domingo, abril 24, 2016

Palestra: A Mulher na BD Brasileira, por Natania Nogueira



Na continuação da sua actividade na área das palestras, o Clube Português de Banda Desenhada-CPBD, através de Pedro Bouça, convidou a estudiosa Natania Nogueira - mestre em História do Brasil e sócia fundadora da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) - com significativo número de capítulos de livros dedicados à banda desenhada, como, por exemplo, «A II Guerra Mundial e as "Super-Mulheres: O Surgimento das Super-Heroínas nos Estados Unidos da Década de 1940» ou «Representações do Feminino nas Histórias em Quadrinhos».

Natania Nogueira vai fazer breve visita a Portugal, e tendo livre o dia 25 de Abril, 2ª feira, aceitou o convite do Clube Português de Banda Desenhada-CPBD para, numa parceria entre o CPBD e a Bedeteca da Amadora - nas instalações deste equipamento cultural, incluído na Biblioteca Piteira Santos - fazer uma palestra nesse dia, dedicada ao tema "A Mulher na Banda Desenhada Brasileira".

Local:  
Bedeteca da Amadora (Biblioteca José Piteira Santos)
Av. Conde Castro Guimarães, 6
Amadora 

Horário:
16h00

Organização:

Clube Português de Banda Desenhada
e
Bedeteca/Biblioteca José Piteira Santos
Amadora


...........................................................
NATANIA NOGUEIRA

Síntese biobibliográfica


Natania Aparecida da Silva Nogueira é mestre em História do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira (UNVERSO), onde teve como orientadora a historiadora e escritora Mary Del Priore. O tema da dissertação foi “As representações femininas nas histórias em quadrinhos norte-americanas: June Tarpé Mills e sua Miss Fury (1941 – 1952).” (ver abaixo imagem de Miss Fury) 


É sócia fundadora da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), onde atualmente ocupa o cargo de Diretora Financeira, e membro da Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA), em Leopoldina, MG, e da Academia Lavrense de Letras (ALL), em Lavras, MG.  Contribuiu com artigos para a revista francesa Papiers Nickelés. 

CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

NOGUEIRA, Natania. A. S. Brenda Starr e os comics norte-americanos nas décadas de 1940 e 1950 In: BRAGA, Amaro, REBLIN, Iuri.  Arte sequencial em perspectiva multidisciplinar. Leopoldina: ASPAS, 2015, p. 133-149.

NOGUEIRA, Natania. A. S. II Guerra Mundial e as “Super-Mulheres”: O Surgimento das Super-Heroínas nos Estados Unidos da Década de 1940 In: BRAGA, Amaro, SILVA, Valéria Fernandes da (org). Representações do Feminino nas Histórias em Quadrinhos. Maceió: Edufal, 2015. p. 101-122.

NOGUEIRA, Natania. A. S. Mulheres, política, religião de bande dessinée In: BRAGA, Amaro, REBLIN, Iuri (org). Religiosidades nas Histórias em Quadrinhos. Leopoldina: ASPAS, 2015, p. 17-35.

NOGUEIRA, Natania. A. S. Os quadrinhos na sala de aula: compartilhamento de experiências In: NETO, Elydio dos Santos, SILVA, Marta Regina Paulo da (org). Quadrinhos e Educação: relatos de experiências e análise de publicações. Jaboatão dos Guararapes : Faculdade dos Guararapes, 2015, p. 11-24.

NOGUEIRA, Natania. A. S. Gibiteca: possibilidades de criação e uso no trabalho pedagógico com crianças, jovens e adultos. In: História em Quadrinhos e Práticas educativas. Os gibis estão na escola, e agora?. São Paulo: Ed. Criativo, 2015, p.111.


 Ilustração de Erica Awano
------------------------------------
Os interessados em verem posts anteriores dos temas Bedeteca da Amadora, Clube Português de Banda Desenhada-CPBD ou Palestras poderão fazê-lo, clicando em qualquer desses itens, visíveis em rodapé  

Sem comentários: