As possibilidades de criatividade da Banda Desenhada estão bem visíveis nesta prancha, que ultrapassa qualquer hipótese de cena em Teatro e até mesmo no Cinema, porque a simultaneidade da imagem do intérprete com a sequência de luta, só é mesmo possível na BD




Uma peça teatral como argumento para banda desenhada é pouco frequente entre nós, e até mesmo no estrangeiro (*). Mas é disso mesmo que trata O Crime de Arronches (**), uma adaptação à Figuração Narrativa realizada por Eugénio Silva da peça homónima de Henrique Lopes de Mendonça.Localizada no Alentejo, a vila de Arronches serve de cenário à peça que se passa na primeira metade do século XVI. O enredo não é complicado, mas suficientemente apelativo, tendo como base um quarteto de personagens - a atraente Margarida do Telheiro, Gaspar Palhoça, o marido, Gomes Tição, o mau da história, e Simão Ventura, o carpinteiro.
Margarida e Gaspar formam um casal feliz, mas Tição, fascinado pela jovem mulher ("essa criatura põe-me o sangue em alvoroço", diz ele), engendra um ardil para raptar Margarida e vemos, num flashforward, a sua tentativa de violar a jovem mulher.
Tição aparece morto, Simão Ventura, o carpinteiro, que tinha discutido com ele na taberna, é acusado como principal suspeito. Mas Gaspar Palhoça, sentindo que está em perigo um inocente, conta como tudo se passou quando se lhe deparou a cena de tentativa de violação de sua mulher pelo Tição, a luta que se trava entre ambos, e a morte acidental deste.
Segue-se a condenação de Gaspar, o desalento do jovem, e o desespero de Margarida... O drama adensa-se...
As últimas cinco pranchas da BD, representativas das derradeiras cenas da peça, são desenhadas por Eugénio Silva com evidente sentido teatral.
Nada de espantar, se soubermos que o ilustrador de BD é também actor amador... Aliás, pormenor curioso, o intérprete Gaspar Palhoça teve por modelo um colega de teatro do autor da banda desenhada.
(*) Para ver pormenores de uma bem interessante adaptação à BD de peças de Shakespeare, basta clicar no rodapé
(**) Há mais imagens desta adaptação teatral "O Crime de Arronches", mas numa diferente rubrica, a "Álbuns de Banda Desenhada imprevisíveis e difíceis de obter", no "post" anterior.
-------------------------------------------------
Postagens anteriores, que poderão ser visíveis por um simples clic no item Teatro na Banda Desenhada inscrito em rodapé nas "Etiquetas para esta mensagem"
(II) Março 27 - Shakespeare: Hamlet; Romeu e Julieta; A Tempestade - Desenhos de Gianni De Luca - Dramaturgia de Shakespeare
2006 - daqui para cima
(I) Out. 21 - O Mistério da Camioneta Fantasma - Desenhos de Pedro Massano - Dramaturgia de Helder Costa
2005 - daqui para cima
























