Filipe Teixeira e colorização de Mário Freitas (Out. 2010) - Editora: Kingpin Books (Out. 2010);
- Agentes do C.A.O.S. Nova O.R.D.E.M., com desenhos de Osvaldo Medina e colorização de Mário Freitas - Editora: Kingpin Books (Maio 2011).

Fernando Dordio Campos, nascido em Évora a 4 de Agosto de 1978, é licenciado em engenharia informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
--------------------------------------------------------------------

Nota: A ilustrar a presente postagem podem ver-se as capas das duas edições do Livro Um, com a curiosidade de serem diferentes, tal como acontece com a página inicial da bd, não só na colorização como também na colocação da figura da personagem nas 1ª e 2ª vinhetas
----------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens poderão fazê-lo clicando no item Tertúlia BD de Lisboa, incluído em rodapé  


--------------------------------------------------------------------
Lista de presenças neste 336º Encontro da TBDL
(Lista elaborada a posteriori e susceptível de ter falhas; por isso agradeço que quem notar alguma, envie comentário):

1. Alexandre Rodrigues
2. Álvaro
3.Ana Vidazinha
4. Bruno Martins
5. Cátia Alves
6. Cristina Amaral
7. Falcato
8. Fernando Dordio - Convidado Especial
9. Geraldes Lino
10. Filipe Bravo
11. Frederico Carvalho
12. Helder Jotta
13. Hugo Teixeira
14. Isabel Viçoso
15. Joana Andrade
16. João Amaral
17. João Antunes
18. João Sequeira aka "JAS"
19. Luís Graça
20. Luís Valente
21. Machado-Dias
22. Manuel Valente
23. Mário Freitas
24. Miguel Ferreira
25. Milhano
26. Moreno
27. Osvaldo Medina
28. Pedro Bouça aka "Hunter"
29. Pedro Vieira
30. Rechena aka "Dona Zarzanga"
31. Rui Batalha
32. Rui Domingues
33. Sandra Rosa
34. Simões dos Santos
35. Sá-Chaves
36. Sónia Oliveira
37. Vítor Nascimento 

5 comentários:

José Vitor Silva disse...

Para divulgar o meu site
www.bedetecaportugal.weebly.com

Cumprimentos
José Vitor Silva

Inês Ramos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inês Ramos disse...

Parabéns, Lino, por mais esta tertúlia, sempre animada e de que tantas saudades tenho. Estou longe, mas tenho-vos acompanhado. Se tudo correr bem, estarei na próxima.

Geraldes Lino disse...

Viva Zetantan
Agradeço a sua visita. Registei a notícia do seu "site", que já visitei e considero com interesse.
Só não percebo o motivo pelo qual abandonou o antigo, já com considerável extensão.
Saudações.
GL

Geraldes Lino disse...

Olá Inês
Surpreendeu-me agradavelmente constatar a tua visita a este blogue.
Como deixei de ter acesso ao "facebook" - estive nele quase um ano, mas cancelei a minha adesão por falta de tempo para responder a todos/as os/as amigos/as -, deixei também de ter novas das tuas actividades aí em Cabo Verde. Exemplo concreto: não sei se já editaste o fanzine de Poesia e BD que andavas a organizar.
Muito me agrada a tua notícia de que contas estar na próxima tertúlia de Agosto. Espero que tragas exemplares do teu fanzine, a fim de fazeres a respectiva apresentação (e venderes alguns,claro!).
Grande abraço