domingo, maio 15, 2016

Quando for grande - Uma curta de BD por Ricardo Reis




Em cenários desolados preenchidos por ruínas, surge uma figura humana, que se interroga acerca do que terá acontecido. Guerra? Desastre natural? Também nós, leitores/visionadores desta insólita banda desenhada ansiamos saber. Mas, tal como aquela personagem, ficamos embrenhados num tempo futuro, onde já nada existe do mundo que conhecemos, e não compreendemos o motivo, nem vemos qual a saída.

É este o problema angustiante em que nos sentimos envolvidos no início do conto gráfico "Quando For Grande", da autoria de Ricardo Reis

Aliás, o título remete para o tema genérico que percorre toda a revista Gerador (nº7, 1º trimestre de 2016). Leiam-se, por exemplo, as palavras de Alice Vieira na rubrica Café Central: "(...) Quando for grande vou viajar pelas pessoas.(...)".

E, obviamente, o tema está presente na BD de Ricardo Reis. Como sempre tem acontecido nas bandas desenhadas publicadas em todos os números da revista.

Nota importante: A banda desenhada só está reproduzida parcialmente, pelo que não será fácil compreender a trama ficcional.   
  
---------------------------------------------------

RICARDO REIS

Síntese biográfica

Ricardo Jorge Cortes dos Reis, Barreiro, 4 de Outubro de 1983. Possui o curso de Design de Comunicação obtido na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 

Entre 2003 e 2004 foi membro do Núcleo de Banda Desenhada Blatz da Universidade de Lisboa.
De 2005 a 2008 teve actividade como membro do Núcleo de Ilustração, Banda Desenhada e Argumento - IMAGINArte.

Tem participado em diversas exposições de ilustração e banda desenhada, a maioria organizada pelo IMAGINArte, como por exemplo:

Em 2006, na Galeria da Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Em 2007, na sala de convívio da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa; de novo na Galeria da Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; na Casa Fernando Pessoa; no XV Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, em exposição no Instituto Português da Juventude - IPJ de Viseu.

No que se refere a publicações, em 2007 foram reproduzidas bandas desenhadas suas nas seguintes publicações: revista Anim'Arte (nº 65-Out., Nov., Dez.), "Uma Ideia Genial"; no jornal Mundo Universitário (nº78 - 24 Set.), "O Convento do Barba Rosa"; no nº1 do fanzine Faixa 9, "Reconhecimento e Respeito"; na revista Underworld Entulho Informativo (nº22 - Inverno 06/07).

Em 2008, colaborou no fanzine Efeméride nº3, dedicado ao tema "Super-Homem no Século XXI", com o episódio "O Anticristo", sob argumento de André Oliveira.

Participou no XIV Concurso de BD e Cartoon promovido pela Câmara Municipal de Moura, com a bd "Fratello", e no XV Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu com a bd "Uma Ideia Genial", tendo obtido o 1º Prémio.

Em 2015 foi publicado o álbum "Casulo", no género AAVV, em que foi incluída a bd "Silêncio" em duas pranchas, sob argumento de André Oliveira. 
Neste mesmo ano e também em equipa com aquele argumentista, desenhou e coloriu o 1º tomo da obra "Gentleman", que teve lançamento no XI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
Actualmente trabalha como ilustrador freelancer.

Em 2016 colaborou na revista Gerador (nº7- Janeiro a Março) com a banda desenhada "Quando For Grande" de sua total autoria (argumento, desenho, colorização e legendagem).

Geraldes Lino

---------------------------------------------------
Para os visitantes que quiserem ver postagens anteriores relacionadas com os temas 
BD Portuguesa em revistas não especializadas ou Gerador Revista bastar-lhes-á clicar nos respectivos itens visíveis em rodapé  

Sem comentários: