quinta-feira, janeiro 31, 2013

Palestras sobre BD


É sempre importante para a BD que, nos jornais, se escrevam críticas, se divulguem eventos, e que se publiquem bandas desenhadas de autores portugueses e, eventualmente, de estrangeiros.

Sobre todas essas componentes irá falar o jornalista Carlos Pessoa, numa palestra intitulada Banda Desenhada e Imprensa em Portugal

Tendo trabalhado mais de vinte anos no jornal Público - saiu há pouco tempo de lá, atingido pelas medidas de redução de pessoal -, Carlos Pessoa, a par do seu trabalho redactorial generalista, foi sempre escrevendo sobre banda desenhada nas páginas daquele matutino, especialmente nos suplementos de fim de semana.

A sua actividade em prol da BD espelha-se também na publicação de estudos em livros, ou em obras de sua exclusiva autoria, ou em colaboração com outros críticos e estudiosos.

Escritos em seu próprio nome há três "Guias de Leitura", cada um deles incidindo sobre as personagens Tintim, Corto Maltese e Lucky Luke. 
Em co-autoria tem a seguinte bibliografia:
"Heróis da BD", onde se compilam textos seus e de Nuno Franco, publicados no jornal Público entre Maio de 2000 e Fevereiro de 2001.
Colaborou com o jornalista Vítor Quelhas numa colecção de três cadernos, intitulados "Entre Nós", editados pelo Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem - CNBDI (Amadora), com entrevistas a José Carlos Fernandes e Cosey, os dois primeiros, e conversas com seis jovens no terceiro, intitulado "Novos Autores Portugueses". 


Entidade organizadora, local e hora:

GATAfunho loja de livros

Rua do Trombeta, nº 1 D 
(É no Bairro Alto; a partir do Largo do Calhariz, sobe-se a Rua da Rosa, corta-se à direita na 2ª transversal, e em seguida volta-se à direita na 1ª transversal)

Sábado, 2 de Fevereiro, às 21h

---------------------------------------------------------------
A ilustrar o presente "post" está a bd "The Dark Side of Van Dog - Duelo ao Pôr do Sol", da autoria de A. Pilar - uma das 100 bandas desenhadas publicadas entre Dezembro de 2004 e Dezembro de 2008, numa rubrica coordenada por este bloguer no semanário gratuito Mundo Universitário, muitas das quais se podem visionar, indo à coluna "Etiquetas" e clicando no item "Banda Desenhada portuguesa nos jornais".

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Última Hora! (II)



Carlos Araújo teve actuação de relevo na área da edição de banda desenhada. Foi ele que, na sua chancela Edições70 editou em álbum, pela primeira vez entre nós, a personagem Corto Maltese. E também é o seu nome que surge em 1979 como  director da importante revista  Lobo Mau, em formato tablóide, onde foram mostradas ao público interessado em BD de qualidade, algumas importantes personagens, designadamente Alack Sinner e Fritz the Cat.

E eis que, subitamente, neste tempo invernoso em termos climáticos, políticos e económicos, ele toma a iniciativa de abrir um espaço no Bairro Alto, que se apresenta pelo curioso nome de GATAfunho - Loja de Livros, em que, para além de venda de material de BD, haverá colóquios e debates. Por exemplo, já no próximo Sábado, dia 2 de Fevereiro, pelas 21h, estará lá o jornalista Carlos Pessoa para desenvolver o tema "Banda Desenhada e Imprensa em Portugal"

No quadrante das publicações, estarão à venda peças de BD que alcançaram grande prestígio, como é o caso, na área da banda desenhada estrangeira, das revistas Sgt. Kirk (onde "nasceu" Corto Maltese), Métal Hurlant, Pilote, Linus, Charlie, entre outras.

Daí que o meu amigo Carlos Araújo me tenha enviado a informação que abaixo reproduzo.




FEIRA DE BANDA DESENHADA
(livros e revistas em português, francês, inglês, espanhol, italiano e alemão)




Autores representados: Hugo Pratt, Moebius, Bilal, Dino Battaglia, Alberto Breccia, Altan, Guido Crepax, Jodorowsky, Sergio Toppi, Tardi, Lauzier, Ted Benoit, Hergé, Eduardo Teixeira Coelho, Muñoz-Sampayo, etc, etc.

Revistas: Sgt. Kirk, Metal Hurlant, Pilote, Pilot, Linus, Charlie e outras.



Organização e local:
GATAfunho loja de livros
Rua do Trombeta, nº 1 D (no Bairro Alto, entre a Rua da Rosa e a Rua da Atalaia, por trás do Edifício da Caixa Geral de Depósitos na Rua do Loreto)
Horário – 10h/20h (de segunda a quinta-feira)
                10/24h (sexta-feira e sábado)
                10/20h (domingo)

Duração da Feira de BD: de 27 de Janeiro até 3 de Fevereiro

                   GRANDES OPORTUNIDADES | PREÇOS ANTICRISE
......................................................................

Nota de rodapé deste bloguer (vou alternar os aportuguesamentos de bloguer e bloguista, blogger é que não...) 
Com grande pena minha, não poderei estar presente no debate com o meu amigo Carlos Pessoa.
Estou no Algarve, para festejar o aniversário do meu filho 

-------------------------------------------------------------------------
Quem, por mera curiosidade, quiser espreitar qual foi o assunto urgente com que se iniciou esta etiqueta, poderá rapidamente satisfazer essa pulsão clicando no item "Ùltima Hora" que se vê no rodapé

terça-feira, janeiro 22, 2013

Cor na BD (I)






Capa do álbum com o tomo I da obra "Sharaz-De"


Sérgio Toppi (foto G. Lino)

A banda desenhada é uma forma de arte mista, em que participam três componentes: a literária (o argumento e o posterior guião), o desenho (ou ilustração) e a cor (ou colorização, ou pintura), até mesmo quando a bd é apenas a preto e branco. 

A componente da cor é tema que hoje afloro pela primeira vez, apesar de há anos - pouco depois do início deste blogue, prestes a fazer oito anos - ter começado a pensar no assunto. Mais precisamente em 2006, quando comprei o álbum com o primeiro tomo da obra Sharaz-De, do autor-artista Sergio Toppi, no âmbito de uma exposição individual em Angoulême.

Estava habituado ao espantoso trabalho a preto e branco do criativo italiano, e considerava o resultado estético um expoente do claro-escuro na Arte Sequencial.
E nesta obra magnífica, o desenhista-pintor Toppi preenche com mestria insuperável os dois quadrantes da arte da colorização, tanto na variedade cromática como na surpreendente plasticidade que obtém no tratamento do simples contraste preto e branco.

Há quem ache abusivo classificar como arte a banda desenhada (ou figuração narrativa, expressão que acho muito apropriada, embora mais elitista). É facto que parte considerável da BD não merece tão elevada classificação, apenas se podendo integrar na honesta faceta de arte popular e na área do entretenimento.  
Mas há que destrinçar entre uma bd cujos desenhos se limitam a ilustrar um simples enredo, e uma outra que atinge um grau artístico superior.

É o caso da obra singular aqui em apreço.    

------------------------------------------------------------------------------
TOPPI

Síntese biográfica 

Sergio Toppi nasceu a 11 de Outubro de 1932, em Milão, Itália, e ali faleceu em 22 de Agosto de 2012. 

A sua primeira colaboração foi com ilustrações para a Enciclopedia dei Ragazzi, da editora italiana Mondadori. Ainda como ilustrador colaborou com vários livros para crianças, entre 1950 e 1960.

No ano de 1966 iniciou-se como colaborador na revista semanal Corriere dei Piccoli, com histórias de guerra no género cómico.

Em 1972 começou a colaborar no novo magazine Corriere dei Ragazzi, desenhando vários episódios das séries "Fumetti Verità" e "I Grandi del Giallo", sob argumento de Mino Millani.

Nos meados dos anos 1970, Toppi colaborou no magazine Sgt. Kirk, com um conjunto das suas próprias histórias, tendo desenhado as aventuras das personagens "L'Uomo del Nilo" (1976), "L'Uomo del Messico" (1977) e "L'uomo delle Paludi" (1978). Nos anos 1980 trabalha no mensário Orient Express com a série "Il Collezionista", e também realiza a obra "Uomini che non ebbero paura", sob argumento de Mino Milani.    

Neste período, Toppi participou no magazine Alter Alter, depois num outro, o Corto Maltese, com várias bandas desenhadas, mais tarde parcialmente editadas nos álbuns intitulados "Sacsahuaman" (1980) e "Sharaz-De" (1984).

Colaborou com alguns episódios na obra editada em França, "L'Histoire de France en B.D." (1976), e em "La Découverte du Monde en B.D." (1978), onde, em ambas as obras, teve a companhia do português Eduardo Teixeira Coelho, que, na época, já há anos que residia em Florença. 

Houve facetas invulgares - e demonstrativas do seu eclectismo, mas também do prestígio que desfrutava - na carreira artística deste talentoso italiano, mas menos conhecidas.
Por exemplo: desenhou (e coloriu, ou, melhor, pintou) as cinco capas da magnífica série "1602: New World", publicada pela Marvel Comics em 2005.
E para os tarólogos - para os quais talvez seja ainda surpresa - Toppi desenhou imagens para dois baralhos de cartas. Uma peça de colecção!

Sergio Toppi foi premiado em Lucca com o troféu "Yellow Kid" em 1975, como autor de BD, e com o troféu "Caran D'Ache", em 1992, enquanto ilustrador. 
   

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Festivais BD e afins


Após ter divulgado, no "post" datado de 11 do corrente mês de Janeiro, o concurso de banda desenhada organizado no âmbito do evento BDteca, cabe agora a vez de dar conhecimento das diversas actividades programadas na BDteca - 7ª Mostra de Banda Desenhada de Odemira/2013.
Aliás, o concurso de BD acima citado, lançado a 10 de Janeiro, representou a primeira actividade deste evento muito sui generis, compartimentado em temas e datas. 

Vejamos em pormenor como decorre o evento bedéfilo odemirense, tal como consta do programa que recebi (apenas com a diferença de eu usar no texto o antigo Acordo Ortográfico, AO45, ao invés do AO90 usado pelos organizadores, do que peço desculpa pela ousadia):

10 de Janeiro a 20 de Fevereiro 
Concurso de Banda Desenhada

2 de Fevereiro a 9 de Março
Feira do "Comic Book" e da BD

9 a 28 de Fevereiro
Exposição "Cinzas da Revolta", de Miguel Peres (argumento) e João Amaral (desenho)

22 de Fevereiro, 10h
Encontro com o escritor Hugo Teixeira (*)
(Actividade dirigida ao público escolar)

23 de Fevereiro, 14h
Sábado J - Workshop de Banda Desenhada, por Hugo Teixeira

9 de Março, 16h
Entrega de Prémios e Inauguração da Exposição dos trabalhos de 2013 (**)

9 a 30 de Março
Exposição dos trabalhos de 2013 (**)

Notas do bloguista (ou bloguer):
(*) Presumo que se trata do autor de BD (argumentista e desenhador, e ilustrador) homónimo
(**) Onde se lê "trabalhos" entenda-se "bandas desenhadas"

----------------------------------------------------------------------------  

Para ver as postagens anteriores referentes a Festivais, bastará clicar no item Etiquetas: Festivais, Salões BD e afins, visível no rodapé

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Blogues de BD



Pelo segundo ano consecutivo, o blogue Aventar organiza um concurso abrangendo toda a blogosfera - incluindo pela primeira vez os inicialmente ostracizados blogues dedicados à banda desenhada - em que todos ficam sujeitos a votação.

Os temas tratados compõem um vastíssimo leque de interesses culturais, sociais, políticos, desportivos, filosóficos, e de vários outros quadrantes.

No que diz respeito ao Divulgando Banda Desenhada, o que aqui vai ficar em destaque, é, obviamente, a BD. 

Banda Desenhada
Eis os blogues da BD que se candidataram (*), e que ficarão sujeitos ao prémio generalista: 
. A Filactera - http://www.afilactera.com
. Alegrias e Alergias - http://margarida-alegria.blogspot.pt (Só tem alguns cartunes! e uma bd de 5 pranchas))
. Argumentos de BD - Miguel Peres - http://miguelperesbd.blogspot.pt 
. As Leituras do Pedro - http://asleiturasdopedro.blogspot.pt 
. Bandarra Bandurra - http://bandarra-bandurra.blogspot.pt 
. BD no Sótão - http://bd-no-sotao.blogspot.pt
. BD por BD - http://bdporbd.blogs.sapo.pt  (É de Desenhos Animados, não é de Banda Desenhada! Ainda há quem confunda?)
.Colecionador de BD - http://colecionadordebd.blogspot.pt
.Divulgando Banda Desenhada - http://divulgandobd.blogspot.pt
.Espírito Crítico - Blog da Kingpin Books - http://kingpinbooks.blogspot.pt
.Fanzines de BD - http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.pt 
.Geeks and Comics - http://geeksecomics.blogspot.pt
.Invictaindiearts - http://invictaindiearts.blogspot.com
.João Amaral - http://joaocamaral.blogspot.pt
.Kuentro2 - O Blogue do BDjornal - http://kuentro.blogspot.pt
.Leituras de BD - http://bongop-leituras-bd.blogspot.pt
.Lusitano - http://www.lusitanobd.blogspot.pt
.Margem Sul Webcomic - http://margemsulcomic.blogspot.pt
.O Menino Triste - http://omeninotriste.blogspot.pt
.O Mundo em Desenhos - http://omundoemdesenhos.blogspot.pt
.O Outro Lado dos Comics - http://outroladodoscomics.blogspot.pt
.Pedras Rolantes - http://pedra-rolante.blogspot.pt
.Planeta Satélite - http://planetasatelite.blogspot.pt
.Por Um Punhado de Imagens - http://porumpunhadodeimagens.blogspot.pt
.Quadradinhos Ink - http://quadradinhosbd.blogspot.com
.Reading Graphic Novels - http://readinggraphicnovls.blogspot.pt
.Reféns da BD - http://refensdabd.blogspot.pt
.Wicked Reasoning - http://missing-number.blogspot.pt


Estão aqui registados 28 blogues, mas, honestamente, dois deles não se encaixam na área da banda desenhada: "Alegrias e Alergias" (só lá vi alguns cartunee e uma banda desenhada da autoria da própria bloguista) e "BD por BD" (desenhos animados não são bandas desenhadas, por favor!).

Em contrapartida, sabemos, todos nós - os blogueres, ou bloguistas, da blogosfera bedéfila - que faltam aqui uns tantos blogues que incidem na área da BD. Dos que me ocorrem, e alguns deles até conceituados, cito:

. Ler BD (Pedro Moura) - http://www.lerbd.blogspot.pt
. Beco das Imagens (Sara Figueiredo Costa)- http://becodasimagens.wordpress.com 
. Diário Rasgado (Marco Mendes)- http://diariorasgado.blogspot.pt
 .The Crib Sheet (Domingos Isabelinho)- http://thecribsheet-isabelinho.blogspot.pt
.Álvaro Cartoon (Álvaro) - http://alvarocartoon.blogspot.com
. Notas Bedéfilas (Nuno Neves) - http://notasbedefilas.blogspot.pt
. Van Dog (A. Pilar) - http://www.vdcartoons.blogspot.pt
. Cineblog Um Blog de J.B.Martins, com a colaboração na bd "A Garagem de Kubrick" de Carla Rodrigues - http://cineblog.pt/tag/A+Garagem+de+Kubrick
. BDBD Blogue de Banda Desenhada (Luiz Beira e Carlos Rico) - http://bloguedebd.blogspot.pt

Motivos para estas ausências, e de várias outras, que não me ocorrem? Talvez desconhecimento, nuns casos, talvez desinteresse, noutros...

Para finalizar, não seria justo se não se saudasse a iniciativa do blogue Aventar. Vale a pena visitar e ver mais pormenores em:
http://concurso.aventar.eu/lista/?modo=2

Para ver as listas de blogues sujeitos à votação, e também votar, o endereço é:
http://aventar.eu/blogs-do-ano-2012/blogs-do-ano-2012-votacoes-1a-fase-14/

--------------------------------------------------------------------------
(*) É de justiça salientar o nome de Nuno Amado "Bongop" ("Leituras de BD"), bloguista que tomou a iniciativa de contactar os responsáveis do "Aventar" e propor-lhes a inclusão de blogues de banda desenhada, que não constavam das listas para as votações.
O meu agradecimento pessoal, visto que foi ele próprio quem se encarregou de inscrever os meus dois blogues ("Divulgando BD" e "Fanzines de BD") no concurso.  
----------------------------------------------------------------------------

Com data de 23 de Março de 2008, iniciei uma listagem de blogues, sítios e portais da BD em Portugal, onde constam umas dezenas de endereços, com comentários meus sobre os conteúdos.

Esse trabalho é do tipo "work in progress" e, consequentemente, com muitas lacunas. Mas, mesmo incompleto, quem tiver curiosidade em ver a quantidade enorme de espaços dedicados em exclusivo à banda desenhada, ou incluindo-a à mistura com outros temas, bastar-lhe-á clicar no item visível no rodapé, intitulado "Internet e Banda Desenhada - PORTUGAL -Blogs e Sites de BD"
 -----------------------------------------------------------------------------
Notas "a posteriori"

Resultados da votação na 1ª fase do concurso do blogue "Aventar" para a escolha dos blogues mais votados nos 5 primeiros lugares, que irão passar à fase seguinte.

(Nota aqui registada "a posteriori" (em 20 de Janeiro 2013), em relação à data (14 Janeiro) em que foi escrito o texto principal).  

Poll Report: Banda Desenhada
BlogVotosPosição
Leituras de BD2011
As Leituras do Pedro702
Margem Sul Webcomic613
Alegrias e Alergias604
Wicked Reasoning585
Reféns da BD376
Divulgando Banda Desenhada367
colecionador de bd298
Lusitano289
Geeks & Comics2710
O Menino Triste2211
BD no Sótão2112
BD por BD1713
Kuentro2 – o Blogue do BDjornal1614
Planeta Satélite1415
Reading Graphic Novels1316
Bandarra Bandurra1217
Espírito Crítico1218
Pedras Rolantes1219
por um punhado de imagens1120
João Amaral1021
Argumentos de BD – Miguel Peres922
A Filactera723
Fanzines de Banda Desenhada724
Quadradinhos INK725
O outro lado dos comics626
Invictaindiearts527
o mundo em desenhos528

E os vencedores são, portanto:

1º - Leituras de BD
2º - As Leituras do Pedro
3º - Margem Sul Webcomic
4º - Alegrias e Alergias
5º - Wicked Reasoning

O "Divulgando Banda Desenhada" estava, no penúltimo dia, em 4º lugar, mas no sprint final foi empurrado para fora do pódio dos cinco vencedores.

Sinceramente, sem falsas modéstias, numa análise global, não considero que o meu blogue tenha lugar nos cinco melhores da blogosfera bedéfila.

Mas reportando-me apenas aos que se candidataram a este concurso, considero que deveriam estar no pódio o "BD no Sótão" e "Kuentro" (ver os endereços na lista localizada no topo).

E entre os que não se candidataram, merece ser referenciado o "Ler BD"

Desejaria que, na próxima iniciativa do género, os/as bloguistas/blogueres tivessem rigor ao pensarem em candidatar-se numa determinada categoria. No caso da Banda Desenhada, já fiz o devido comentário a dois dos que estiveram sujeitos a votação:
"Alegrias e Alergias" (que, como comentei, tem um conteúdo muito longe da BD, apenas mostra alguns cartunes e uma bd) e "BD por BD" (este então é dedicado aos desenhos animados, o que demonstra ignorância do que separa esta especialidade que pertence ao Cinema de Animação e não à Banda Desenhada.

Mas, enquanto "BD por BD" não se intrometeu no pódio, "Alegrias e Alergias" classificou-se em 4º lugar. E custa-me a crer que tenha sido apenas gente que gosta e percebe de BD a votar neste blogue. Embora não me custe reconhecer que se trata de um blogue com bons textos, de uma bloguista que se percebe que gosta de desenhar e de banda desenhada (nos seus blogues favoritos há vários de BD).

E por que motivo os organziadores não fizeram uma triagem? Bom, julgo que terão considerado uma tarefa demasiado pesada, e limitaram-se a aceitar o critério dos responsáveis dos seus próprios blogues - o que fica provado, na minha opinião, não ser suficiente. 
A fim de evitar anomalias deste tipo, talvez fosse aconselhável, em última análise, o "Aventar" convidar bloggers das várias especialidades para constituirem mini-júris que fizessem uma triagem inicial.    

sexta-feira, janeiro 11, 2013

Concurso de BD em Odemira



A Biblioteca Municipal José Saramago, de Odemira, organiza, mais uma vez, o seu Concurso de Banda Desenhada.

Embora houvesse na minha agenda mais assuntos para expor aqui, vou já dar prioridade à divulgação do regulamento, porque sei que há sempre interessados em concorrer que consultam o Divulgando Banda Desenhada.

Por esse motivo, aqui fica o texto que me foi enviado por e-mail pela entidade organizadora.

Concurso de BD
Normas de Funcionamento / Regulamento

Preâmbulo


O Município de Odemira em parceria com a Associação Sopa dos Artistas promove um concurso externo de Banda Desenhada, com o objetivo de promover a BD.

Art.º 1º
Objetivos


Os objetivos deste concurso são a promoção da Banda Desenhada junto da população juvenil e adulta, assim como a promoção da criatividade e da imaginação dos concorrentes.

Art.º 2º
Destinatários


Podem candidatar-se todas as pessoas com idade superior ou igual a 16 anos.


Art.º 3º
Duração

A edição deste concurso desenvolver-se-á ao longo dos meses de janeiro e fevereiro (10 de janeiro a 20 de fevereiro).

Art.º 4º
Trabalhos a concurso

- Os concorrentes deverão apresentar um trabalho individual, criativo e original com
tema livre.
- Os trabalhos deverão ser obrigatoriamente apresentados em folhas A3.
- Cada concorrente poderá concorrer com mais do que um trabalho, desde que os envie separadamente e com pseudónimos diferentes.

- Nas folhas dos trabalhos não pode constar qualquer indicação sobre o concorrente, sob pena de ser excluído.

- Juntamente com os trabalhos deverá ser enviado um envelope que deverá conter, no exterior, o pseudónimo e, no interior, de forma bem clara e legível, os seguintes elementos identificativos do autor:


nome,
morada,
nº de telefone,
e se for o caso, a escola que frequenta.

- As folhas devem ser numeradas e assinadas com o pseudónimo no canto inferior direito.


- As folhas deverão ser agrafadas ou presas por qualquer outro sistema.

- Deverão ser entregues 3 cópias dos trabalhos a concurso em formato A3.

Art.º 5º

Prazo e modos de entrega dos trabalhos
- Os trabalhos deverão ser entregues diretamente no Balcão Único (BU) ou por correio até ao dia 20 de fevereiro em carta fechada e

para a seguinte morada:

Município de Odemira

Praça da República

7630-139 Odemira



- A entrega por correio deverá ser feita através de registo com aviso de recepção.

- A entrega em mão poderá fazer-se durante o horário de funcionamento do Balcão Único (BU) de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h.

- O envelope deverá ser entregue fechado e com a indicação, no exterior, da designação do concurso e do pseudónimo.

- Não serão aceites trabalhos cuja data dos correios, seja posterior à data limite.

- Todos os trabalhos recebidos serão registados, numerados e datados.


Artº 6º

Júri- Os trabalhos presentes a concurso serão analisados por um Júri constituído pelo Vereador do Pelouro da Cultura do Município de Odemira, por um membro da Associação Sopa dos Artistas e por um elemento convidado pelo Município.

- O júri fará uma pré-seleção dos trabalhos os quais serão imediatamente excluídos caso não cumpram os requisitos definidos nos artigos 4º e 5º.

- O júri terá como critério de apreciação a criatividade, a originalidade e a qualidade gráfica dos trabalhos.

Art.º 7º
Prémios

- O concurso de Banda Desenhada concederá os seguintes prémios:

1º Prémio: 300€

2º Prémio: 150€

3º Prémio: 75€


- Os concorrentes serão informados oficialmente do resultado do concurso e da data de entrega dos prémios por carta registada com aviso de recepção.

- A entrega dos prémios será feita em reunião pública a realizar na Biblioteca Municipal no dia 9 de março pelas 16 horas.

- Os trabalhos poderão eventualmente vir a ser publicados, dependendo da qualidade dos mesmos e das possibilidades da autarquia.


- Todos os participantes receberão um diploma de participação.

Art.º 8º

Direitos de autor / direitos de utilização

- Os autores premiados, incluindo as Menções Honrosas, prescindem dos direitos de autor relativos à publicação das Bandas Desenhadas a favor do Município de Odemira.

- Todos trabalhos a concurso ficarão em poder da Biblioteca Municipal, reservando esta para si o direito de reprodução e difusão das obras sem a autorização expressa do autor.

Art.º 9º
Casos Omissos

Todas as situações que não estão previstas neste regulamento serão resolvidas pelo Júri.

A participação neste concurso implica a plena aceitação de todos os artigos deste regulamento.


------------------------------------------------
Quem tiver interesse em ver regulamentos de concursos anteriores e respectivas entidades organizadoras, poderá ver esses elementos clicando no item Etiquetas: Concursos de Banda Desenhada que está visível aqui em baixo no rodapé

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Improvisos na Toalha de Mesa (XIII)




A base em que foi feita esta curta banda desenhada pelo Pepedelrey não é propriamente a toalha de mesa. 
Na realidade, naquela noite do "fim do mundo" - no encontro especial da Tertúlia BD de Lisboa, em 21-12-2012, que pode ser visto cinco "posts" atrás - o meu amigo Pepe, depois de jantar, pediu-me algumas folhas de papel, para improvisar uma bd, porque lhe estava a apetecer. E entre as 22h e até um pouco antes das 24, o "el pepe rápido" esgalhou a curta " O Mundo Não Acaba Num Cacto" (em cima da mesa do restaurante, lá está a semelhança com os anteriores improvisos) que se pode admirar aqui por cima.

Aliás, teve de acelerar um pouco, quando estávamos a chegar à meia-noite, porque o programa que eu tinha estabelecido era fazermos um brinde nesse momento "histórico", em que finalmente poderia acontecer cair-nos o céu em cima da cabeça.
O que ainda não foi desta... 
-------------------------------------------------------------------------------
Para o caso de alguém querer ver outras ilustrações improvisadas reproduzidas nos 12 "posts" anteriores, poderá fazê-lo clicando sobre o item Improvisos na toalha de mesa, visível no rodapé

quinta-feira, janeiro 03, 2013

Coleccionadores e Colecções de BD (VI) - Vasco Granja






    Foto: G.Lino

                                            

Continuo hoje a tarefa de reproduzir entrevistas que fiz na década de 1980 a coleccionadores de banda desenhada. Vasco Granja, que sempre dividiu a sua actividade por duas artes - BD e Cinema de Animação - foi o alvo que escolhi nessa altura com destino às páginas da revista Coleccionando (nº7,Jun./Jul.1984).

