sábado, abril 22, 2017

Bedeteca de Lisboa - 21º aniversário




A Bedeteca de Lisboa faz vinte e um anos! O tempo passa tão depressa. Estive na sua abertura, tinha sido com surpresa entusiasmada que tivera conhecimento, meses antes, que Lisboa ia ter uma biblioteca especializada em banda desenhada.

Nos anos que se seguiram houve grandes momentos. João Paulo Cotrim, seu primeiro director, criou o Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada, que existiu com êxito durante alguns anos. Também na vertente editorial a bedeteca teve notável actividade.

A essa época brilhante seguiu-se um período de simples funcionamento como biblioteca especializada em BD, possuidora de um importante acervo ao dispor gratuito do público.

No espaço ajardinado anexo foram organizadas várias edições da Feira Laica, em que a banda desenhada e os fanzines tiveram preponderância. Volta agora, com os festejos aniversariantes, a animação ao bonito espaço dos Olivais. Os organizadores (com o Marcos Farrajota ao leme, suponho) crismaram o evento como Singular. Faço votos para que ele seja o reanimar daquele valioso equipamento cultural lisboeta.

A organização promete um mercado de edições independentes com as participações de Thisco, Lisbon Studio (c/ presenças dos autores Ricardo Amaral e Joana Afonso), Dor de Cotovelo, jornal Jankenpon, Boira Records, Cafetra Records, Xavier Almeida, Chili Com Carne / MMMNNNRRRG, Oficina do Cego, Clube do Inferno, Gato Mariano, SerroteZé Burnay.

   
 No site Bedeteca Anónima há mais uma informação preciosa, que reproduzo com a devida vénia ao redactor Marcos Farrajota: 
"será lançado Ofende-me, um fanzine de BD do colectivo Dor de Cotovelo com jovens autores de BD portugueses, alguns deles saídos da escola Ar.Co., como Gonçalo Duarte, Dileydi Florez, Guilherme Figueiredo (que assinava Gréc), Ana Braga, Tiago Martins, Ema Gaspar, Cecília Silveira e Pedro Brito – ah!? Pedro Brito? Lêmos bem? Que bela surpresa! Foi o autor que estreou a colecção Lx Comics da Bedeteca em 1998!!!"

Aliciantes novidades!
.......................................................
Autor do cartaz, visível em duas versões diferentes: André Pereira

3 comentários:

Pepe disse...

Lino, esse é outro Pedro Brito

Geraldes Lino disse...

Pepe: repara que eu cito palavras do Marcos Farrajota, que sabe bem quem é o Pedro Brito!

Pepe disse...

Pelo que lo ay entendido, o Pedro Brito não é o mesmo que este Pedro Brito.