sábado, novembro 02, 2013

Prémios e Premiados no Amadora BD/2013








Ficou finalizada hoje - há poucas horas - uma das componentes mais importantes do Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada: a proclamação das obras de BD e respectivos autores vencedores nas diversas categorias.

Não houve grandes surpresas, e a constatação merecedora de destaque foi a de que a pequena editora Kingpin Books obteve três prémios - um hat trick, como se diz no "futebolês".

Desta vez, a atribuição dos prémios não foi entregue a um numeroso grupo de pessoas, três ou quatro dezenas de conhecedoras de BD, constantes da mailing list do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem - CNBDI, como sempre foi o método durante mais de duas dezenas de anos, mas sim a um pequeno grupo de elementos especializados: Sara Figueiredo Costa, Luís Salvado, Ricardo Leite e Nelson Dona (estava também prevista a participação do argumentista Filipe Melo, que não pôde participar).

Vejamos então a lista de obras e autores distinguidos:

Fanzine

BDLP #3 foi considerado o melhor fanzine português

Clássicos da 9ª Arte

Surfista Prateado 
Versões de Moebius e John Buscema, ambos sob argumento de Stan Lee

Melhor Álbum Português
O Baile 
Joana Afonso (desenho), Nuno Duarte (argumento)
Ed.- Kingpin Books

Melhor Argumento de Autor Português

Nuno Duarte
Obra: O Baile
Ed. - Kingpin Books

Melhor Desenho de Autor Português

Osvaldo Medina
Obra: Super Pig - Roleta Nipónica
Ed. - Kingpin Books

Melhor Álbum de Tiras
Enorme, Brutal, Colossal 2012
Henrique Monteiro
Ed. ASA

Melhor Ilustração de Livro Infantil

Catarina Sobral
Obra: Achimpa
Ed. - Orfeu

Melhor Álbum de Autor Estrangeiro

Fun Home - Uma Tragicomédia Familiar
Autora: Alison Bechdel
Ed. - Contraponto (Bertrand)

Troféu Honra

Carlos Gonçalves
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------
A ilustrar o presente "post" podem ver-se as seguintes imagens (de cima para baixo):

1 - Capa do fanzine BDLP #3
2 - Capa do álbum"Surfista Prateado"
3 - Capa do álbum "O Baile"
4 - Carlos Gonçalves em foto antiga (de 1984) que está visível neste blogue, na etiqueta "Coleccionadores e Colecções", num "post" de Novembro 1, 2012, com entrevista e elementos biográficos
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

 Para ver as postagens anteriores referentes a eventos de banda desenhada, bastará clicar no item: Festivais, Salões BD e afins, visível no rodapé 

9 comentários:

Ricardo Baptista disse...

Houve alguma razão para se modificar o processo de atribuição dos prémios?

Geraldes Lino disse...

Julgo que terá sido a contestação, em alguns sectores da BD, em relação à justeza dos prémios atribuídos.

Geraldes Lino disse...

Julgo que terá sido a contestação, em alguns sectores da BD, em relação à justeza dos prémios atribuídos.

Ricardo Baptista disse...

Acha que isso terá influenciado de alguma forma as candidaturas aos prémios?

Geraldes Lino disse...

Não fiz parte do júri (não aceitei o convite, porque pretendia participar com o meu fanzine Efeméride, o que acabei por não fazer), mas sei que praticamente estiveram sob análise todas as obras editadas durante o período estabelecido pela organização.

Geraldes Lino disse...

Não fiz parte do júri (não aceitei o convite, porque pretendia participar com o meu fanzine Efeméride, o que acabei por não fazer), mas sei que praticamente estiveram sob análise todas as obras editadas durante o período estabelecido pela organização.

Ricardo Baptista disse...

Faço a pergunta porque tendo em conta os limites temporais e a qualidade do que foi publicado nesse intervalo achei que 3 nomeações para melhor álbum português era pouco. De qualquer forma é uma discussão fútil, não fiz parte do júri portanto não sei que critérios foram usados e nada que possa ser dito agora muda os acontecimentos. O que é importante é que se apaziguaram as vozes de descontentamento. Pelo menos até a próxima vez.

Mário Miguel de Freitas disse...

As regras de premiação mudaram (felizmente) o ano passado, já. O método anterior era anacrónico e, mais do que premiar livros, premiava sobretudo o grau de notoriedade dos autores, dado que a maioria das (pouquíssimas, acredito) pessoas que votavam nem sequer conhecia os livros todos a concurso, muito longe disso. Agora, quem decide tem um rosto, para o bem ou para o mal.

E, Lino, fazer parte da base de dados do CNBDI não torna ninguém em conhecedor da BD, sobretudo das edições recentes.

Abraço.

Luís Salvado disse...

Boa tarde
Só para deixar um rápido esclarecimento, uma vez que fiz parte do juri que atribuiu os prémios. Não sei a razão precisa da alteração do modelo anterior, mas este é o segundo ano em que se usa este formato de haver um juri que vota nos nomeados e depois, por voto secreto, vota também nos vencedores. Convém sublinhar, a propósito de críticas que por vezes têm sido feitas, que o júri não se cinge ao que é enviado pelas editoras podendo, se assim o entender, adicionar livros à lista. Por exemplo, este ano, o juri acrescentou o "Fun Home" e o "Rugas", o ano passado acrescentou o "Blankets", o "Persépolis", o "Diário Rasgado" e a reedição do "Sangue Violeta".
Abraço