quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Banda Desenhada infantil portuguesa (V) - Autor: Agonia Sampaio

Felizmente que vai havendo autores-artistas a criar banda desenhada para crianças. Porque, obviamente, é importante para a BD que seja fomentado o interesse em camadas de futuros leitores-visionadores, enquanto infantes e adolescentes, quando a curiosidade pela leitura e pela imagem começa a despertar, ou está a criar raízes.

Agonia Sampaio é um autor cujo pendor se direcciona para a realização de bandas desenhadas que contam histórias destinadas a esse público. 
Por exemplo, "O Sonho", de que aqui se reproduzem duas das suas oito pranchas (a primeira e a última), tem uma intenção pedagógica evidente, sem contudo abdicar de se inserir numa ficção atraente para os leitores mais novos.

(Chamada de atenção, eventualmente desnecessária: devido a recente alteração na minha forma de postar, passou a ser possível ampliar todas as imagens incluídas em cada "post")

O Sonho - As Aventuras de Tó aparecem publicadas na revista mensal Audácia (nº 449, Fev. 2008), já focada neste blogue sob o título "Audácia, revista com BD - 40 anos de vida, é obra!", num "post" datado de 2006, Dezembro, 1.
Que fique claro: a Audácia náo é uma revista de BD (ou seja, as suas páginas não são totalmente dedicadas ao tema), mas é uma revista com BD, nas suas 64 páginas incluem-se sempre duas ou três bandas desenhadas, geralmente de autores estrangeiros.
Agonia Sampaio é praticamente o único autor português que conseguiu colaborar com bedês nesta pouco conhecida revista. Salvo erro (tanto quanto posso dizer pelo contacto não contínuo que tenho com ela), além do A. Sampaio, só terá havido uma desconhecida autora, Ana Cristina, com uma pequena banda desenhada publicada no nº 315, Dez. 1995, como registei no meu acima citado "post" de 1 de Dezembro de 2006. Isto em mais de quarenta anos de existência.

Se calhar, tem havido falta de iniciativa de outros autores(as) em tentarem ser publicados. Se for esse o caso, aqui ficam contactos:
Revista Audácia
Calçada Eng. Miguel Pais, 9
1249-120 Lisboa
Telf. 213955286
----------------------------------------------
"Post" remissivo
Mais textos acerca deste tema estão postados nas seguintes datas:
(III) Julho, 19 - Autor: José Abrantes
2007 (daqui para cima)
(II) Agosto, 5 - Autor: Carlos Roque
(I) Maio, 22 - Autores: Pedro Morais (desenho), Luís Almeida Martins (argumento)
2006 (daqui para cima)

1 comentário:

Anónimo disse...

Enviaram-me por email este link. Posso dizer que deu para me rir um pouco. Primeiro porque já não me lembrava de ter vendido a alma por alguns míseros trocos enquanto coloria diversos rabiscos de Agonia Sampaio nas minhas juventudes... segundo por ver uma pessoa que é premiada por assinar trabalhos de outras pessoas sem dar o devido crédito aos miúdos explorados!... Pois bem, ... o desenho continua a dar-me a mesma dor de olhos que me deu na época em que eu o colori.

http://bd-agoniasampaio.blogspot.pt/2009/08/bd-03.html