sábado, setembro 10, 2016

Mesa Redonda - Tema: "O Outro Lado de Z"






Desde 1 de Setembro que está a decorrer o evento AMADORA EM FESTA (e vai até ao dia 31), onde se incluem Conversas na Rua, Festas no Parque, Festa do Livro, Festa do Mundo, VII Feira de Arte Contemporânea da Amadora, Festival de Bandas Filarmónicas, Teatro dos Aloés - Variações à Beira de Um Lago, Sunset Amadora em Festa, e outros temas. (*)

E como não poderia deixar de acontecer, naquela que é considerada a capital da BD em Portugal, um desses outros temas é a banda desenhada, que estará representada em dois momentos.

O primeiro - só desse se falará aqui, por agora - será uma mesa redonda a versar o tema "O Outro Lado de Z, e o Seu Caminho Até Ao Livro Impresso".

Participarão na sua análise, três individualidades ligadas à banda desenhada: uma ilustradora/autora de BD, Mosi; um argumentista, Nuno Duarte; e um editor, Mário Freitas.
Vamos acompanhar a história desta produção contada por cada interveniente - desenhadora, argumentista e editor. 
A colaboração entre os autores, a relação com o editor, a construção da história e as opções de design, legendagem, impressão, divulgação e promoção e outros detalhes até o livro chegar à mão do leitor/visionador.

Será moderador Pedro Mota, autor de BD, crítico e ensaísta, actual presidente do Clube Português de Banda Desenhada - CPBD, estando assim representada esta colectividade no evento AMADORA EM FESTA. 

A citada mesa redonda terá lugar no jardim da Biblioteca Municipal, numa tenda em frente da Bedeteca da Amadora, dia 11 de Setembro, Domingo, pelas 20h30.

----------------------------------------
PEDRO MOTA

Autobiobibliografia

PEDRO DA SILVA MAGALHÃES MOTA nasceu em Lisboa, em 28 de Dezembro de 1969, e reside na Amadora.
Casado, pai de três rapazes, exerce advocacia desde 1994.
Assinando PEDRO MOTA (quando escreve) ou MOTA (quando desenha), faz banda desenhada, ilustração e caricatura, incluindo Livros de Curso. Colaborou, entre 1995 e 2005, no jornal regional Notícias da Amadora, onde escreveu sobre banda desenhada e onde publicou, entre 2 de Fevereiro de 1995 e Abril de 2000, a BD “A Ave Rara”, de que foi o criador (2 meias-pranchas por número). Doou todos os originais de A Ave Rara desse período ao município da Amadora.
Em 1997, recebeu o 2º prémio do concurso de banda desenhada promovido pelo Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (trabalho publicado na antologia de premiados “A Vida Não é uma Droga”), e em Agosto de 1999 foi Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa (homenagem de Geraldes Lino a novos autores da banda desenhada nacional).
Desde 1995, colabora com o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA / Amadora BD): integrou júris para atribuição de prémios, conduziu a apresentação de (e entrevistas públicas a) autores de BD (sugerindo o respectivo enquadramento temático a partir de 1999), elaborou textos e coordenou o catálogo oficial, colaborou na elaboração de cadernos de apoio para as escolas que visitam o festival, comissariou exposições, destacando-se as exposições centrais em 1999, 2002, 2005 (incluindo a mostra “Dreamcomics”, com Rick Veitch e Alekzandar Zograf) e 2008 (com Claude Moliterni), e a exposição sobre os 75 anos de Spirou. Para o CNBDI, com Rick Veitch, concebeu e comissariou a exposição “Argumentos”, primeira retrospectiva mundial da obra de Alan Moore, patente entre Setembro e Dezembro de 2002, no CNBDI. Colaborou com a segunda e terceira retrospectivas (de Charleroi e Barcelona). Com João Miguel Lameiras, concebeu e comissariou a exposição “Sonhos, Palavras e Imagens”, retrospectiva de Neil Gaiman, patente entre Outubro e Dezembro de 2004. Comissariou as exposições alusivas ao 5.º e ao 10.º aniversário do CNBDI, patente de Setembro a Dezembro de 2005. Colaborou na exposição retrospectiva de Héctor German Oesterheld (2009).
Em 1999, fundou a APARTE – Academia Portuguesa de Arte Sequencial, associação de facto de autores de BD, com, entre outros, Pedro Potier, Nuno Duarte, Zeu, Ana Freitas e Fernando Lucas. Entre 2004 e 2005, coordenou uma equipa de trabalho que avaliou a possibilidade de criação de uma associação de autores de BD, cartoon, caricatura e cinema de animação.
Na edição de 2003 do BD Fórum de Lisboa, conduziu os debates/conferências sobre Neil Gaiman (com Neil Gaiman e João Miguel Lameiras) e sobre “Como Entrar no Mercado da BD”. Na edição de 2005 dos Encontros de BD de Santo Tirso, realizou uma conferência sobre Alan Moore (com Nuno Franco). Na edição de 2009 do Festival de Beja, fez uma apresentação sobre a criação de uma associação de autores de banda desenhada. Colabora com este festival desde a primeira edição, fazendo apresentações de autores e escrevendo textos para o catálogo.
Em co-autoria com Maria Teresa Guilherme Santos, publicou o caderno pedagógico “A Linguagem da BD”, em edição do CNBDI.
Publicou BD em: “A Vida não é uma Droga”, ‘Tertúlia BDzine’, “A Ave Rara para Coleccionadores” (de que foi faneditor), “Cadáver Esquisito”, “Selecções BD” (como argumentista de Pedro Potier e Miguel Imbiriba Jr.), “Boa Zona”, “Novas «Fitas» de Juca & Zeca”, numa tira na série “Banda Desenhada” da raspadinha da Santa Casa da Misericórdia, e "Efeméride". Foi argumentista não creditado de alguns episódios de “Oráculo” (Pedro Potier). Em 2015, pelas edições Insónia, publicou o mini-álbum "Ave Rara", que recolhe algumas das histórias originalmente publicadas no jornal Notícias da Amadora.
Integrou exposições coletivas e sessões de autógrafos na Amadora e em Beja.
Publicou textos sobre BD no Cyber Extractus, Comicon’s Splash, Bizarro, CentralComics, nas revistas “Barata”, “Selecções BD”, “Vértice”, “Splaft!” e “BD Jornal”, e nos livros “Intuições”, “Argumentos”, “Alan Moore – Portrait of an Extraordinary Gentleman” (com André Carrilho, também com edição italiana e espanhola), “Movimento Perpétuo –BD para Carlos Paredes”, e “Palavras para Quê? 2”. Atualmente, colabora no sítio da internet aCalopsia, onde escreve sobre BD.
Em setembro de 2015, foi eleito presidente da direção do Clube Português de Banda Desenhada.

------------------------------------------------------
(*) http://www.cm-amadora.pt/amadoraemfesta/
------------------------------------------------------
Os interessados em ler textos anteriores da rubrica Mesas-Redondas podem fazê-lo clicando nesse item visível em rodapé

Sem comentários: