quinta-feira, abril 11, 2013

Improvisos na Toalha de Mesa








Não se pode dizer que os autores de banda desenhada sejam preguiçosos, quando eles até desenham enquanto jantam, e continuam a desenhar durante a sobremesa, e fazem mais umas ilustrações enquanto tomam café... Pelo menos é isso o que constato, todos os meses, na Tertúlia BD de Lisboa.

Como se depreende, os desenhos que ilustram o presente "post" (alguns deles cheios de nódoas, o que vale é que não se vêem...) foram por mim recortados das toalhas de mesa do restaurante "A Gina" durante o mais recente encontro da TBDL.

Há aqui trabalhos realizados pelos seguintes "tertulianos" (de cima para baixo):

1. Filipe Duarte
2. Bruno Casanova (ele desenhou a irmã, Bárbara Carvalho, no canto inferior direito) 
3. Bruno Casanova (auto-retrato, na parte de baixo); na parte de cima, com os desenhos de pernas para o ar, os autores são José Victor Carvalho e Bárbara Carvalho (o José Victor é o pai do Bruno e da Bárbara) 
4. Bárbara Carvalho
5. Rui Batalha
6. Falcato
7. Joana Completo (estudante de pintura, nada a ver com BD)  

------------------------------------------------------------------------------- 
Para o caso de alguém querer ver outras ilustrações improvisadas reproduzidas nos 13 "posts" anteriores, poderá fazê-lo clicando sobre o item Improvisos na toalha de mesa, visível no rodapé 

4 comentários:

Joana Completo disse...

Boas tardes,

Foi com todo o prazer que fiz pela 1ª vez parte da tertulia, que dou desde já os meus Parabéns, pois foi absolutamente fantástica!, cheia de gente simpática, criativa e talentosa! :).

Fiquei bastante contente de ver aqui o meu improviso de toalha de mesa :), sei que não é Banda Desenhada, mas para a próxima faço uma BD e não tanto este lado Belas Artes / Ilustração ;).
De qualquer modo, muito obrigada! e continuem a dar lugar ao mundo BD que não pode nem deve nunca morrer no tempo!, pois é algo que continuará sempre nos olhos e no coração de todos! ;).

Apesar de estudante de Doutoramento em Belas Artes, e estar ligada com a Pintura, não deixo de parte o mundo da fantasia onde a Banda Desenhada também faz parte! :).

Aproveito para deixar aqui a minha página de Facebook caso queiram ver mais trabalhos artisticos meus, nas mais diversas áreas das Artes, pois o desenho ou a Pintura são uma paixão muito grande minha, mas não a única que faz parte do meu mundo.

Aqui fica então a página e convido todos vocês a colocarem um "gosto" na mesma, e se possivel partilha-la com os vossos amigos, conhecidos, etc.

http://www.facebook.com/JComplas

Espero que gostem!

Um beijinho grande a todos!

Obrigada por este mundo BD que também se vive nas tertulias! um dia faço um desenho de todos nós! ;)

*****

Joana Completo

Geraldes Lino disse...

Viva, Joana Completo

Há cerca de vinte e oito anos que organizo a Tertúlia BD de Lisboa, e nunca tinha recebido uma opinião tão entusiástica.

Espero que volte à TBDL no próximo encontro, 7 de Maio.

Vamos ter como Convidado Especial mais um blóguer (do blogue "BD no Sótão" - http://bd-no-sotao.blogspot.pt), que vem propositadamente de Vila Nova de Gaia.

Organizarei, como de costume, a brincadeira gráfica "comic jam" (ou seja, um "cadáver esquisito"), e convidá-la-ei para colaborar, fazendo uma vinheta.
Terá assim oportunidade de testar a sua capacidade para a BD.

Saudações bedéfilas.
G.Lino

Joana Completo disse...

Boas noites Geraldes Lino,

Acho que faz muito bem em divulgar esta Arte tão fantástica!. Todas as palavras que escrevi são de facto sinceras, e sempre!! entusiásticas!;).

Dia 7 de Maio farei os possiveis para estar presente mais uma vez na tertulia.

Quanto à "brincadeira gráfica", terei todo o prazer em fazer parte dela.

Sou uma fã de Banda Desenhada, na última tertulia apenas estava a criar uma personagem para uma possivel BD.

Também faço Banda Desenhada, se bem que me dedico a muitas áreas ds Artes, o que nem sempre se torna fácil fazer BD, mas gosto principalmente de BD MANGA, que são principalmente as personagens que eu gosto de criar em BD, apesar de fazer outras claro.

Para a próxima faço um desenho mais BD e não apenas uma personagem tão rebuscada ;).

Deixo aqui os meus melhores cumprimentos, e os meus mais sinceros PARABÉNS por esta valente e espetacular iniciativa! ;)

Melhores cumprimentos,

Joana Completo

Geraldes Lino disse...

Muito agradecido pelas suas amáveis palavras, Joana Completo.

Apreciei tomar conhecimento dessa sua outra faceta, a de gostar de desenhar ao estilo mangá.

Até dia 7 de Maio, na Tertúlia BD de Lisboa.

Saudações bedéfilas.