domingo, julho 05, 2015

Sitava e BD



O Sitava - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos sempre teve activa presença nas acções desenvolvidas em prol dos direitos do pessoal das companhias aéreas.

Por mero acaso, conheci no Festival BD de Beja o delegado sindical do Sitava José Sá. E fiquei a saber que uns tantos elementos daquele sindicato têm editado o Boletim SOS handling, com periodicidade mensal, onde se incluem curtas bandas desenhadas cujos argumentos são elaborados em equipa pelos delegados sindicais, para depois serem passados a BD por Carlos Rocha.

Esta inusitada e surpreendente forma de actividade sindical com apoio em imagens sequenciais, tem vindo a ser feita desde há uns tempos, o que permitiu a existência de considerável número de pranchas, suficientes para estar em andamento o projecto da edição de um livro de BD, bem como, complementarmente, a realização de uma exposição prevista para ser montada no Aeroporto de Lisboa.

Ficam a ilustrar a presente postagem duas das bandas desenhadas que tiveram publicação no citado boletim.
-------------------------------------------------

CARLOS ROCHA 

Síntese biográfica

  
Carlos de Sousa Rocha, Moçâmedes (actual Namibe), Angola, 2 de Agosto de 1974.

Veio para Portugal com um ano de idade, tendo a família residido de início em Viana do Castelo, em seguida na Nazaré, até fixar-se em Olhão.

As suas primeiras bandas desenhadas tiveram publicação em meados dos anos 90 no Jornal Algarve Região, tendo igualmente colaborado em fanzines, designadamente Bedelho Fanzine, Boom!!!, Cincinato, Efeméride, Terminal e Tertúlia BDzine.

Participou na rubrica BD do semanário Mundo Universitário com uma bd de prancha única, a cores.

Foi o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa em Setembro de 2004.
 
Em 2006 colaborou com o Centre de Recherches de Toulouse (França), com ilustrações de temática etnográfica. 
Nesse mesmo ano foi-lhe publicada em álbum a bd "O Passeio de Inês", sob argumento de José Carmo, com a finalidade de divulgar a prevenção rodoviária, obra concebida pela Escola Segura da Esquadra Sede da PSP de Faro, e destinada a ser distribuída gratuitamente pelas escolas dos 1º e 2º ciclos do Algarve.

Em 2009 foi-lhe editada pela Bedeteca de Beja a obra "O Maior de Todos os Tesouros" (16 pranchas a p/b), na colecção Toupeira.
 
Em 2012 iniciou colaboração com a argumentista Aida Teixeira, fazendo a bd "O Rato Miguel". Em 2013, a mesma dupla realizou a obra de BD infantil "Vamos Aprender - A Moral da História.

Continuando a trabalhar em conjunto, Carlos Rocha e Aida Teixeira concretizaram, em Fevereiro de 2015, mais uma banda desenhada para a infância, "O Espirro do Dragão". Em Maio deste mesmo ano foi editado o fanzine Efeméride (nº6 - Parte 3 de 4), dedicado ao tema "Heróis de BD no Século XXI", em que Rocha executou uma bd de prancha única, a cores, com uma versão muito pessoal, em registo humorístico, do super-herói Thor.

Tem tido colaboração regular no Boletim SOS handling, desde o nº1 (10 Fev. 2014) editado pelo Sitava - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos.

Está actualmente (2015) a realizar "A Ilha dos Ogres", obra de grande fôlego que irá ter 44 pranchas.
Geraldes Lino       

4 comentários:

José Sá disse...

Muito obrigado Geraldes Lino por está entrada dedicada à nossa BD. É muito importante para nós contribuir para promover o debate e a consciência política dos nossos colegas, no sentido lato de política, com essa ambição mas sem a pretensão. Não sei se concorda comigo, mas não haverá meio artístico mais belo e eficaz do que o desenho e a BD para falar às consciências, pois não? Já agora convido todos os que tiverem interesse neste trabalho a visitar o nosso face SOS handling ou o blogue com o mesmo nome. Já vamos na 17a prancha.
Obrigado e aquele abraço.
José Sá

Geraldes Lino disse...

Viva José Sá

Também eu tenho de agradecer os elementos que me forneceu para a elaboração do post.
Claro que a BD é um meio bastante eficaz, porque atraente, para transmitir mensagens de alerta e de apelo à luta pelos direitos das pessoas.

Grande abraço.
GL

Carlos Rocha disse...

Obrigado por mencionar o nosso trabalho no seu blogue, amigo Geraldes Lino. Apenas na temática foge do meu registo habitual, mas é também assim que se aprende outras coisas. Forte abraço.
Carlos Rocha.

José Sá disse...

Amigo Carlos,
Tu não tens registo habitual, o teu talento pode registar-se no plano que tu ambicionares. O SOS handling é só mais uma plataforma onde o demonstras. Se há algum registo habitual teu que todos podemos facilmente reconhecer é a generosidade com que partilhas esse talento com teu próximo.
Aquele Abraço Amigo!
José