domingo, junho 12, 2016

Alverquinha, anti-herói



Alverquinha foi o sucessor do Major Alverca, e este foi, obviamente, como o nome indica, uma paródia ao popular herói de BD Major Alvega.

Fazendo um flashback: o Major Alverca era uma criação da dupla de amigos, ambos amantes de banda desenhada, Manuel João Ramos e Rui Zink, o primeiro a desenhar, o segundo a criar os argumentos, e publicava-se no Independente, um semanário editado em Lisboa.

Por qualquer motivo que não interessa esmiuçar, o Major Alverca deixou de se publicar e, em sua substituição apareceu Alverquinha: Crónicas da Juventude, da autoria completa (argumento e desenho) de Manuel João Ramos (quem se der ao trabalho de ampliar a prancha de bd verá, na última vinheta, ao fundo à direita, em caracteres quase invisíveis, com as iniciais MJR).

A cena do episódio intitulado O Último Maubere passava-se em Lisboa, a 23 de Julho de 2007, mas, pormenor importante, a data de edição do semanário era de 23 de Julho de... 1993!

O exemplar do jornal O Europeu que Alverquinha tem nas mãos apresenta um cabeçalho curioso: "Os parceiros comunitários já saudaram a flexibilidade e pragmatismo de Portugal". Naquela altura não tinha nada a ver com as políticas económicas impostas pela comunidade europeia, mas sim pela assinatura de novo acordo com os indonésios...

Quais os resultados da viagem que Alverquinha decidiu fazer a Timor-Leste com o seu amigo Angelito? Eis uma questão a que não poderei responder, porque este exemplar do suplemento Vida (com uma estupenda capa assinada por Fonte Santa) foi o único que resistiu a uma desesperada razia para criar espaço numa casa atulhada de BD...  

Imagens que ilustram o post:
1. Prancha da bd "O Último Maubere", da série "Alverquinha: Crónicas da Juventude
2. Capa do suplemento Vida 3 do semanário Independente, ilustrada por Fonte Santa    

--------------------------------------------------
 MANUEL JOÃO RAMOS

Mini-síntese biográfica

Manuel João Mendes da Silva Ramos, 
8 Maio 1960, Lisboa
 Professor associado do ISCTE
 Principal área científica de investigação: Antropologia
Escritor: 
2000 - Histórias etíopes - Diário de Viagem (texto e ilustrações)
1997 - Ensaios de mitologia Cristã: O Preste João e a Reversibilidade Simbólica
Autor esporádico de BD com publicação na década de 1990 no semanário Independente: Major Alverca, sob argumento de Rui Zink, e Alverquinha, aqui autor completo (argumento e desenho).    

--------------------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica BD portuguesa nos jornais poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé   

Sem comentários: