segunda-feira, outubro 08, 2007

Banda Desenhada em Espanha num rápido olhar (I) - Um suplemento de jornal: Pequeño País

Banda Desenhada autoconclusiva, numa só prancha (one shot), que apresenta Natalia, uma heroína infantil criada (argumento e desenho) por Sergio Salma.
Local de publicação: Pequeño País, suplemento dominicial do jornal diário El País. Data: 7 de Outubro de 2007

Conheço este suplemento espanhol, de banda desenhada infantil, há muitos anos. Pena que não publique ficha técnica, nem possua numeração, pelo que não sei dizer qual a sua longevidade, embora, obviamente, tenha a noção da sua já longa existência.

O Pequeño País inclui bandas desenhadas de autores estrangeiros e espanhóis, totalmente a cores. Faz assim um trabalho de captação de novos leitores de banda desenhada (ou historietas, ou tebeos, ou comics, termos que usam indiscriminadamente), uma tarefa meritória.
Eu sei, em tempos idos houve vários suplementos, tanto de carácter infantil como juvenil, entre os quais posso citar, de memória: Pim Pam Pum (infantil, jornal O Século), Nau Catrineta (infantil, jornal Diário de Notícias), Pirilim (juvenil, jornal Comércio do Porto), Quadradinhos (juvenil, jornal A Capital). Mas, de hoje em dia, apenas estou a visualizar um, intitulado Terra do Nunca, à vezes com uma sequência visual desenhada por Fernanda Fragateiro, que se publica inserido no Notícias Magazine, um magazine (passe a redundância, mas é propositada, porque parece que há medo de se dizer magazine e cai-se no incrível pleonasmo de se dizer "a revista Artes Magazine"), portanto, repito, um magazine dominical editado em conjunto pelos jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias. É pouco, mas vá lá...

Sem comentários: