sexta-feira, outubro 31, 2008

Concurso de Banda Desenhada para todas as idades! - Vírus 2009 - Leiria

Vai realizar-se a 2ª Mostra de Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação de Leiria (Viva, amigos bedéfilos e cinéfilos leirienses*).
Integrado no evento destaca-se, desde já, o 2º Concurso de Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação que, o ano passado, tanto êxito obteve ao nível de qualidade, pelo menos no que se refere às bandas desenhadas participantes e de imediato colocadas em exposição, daí o meu conhecimento concreto.
(*) Estou a referir-me aos entusiásticos organizadores que tive oportunidade de conhecer durante o "wokshop" de fanzines que realizei, e enquanto tomava conta da minha banca de fanzines, com destaque para Tânia Afonso e Nuno Granja.

Mas vamos ao regulamento, e aos itens mais importantes, que colocarei em primeiro lugar.
--------------------------------------------
2º Concurso de Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação
Tema - Sexta-feira 13
Nº de pranchas para as bandas desenhadas
Não tem mínimo (quer dizer que são aceites bedês de uma só prancha autoconclusiva, tipo one shot), e o máximo são 4 pranchas
Escalões de participação
Escalão I: dos 12 aos 16 anos
Escalão II: a partir dos 17 anos
Os participantes podem apresentar-se individualmente ou em equipa. Neste último caso, o escalão em que se integram terá a ver com o elemento que tiver mais idade.
Nota: este escalão dá possibilidade aos veteranos, que nunca participaram num concurso, a confrontar a sua capacidade com as de outros.
Não me venham depois dizer que os mais velhos (menos novos, faz favor!) não têm possibilidade de experienciar estes desafios...
Argumento para BD
Também os argumentistas/guionistas são desafiados a participar, iniciativa muito invulgar. Portanto, quem tiver capacidade ficcional, tem na Mostra Vírus de Leiria a oportunidade de mostrar essa capacidade.
O argumento poderá ter até 16 páginas, o que dá praticamente para um conto (short story). Presumo que, posteriormente, o argumentista terá de passar o argumento a guião (descrever locais da acção, definir as personagens, escrever os diálogos).
Claro que tem direito a prémio pecuniário o argumento vencedor
(Nota do bloguista: Ponto 1 - Ora aqui está um bom desafio para uns tantos argumentistas que conheço!; Ponto 2 - Parabéns aos organizadores que chamaram argumento e não guião, como ignorantemente na TV , e não só, se chama, porque, de facto, o guião é a planificação de um argumento).
Prazo limite para entrega das obras concorrentes:
31 Dezembro 2008
O regulamento, e respectiva ficha de inscrição, tudo disponível em:
........................................................................
Qualquer questão relativamente à VÍRUS 2009, ou ao concurso, pode ser direccionada para:
ou esclarecida directamente com as "locomotivas" do evento, que são exactamente aqueles "carolas" que nomeei no início desta postagem, e dão pelos nomes de:
Tânia Afonso 965224525
Nuno Granja 965464640
.....................................................................
Contacto físico, para enviarem as bedês que sejam executadas em papel:
VÍRUS - Mostra de Banda Desenhada, Ilustração e Cinema de Animação de Leiria
Apartado 3099
2401-409 Leiria
........................................................
PRÉMIOS
Prémio Livraria Arquivo (Escalão I)
€200 em material para o vencedor de cada tema (BD, Argumento, etc.)
Prémio Jornal de Leiria (Escalão II)
€300 para o vencedor de cada tema (BD, Argumento, etc.)
.........................................................................
Como suporte da iniciativa, vamos encontrar:
ECO - Associação Cultural
Jornal de Leiria
Livraria Arquivo

4 comentários:

Grupo Entropia disse...

Viva Lino!

Grande notícia essa de um concurso sem limite de idade, parabéns para o pessoal de Leiria, que mostra ter uma visão diferente de tantos outros concursos que existem por este país, que interditam a participação aos maiores de 30 anos! Em princípio irei participar, tanto que o prazo limite para a entrega dos trabalhos é bastante alargado ;)

Um Abraço!

Geraldes Lino disse...

Deves conhecer-me pessoalmente pq me tratas simplesmente por Lino, e não por Geraldes Lino.
Mas eu não sei quem tu és, pq conheço (pessoalmente) mais do que um Paulo a fazer BD: 1) Paulo Araújo, 2)Paulo Correia,3)Paulo Goulão, 4)Paulo Marques, 5) Paulo Monteiro; 6) Paulo Patrício 7) Paulo Pinto; 8) Paulo Rijo (não falando de outros que não sei se, secretamente, tb desenham, como´poderia ser o caso do Paulo Costa, um dos donos da Livraria BdMania, com quem estive hoje de manhã:-)
Qual é o nº da tua senha?

Unknown disse...

Bem, o número da minha senha é o 4), o Paulo Marques, também conhecido por Paulo "Estranho", devido a uma certa criatura de cabelo escarlate :P

Eu pensei, que ao escrever a minha mensagem, seleccionando a minha identidade de "bloguista", que a minha identificação iria ficar automaticamente visível, pelo menos é o que tem acontecido sempre, pelo que não imagino o que tenha acontecido desta vez, mas de agora em diante terei o cuidado de assinar as minhas mensagens ;)

Abraço!

Paulo Marques..

Geraldes Lino disse...

Ok Marques
Tudo esclarecido.