terça-feira, setembro 22, 2015

Salões BD e Afins - Salon Stripa em Belgrado



Não é viável fazer referência aqui no blogue a todos os eventos dedicados à BD que se realizam nos vários países, desde Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália aos Estados Unidos, passando por Canadá, Brasil, Argentina, Roménia, Sérvia, Polónia, Angola ou até pelo Japão (Tokyo International Comic Festival).

Apesar da inviabilidade de tal abrangência, não poderia este bloguista (ou blogger) deixar de abrir uma ou outra excepção, em casos relevantes.

É o que acontece com o evento Salon Stripa, que vai ter lugar entre 24 e 27 do corrente mês de Setembro na Sérvia, mais concretamente em Belgrado, e onde Portugal estará representado por Paulo Monteiro, Director do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. 


Aliás, Paulo Monteiro é também autor de BD, e nesse capítulo tem alcançado grande prestígio com a sua obra "O Amor Infinito Que Te Tenho", já traduzido em diversos idiomas, e que terá agora uma edição sérvia (*)

Como não poderia deixar de ser, o representante português (cuja foto está inserida no cartaz que ilustra o topo da presente postagem) foi convidado a fazer uma conferência sobre BD, que ele fará sob o título "A Look at Portuguese Contemporary Comics". 
Como se depreende, versará sobre a banda desenhada que se tem feito em Portugal nos tempos modernos.
................................................................

(*) "O Amor Infinito que te tenho" foi publicado em 5 línguas: Português (Portugal e Brasil), Castelhano, Francês, Polaco e Sérvio

Brasil - Balão Editorial
Espanha - Edicions de Ponent
França - 6 Pieds Sous Terre
Polónia - Timof Comics
Portugal - Polvo
Sérvia - Komiko

Será brevemente publicado na Roménia.

Está distribuído em 13 países - Angola, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, França, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Sérvia e Suiça. 

Teve 3 edições em Portugal e 2 em Espanha. 


------------------------------------------------ 

Para ver postagens anteriores relacionada com este tema, bastará clicar no item Salões BD e afins, visível no rodapé