A minha convivência com Vasco Granja já vinha desde 1976, aquando da fundação do Clube Português de Banda Desenhada, de que fiz parte da direcção, e cujos membros eram praticamente todos clientes de Vasco Granja, na sua qualidade de importador de BD, que acumulava com a função de empregado da Livraria Bertrand e, mais tarde, com a de director da revista Tintin (nos derradeiros anos da publicação). 

Como a sede do CPBD era em Benfica, íamos uns tantos, após as reuniões aos Sábados, à Damaia, a casa dele, onde nos esperava com o "material" (termo carinhoso usado por nós) composto essencialmente por publicações estrangeiras (revistas e álbuns, e também fanzines franceses de estudo da BD), revistas espanholas e italianas, nada de comic books, e sim alguns livros americanos - monografias, por exemplo -, tudo espalhado sobre uma grande mesa na sala de jantar.

Em 1978, Vasco Granja convidou-me para fazer parte do grupo de portugueses (autores de BD, amantes de BD...) que iriam a Itália representar Portugal no pioneiro Salão Internacional de Banda Desenhada de Lucca.

Iniciava eu, assim, sempre com ele, uma série de participações em Lucca, em Angoulême, em Barcelona, nos respectivos eventos de BD. Daí o tratamento por "tu" que a certa altura passámos a usar, e que está patente na entrevista que reproduzo aqui por baixo, publicada na acima citada revista Coleccionando.

(Como é do conhecimento público, Vasco Granja faleceu a 4 de Maio de 2009).

---------------------------------------------------------------------------------

Quando comecei a coleccionar BD

... ainda nem sabia ler

- recorda Vasco Granja


Vasco Granja é um nome bem conhecido do público, quer o que se interessa pela Banda Desenhada, quer o que prefere o Cinema de Animação.

Efectivamente, ele tem desenvolvido notável actividade nestas duas áreas: o seu programa na TV é bem popular e, quanto ao seu esforço em prol da divulgação da BD, o Prémio Saint-Michel 72 que lhe foi atribuído na Bélgica pelo "Club des Amis de la BD-CBD" é a prova de que o seu nome há muito se projectou além fronteiras.


Vasco de Oliveira Granja nasceu em Lisboa, a 10 de Julho de 1925. A sua actividade na Banda Desenhada tem-se repartido por diversos campos: ele é, desde meados dos anos sessenta, importador e distribuidor de revistas de BD; foi director da revista Tintin - embora apenas nos dois últimos anos de existência daquela publicação -, mas foi o responsável pelos diversos suplementos e, em especial, pela secção "tintin por tintin" desde o segundo mês da existência da rubrica; como divulgador e estudioso iniciou-se com artigos sobre BD, Cinema e Animação no suplemento "Bastidores", do extinto jornal República, nos meados dos anos sessenta. 
Mais recentemente, ele tem colaborado na revista semanal TV Guia e no matutino Diário, sendo neste último que mais frequentemente se debruça sobre temas de banda desenhada.

Por agora, e atendendo às características da rubrica "Coleccionando BD", este contacto com Vasco Granja tem como objectivo conhecê-lo enquanto coleccionador da especialidade.
Ele possui exemplares de grande raridade, em especial edições estrangeiras. No que se refere a edições portuguesas, o seu acervo não será tão significativo, o que não quer dizer que não tenha sido, na fase inicial da sua vida, coleccionador de revistas de histórias aos quadradinhos.

Não é verdade, Vasco Granja?

- Sim, e isso desde os quatro ou cinco anos, quando ainda nem sabia ler. Nesse tempo, a família comprava-me, ou dava dinheiro para eu comprar, O Senhor Doutor, Tic-Tac, O Mosquito.
Comprei o primeiro número do Mosquito numa tabacaria que ainda existe na Rua da Rosa (aprendi a ler na Escola 12, situada nesta rua, na esquina que dá para a Rua da Atalaia).
Ansioso pela saída das revistas, visitava as instalações do Tic-Tac, Senhor Doutor, Mosquito, Pirilau...
Uma vez pedi emprego ao Cardoso Lopes...
No entanto, por volta dos doze anos, desisteressei-me da BD e ofereci aos elementos mais novos da família todas as revistas que tinha, o que hoje lamento.
Essa mudança deu-se a favor do Cinema e, por essa razão, passei a coleccionar revistas de cinema - Cinéfilo, Cine-Jornal, Animatógrafo...

- Tens algumas colecções de BD completas?
- As minhas colecções têm um carácter de consulta, não procuro completar a todo o custo as publicações que vou juntando, de banda desenhada, cinema, literatura, ecologia, naturalismo, arte, política,etc.
Apesar disso tenho algumas colecções completas: Cavaleiro Andante, Tintin, Visão, Jornal do Cuto, Phénix...

