segunda-feira, junho 03, 2013

Tertúlia BD de Lisboa - Ciclo: Blógueres da Blogosfera BD




Continuando o ciclo indicado em epígrafe, estará presente, dia 4 de Junho, na Tertúlia BD de Lisboa, João Miguel Lameiras, editor, coordenador e redactor de um blogue dedicado à banda desenhada, o "Por Um Punhado de Imagens", que iniciou em Outubro de 2009.


Também autor de BD enquanto argumentista, teve a sua primeira experiência fazendo, em co-autoria com o ilustrador Fernando Correia, a banda desenhada "Nasce Selvagem"


João Lameiras tem já continuada carreira docente nesta área, e é co-proprietário de uma livraria especializada em BD, a Dr. Kartoon, sita em Coimbra.



 À direita:
 Prancha da bd "Nasce Selvagem", feita em 1993, em colaboração com o desenhador (actualmente ilustrador científico) Fernando Correia










 


        À esquerda:
        Caricatura de João Miguel Lameiras
        Autoria: Fernando Relvas


Em cima: 
Programa sempre distribuído na tertúlia, com uma síntese biográfica do Convidado Especial deste mês.

Aqui fica o endereço do blogue de João Lameiras:
porumpunhadodeimagens.blogspot.pt
................................................................................................

LAMEIRAS, João Miguel

Autobiografia

Nasci em Coimbra, a 13 de Setembro de 1966 e sou licenciado em História da Arte pela Universidade de Coimbra, e Mestre em História da Arte Moderna pela mesma Universidade. 
O meu interesse pela Banda Desenhada vem desde a infância, mas só comecei a escrever sobre Banda Desenhada em finais da década de 80, no saudoso fanzine Nemo, superiormente dirigido por Manuel Caldas, onde, para além de mim, se estrearam na crítica de Banda Desenhada, o Domingos Isabelinho e o João Ramalho Santos.

Desde 1994 que asseguro uma coluna semanal sobre Banda Desenhada no Diário As Beiras, tendo, para além disso, colaborado nas revistas Selecções BD (II série), Quadrado, Bang! (da editora Saída de Emergência) e na revista Biblioteca da C.M.L, para além do BD Jornal, de que sou colaborador desde o nº 1 e do jornal Público, onde comecei a colaborar em 2012, com textos sobre a coleção da Marvel, que o jornal distribuiu o ano passado. E a minha actividade como crítico de BD, para além da parte material teve também o devido reconhecimento institucional, pois obtive através dos meus textos, o Prémio de Imprensa do Festival Internacional de BD da Amadora nos anos de 1996, 1997, 1998 e 2000.
Fui também responsável, entre 1990 e 2002, do programa de rádio sobre BD, Balada do Mar Salgado, na Rádio Universidade de Coimbra, criado com o João Ramalho Santos e o saudoso Olímpio Ferreira e mais tarde prosseguido a solo. Para além da rádio e dos textos para a imprensa, a minha actividade no campo da BD, passou também pela minha colaboração com a Devir onde, enquanto conselheiro editorial, consegui que a editora descobrisse o trabalho de José Carlos Fernandes, que se tornou o principal autor português da Devir e, enquanto Director Editorial da revista Comix, editada pela Devir, tive a honra de publicar pela primeira vez em Portugal, o Sin City de Frank Miller, o Hellboy de Mike Mignola, o Sandman de Neil Gaiman e várias histórias curtas de Alan Moore.
A minha carreira enquanto argumentista é curta e, com a excepção de Nasce Selvagem uma história de 2 páginas desenhada por Fernando Correia em 1993, tem sido sempre feita em colaboração com o João Ramalho Santos.
  Juntos, escrevemos Crossroads e Revolução Interior: À Procura do 25 de Abril, dois livros ilustrados por José Carlos Fernandes; O Museu, uma história curta ilustrada por Miguel Rocha, publicada no jornal Público, em Novembro de 1999, integrada no Projecto 25 de Abril, 25 Anos, 25 BDs; Eden 2.0. ilustrado por Luís Louro, em que o criador desta Tertúlia tem uma participação especial e, aquele de que estou mais orgulhoso, As Cidades Visíveis. Um ensaio ficcionado sobre a série de BD Les Cités Obscures de Schuiten e Peeters, que foi co-editado pelas Edições Cotovia e pela Bedeteca de Lisboa, em Outubro de 1998. A nossa última actividade nessa área, foi Metamorfoses, em 2003, uma história curta desenhada por Etienne Schréder, que deveria ser parte de um álbum sobre Coimbra, que nunca passou do projecto.
A minha ligação à BD assumiu ainda outra vertente, quando em finais de 2006, juntamente com outros três sócios, decidimos prosseguir com a aventura da Livraria Dr. Kartoon, tentando fazer juz à herança da Fanny Denayer, uma belga a quem a BD em Portugal muito deve.
Actualmente, a todas essas actividades, junto também a de Professor, na Licenciatura de BD e Ilustração e no Mestrado de Ilustração da ESAP- Guimarães e no Mestrado de Ilustração e Animação, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos. Uma experiência que me está a dar algum trabalho, mas muito maior prazer.
Quanto ao motivo que originou esta minha segunda presença na Tertúlia BD como convidado, o blogue Por um Punhado de Imagens, nasceu em Outubro de 2009, como o espaço ideal para dar uma segunda vida e uma maior divulgação aos textos que fiz para os diferentes jornais e revistas e para falar sobre livros ou filmes que me motivaram uma reflexão. A minha ideia original de publicar, pelo menos, dois posts por semana, nem sempre tem sido cumprida, mas ainda assim consegui publicar mais de 250 posts ao longo destes quase 4 anos que, em média, são vistos diariamente por perto de 200 visitantes diários, excepto quando escrevo texto sobre o Milo Manara e o número de visitantes quase que decuplica...
Aos visitantes do meu blog e ao Lino, que me convidou para aqui estar mais uma vez, deixo aqui o meu agradecimento e a promessa de tentar actualizar o blog com uma maior regularidade.
.-----------------------------------------------------------------
Neste encontro da Tertúlia BD de Lisboa haverá o lançamento do nº 0 de 
                                              Os Escudos da Lusitânia
                                     uma parceria entre a Verbos & Letras e o Grupo Entropia.


Desenho da capa da autoria de João Amaral, com grafismo de Ricardo Correia
 ---------------------------------------------------------------------------
Lista de presenças neste 348º Encontro da TBDL

(Lista elaborada "a posteriori" e susceptível de ter faltas de nomes; por isso agradeço que quem notar alguma, envie comentário):


1. Adelina Menaia
2. Álvaro
3. AnaSaúde
4. António Isidro
5. Catarina Cruz 
6. Cristina Amaral
7. Filipe Duarte
8. Gabriel Martins
9. Geraldes Lino
10. Helder Jotta
11. Hugo Tiago
12. Inês Ramos
13. João Amaral
14. João Figueiredo
15.João Lameiras (Convidado Especial - 3º blóguer do ciclo "Blógueres de BD"
16. João Maio Pinto
17. João Paulo Sá-Chaves
18. João Vidigal 
19. José Pinto Carneiro
20. Manuel Valente
21. Moreno
22. Paula Garcia
23. Pedro Bouça
24. Pedro Cruz
25. Rui Domingues
26. Simões dos Santos
----------------------------------------------------------------------------------------
      
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens destes temas poderão fazê-lo clicando nos itens Tertúlia BD de Lisboa, Blogosfera da BD, incluídos em rodapé 

Sem comentários: