
BD "Spaghetti à portuguesa" da autoria de Joana Sobrinho no jornal Mundo Universitário.
Sendo conhecido o facto de as mulheres estarem em flagrante minoria na área da autoria de BD (exceptuando na mangá, onde está a surgir uma razoável quantidade de criativas), não será despiciendo nomear as autoras que já colaboraram nesta rubrica BD:
1-Ana Maria Baptista (colorista)
2-Ângela Gouveia
3-A.Rechena
4-Cheila
5-Joana Figueiredo ("Júcifer")
6-Mariana Perry
7-Nazaré Álvares
8- Sílvia Matos e Lemos (argumentista)
5 comentários:
Boas noites, estou escrever aqui porque como vi que este blog tem muitos visitantes e apreciadores de BD, gostava se me pudesse ajudar a divulgar algo de mau que a BD Amadora fez este ano, eu fui um dos participantes do concurso de bd deste ano, e quando fui á exposição, só estavam alguns trabalhos expostos, eu fui perguntar se faltava alguns porque a bd que tinha feito não estava lá e disseram que como tinha havido muitas participações só exposeram no festival as bds que tiveram votação ou seja, dezenas de participantes que não receberam qualquer avaliação gastaram o seu tempo e dinheiro como eu a fazer algo que gostavamos e que demorava muito tempo. Peço ajuda a divulgar isto, é injusto. Obrigado pela atenção
Ora aí está uma boa divulgação, o seu comentário fica aqui à leitura dos visitantes do meu blogue.
Em todo o caso, como vejo que tem acesso à internet, aconselho-o a criar você mesmo um blogue a tratar desse assunto, ou seja, a criticar directamente aquilo que considera uma injustiça, e a mostrar a banda desenhada com que concorreu. Terá assim a visibilidade que deseja.
Todavia, como fiz parte do júri do concurso, posso dar-lhe uma achega para ter uma visão mais abrangente do caso: é que houve umas dezenas de concorrentes, e o total de pranchas a concurso terão sido cerca de duzentas, o que significaria, a serem todas expostas, que seria necessário um espaço três vezes maior, o que seria incomportável para a diistribuição do espaço em função do interesse que cada exposição pode suscitar no público em geral, e não necessariamente estar dependente do gosto de todos os concorrentes de verem as suas bandas desenhadas expostas.
Peço desculpa pela interrupção, mas, apesar do FIBDA dominar, antes de acabar o mês queria dizer duas palavras sobre "A Metróple Feérica", de José Carlos Fernandes e Luís Henriques .
Viva Porfírio Silva
Peço desculpa de só agora responder, mas tenho andado extremamente ocupado com o meu fanzine Efeméride nº 3, e com a listagem intitulada "Blogues, sítios e portais portugueses de BD", que o caro confrade bloguista já conhece, mais que não fosse pelo facto de lá estar incluído, na Parte II, o seu interessante blogue "Macchina Speculatrix" (ou mais ou menos isto, estou a escrever de cor).
Entretanto, não sei se já viu, incluí na Parte I o seu estupendo blogue "Aos Quadradinhos", esse sim, declaradamente bedístico.
Saudações bedéfilas e bloguísticas.
Ainda falando consigo, Porfírio Silva, e visto que tive a honra da sua visita ao meu blogue, gostaria de o convidar, na sua qualidade de bedéfilo, a participar na Tertúlia BD de Lisboa, que se realizará no dia 4 de Novembro (primeira 3ª fª do mês, como acontece há 23 anos), no Parque Mayer, no restaurante a Gina. A partir das 20h estaremos lá cerca de 40 bedéfilos de todas as idades, em confraternização, haverá como sempre um Convidado Especial para conversarmos com ele.
Não ponho aqui o meu email nem o meu nº de telemóvel, por razões que compreenderá. Mas se quiser aparecer, será bem recebido.
Enviar um comentário