terça-feira, setembro 22, 2009

24 HOUR COMICS DAY - dia 3 de Outubro


Apesar de já vir de longe tal desafio, não deixa de impressionar a ideia que lhe está subjacente:CRIAR UMA BD DE 24 PÁGINAS EM 24 HORAS!Eu incluo esta iniciativa na categoria de Concursos de Banda Desenhada porque, em última análise, trata-se de pôr em competição centenas de ilustradores, em vários países, a realizarem o mesmo tipo de obra.
Nunca assisti a nenhuma sessão destas (ou pelo menos, ver o início, e o fim do período de 24 horas), organizadas por livrarias
.
E NUNCA VI, PORQUÊ, EU QUE TENHO FAMA, DESDE HÁ MUITO, DE ESTAR EM TODAS?Porquê?
PORQUE A ÚNICA LIVRARIA PORTUGUESA QUE PARTICIPA NESTA INICIATIVA, EM QUATRO ANOS CONSECUTIVOS, É A LIVRARIA SÉTIMA DIMENSÃO, NO FUNCHAL/MADEIRA
A história deste 24 Hour Comic (título original) inicia-se a 31 de Agosto de 1990, pela mão de Scott McCloud, bem conhecido autor da interessante obra didáctica Understand Comics, e criador deste original conceito (já houve entre nós várias iniciativas vagamente parecidas, na Amadora e em Beja).
Depois de Scott McCloud ter finalizado a sua maratona criativa, várias semelhantes foram levadas a efeito, até que, a 24 de Abril de 2004, Nat Gertler organiza o primeiro 24 HOUR COMICS DAY - 24HCD.
Custa-me acreditar que alguns dos livreiros portugueses especializados em banda desenhada - os que agora, de cor, me lembro: em Lisboa (BdMania, Kingpin Books, Mongorhead Comics), em Almada (Asa Negra Comics), em Coimbra (Dr. Kartoon), no Porto (Central Comics, Mundo Fantasma) cujos donos são os que conheço pessoalmente, respectivamente Paulo Costa e Pedro Silva (BdM), Mário Freitas (Kingpin), Tiago Sério (Mongorhead), Hugo Teixeira & Vidazinha (Asa Negra), João Lameiras & Ramalho Santos (Dr. Kartoon), Hugo de Jesus (Central C.), José Rui Fernandes (Mundo F.),nunca tenham pensado em participar na iniciativa! Ainda há outras livrarias de BD, mas eventualmente com menos possibilidades de organizarem este evento - que implicará o fecho por 24 horas, digo eu.... Essas livrarias (umas) ou lojas (outras), são as seguintes: Livraria Nono Império (Setúbal), Shop Suey Comics (Leiria), Ghoul Gear Comics (Faro), Secção 9 (Aveiro), Casa da BD (Lisboa), e mais alguma que não me ocorra..........................................................................................
VAMOS LÁ CONCRETIZAR:
NO DIA 3 DE OUTUBRO, 87 LOCAIS EM 18 PAÍSES IRÃO PARTICIPAR NO 24 HOUR COMICS DAY.
A fazer o quê?
Já o disse no início do "post":
CRIAR UMA BD DE 24 PÁGINAS EM 24 HORAS.
No dia 3 de Outubro (o primeiro sábado do mês), haverá uns tantos criativos/autores de BD madeirenses a lançarem-se ao trabalho
.
------------------------------------------------------------------
Todas as participações deste ano criadas durante o 24 Hour Comics Day serão alojadas na Ohio State University, na sua Cartoon Research Library, onde ficarão disponíveis para visionamento.
Além disso - é uma hipótese não descartável -, poderá ser editado um livro com as que forem consideradas as melhores participações internacionais.
---------------------------------------------------------------------
Para mais informações, o melhor é visitar o sítio oficial do evento, no endereço:
http://www.24hourcomicsday.com
e também, eventualmente, o da livraria madeirense pertencente ao livreiro, bedéfilo e autor de BD, Roberto Macedo Alves, no endereço:
http://blog.setimadimensao.com

3 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Sim é realmente que nenhuma das lojas especializadas do continente tenha pensado em participar nisto. Uma pena, aliás.
Eu participei no ano passado mas sozinha, em casa. Foi muito divertido. Extenuante, mas divertido e um autentico desafio. Gostava de fazer isto em grupo, mas arranjar quem se lance na aventura é uma aventura por si só.
A ver vamos se as coisas mudam este ano (também vou participar, só, possivelmente).

Geraldes Lino disse...

Ana C. Nunes
Posso acrescentar no meu texto acerca do tema, esse curioso pormenor de a Ana ter participado, sozinha, em casa?
E já agora, explique-me qual é o "modus faciendi", qual o esquema a utilizar.
E se me desse o seu contacto (email, tlm) eu poderia arranjar~lhe mais alguém interessado em trabalhar junto de si (naturalmente, de preferência, digo eu, uma autora), durante essas 24 horas.
Para já, onde reside? Lisboa?

Ana C. Nunes disse...

Geraldo Lino,
Sou de Barcelos porque se fosse de Lisboa possivelmente teria mais facilidade em arranjar mais gente interessada.
E sim, podes acrescentar ao teu texto. Eu costumo seguir o mesmo plano de todos os outros que fazem em grupo. Começo à mesma hora, certifico-me que ninguém me vai chatear nas próximas 24 horas, preparo comida, bebida e uns chocolates. Tenho o material todo à mão e vou ouvindo música, para não dormir em cima das folhas. XD
É tudo uma questão de disciplina e MUITA força de vontade. É que com outras pessoas tens sempre quem te incentive e mantenha acordada, agora sozinha ... a história é outra.
Para me contactares podes usar o blogger.