- Entre as colecções que possuis, qual a que consideras melhor, quanto ao conteúdo?
- A melhor colecção de revistas que possuo é a edição portuguesa da Tintin.

- Na tua opinião, qual é a colecção portuguesa de BD mais valiosa?
- Bem, aquela que tem maior cotação é, indiscutivelmente, a do Mosquito. É aquela que é mais procurada.

- Estás neste momento a coleccionar alguma revista portuguesa de BD?
- Não.

- Qual foi a última que coleccionaste, número a número, à medida da sua publicação?
- Tintin.

- Estás a coleccionar alguma revista estrangeira de BD?
- Diversas: (A Suivre), Metal Hurlant, Totem, Rambla, Circus, Comix, Ilustración, Schtroumpf-Les Cahiers de la BD, Nemo, Epic, Heavy Metal, Linus, 1984 (que já acabou)... São tantas!

- No que se refere a álbuns, revistas ou livros sobre BD, tens algumas peças valiosas?
- Julgo ter algumas peças de valor no que se refere a álbuns de banda desenhada oferecidos pelos autores.
É difícil distinguir, no entanto destaco obras de Hergé (o exemplar nº 429 de uma tiragem especial de quinhentos exemplares de "Les Aventures de Tintin au Pays des Soviets"), Jacobs, Jacques Martin, Hugo Pratt, Jijé, Palacios, Blasco, Craenhals, Ribera, Godard, Bob de Moor, etc.

- Para além dessas peças valiosas de BD, e das revistas estrangeiras, coleccionas mais alguma coisa?
- Colecciono selos (guardo todos os que tenho encontrado desde miúdo), correspondência variada, romances, poesia, ensaio (oferecidos por autores como Aquilino Ribeiro, Alves Redol, Manuel da Fonseca, Raul de Carvalho, António Ramos Rosa, José Gomes Ferreira, Vitorino Nemésio, etc.); filmes (tenho quase toda a obra de Norman McLaren), originais de banda desenhada (Eduardo Teixeira Coelho, Al Williamson, Philipe Druillet, Mort Walker, Alfred Andriola, etc.), grande variedade de livros de cinema (história, biografia, crítica, sociologia, técnica); discos (todas as sinfonias de Beethoven, óperas como "Carmen", a obra completa dos Beatles, Simon e Garfunkel, Bob Dylan, etc.; grande variedade de cartazes de filmes da Campanha de Dinamização Cultural, de festivais de diversa natureza.
Colecciono também postais de todos os lugares por onde tenho andado e também uma grande variedade de roteiros de viagem, guias turísticos, monografias sobre paisagens, monumentos, etc.
Colecciono fotografias de filmes, programas de cine-clubes quando enfrentavam a censura.
Colecciono jornais (República, por exemplo) e recortes acerca da evolução política em Portugal eno mundo desde a Segunda Guerra Mundial.
Colecciono entrevistas gravadas com cineastas e autores de BD. Muitas delas encontram-se inéditas.
Colecciono tudo o que se refere ao cinema soviético, com destaque para Vertov e Eisenstein.
Colecciono fotografias de família e de personalidades com quem tenho contacto e também de manifestações populares.

- Lembras-te de algum episódio pitoresco ligado às tuas actividades na BD ou no Cinema?
- Uma vez, em 1979, fui a Moscovo em busca de elementos acerca do cineasta Dziga Vertov, falecido em 1954. Recebido na União de Cineastas da URSS, expus o meu programa. Indiquei que gostaria de encontrar o crítico cinematográfico Fevralski, que em 1925 escrevera na Pravda a propósito de Vertov e da sua atitude inconformista, defendendo os seus pontos de vista. Ignorava se Fevralski ainda era vivo. Ninguém mostrou saber alguma coisa dele. No dia seguinte, Fevralski, tendo cerca de oitenta anos, aguardava-me no referido local. Sabia algumas palavras em português. No dia seguinte, em sua casa, mostrou-me a sua colecção de livros portugueses: Eça de Queirós, Alexandre Herculano, peças de teatro, volumes sobre a História de Portugal.

- Tens alguma recordação desagradável em relação à perda de exemplares ou colecções que tenhas possuído, ou relacionada com as tuas actividades na Banda Desenhada?
- Não se trata bem de uma recordação desagradável, mas a primeira vez que contactei E.T.Coelho em Florença, equipado de gravador e câmara fotográfica, o desenhador recusou ser entrevistado.
Todavia, permitiu-me uma longa conversa de cinco horas, decorridas em sua casa, num restaurante e nas ruas de Florença, repletas de História.
---------------------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver os cinco artigos anteriores poderão fazê-lo, clicando no item Coleccionadores e Colecções de BD visível no rodapé